Windows 8: net Brasil - Revista .net Magazine 88
No dia primeiro de Junho (2011) a Microsoft apresentou a primeira cara do que deverá ser o seu próximo sistema operacional. Windows 8 é ainda um nome provisório, e poderá ser modificado até o lançamento final, que tem previsão de ocorrer durante
No dia primeiro de Junho (2011) a Microsoft apresentou a primeira cara do que deverá ser o seu próximo sistema operacional. Windows 8 é ainda um nome provisório, e poderá ser modificado até o lançamento final, que tem previsão de ocorrer durante o ano de 2012, em data ainda não determinada.
A primeira impressão é de grandes mudanças. Todo paradigma de Desktop ao qual o Windows vem sendo baseado nos últimos 15 anos foi alterado por uma nova proposta de interação. É inquestionável a semelhança com a interface do Windows Phone 7. Os ícones de Desktop se transformaram em retângulos coloridos e interativos, organizados em telas deslizantes sensíveis ao toque, dando acesso aos aplicativos, que se integram na web com as principais redes sociais.
Até o bom e velho botão iniciar foi realocado radicalmente, aparecendo agora no canto superior esquerdo. O seguinte vídeo mostra como a dinâmica de interatividade do Windows vai mudar radicalmente: http://www.youtube.com/watch?v=p92QfWOw88I&feature=share.
É possível notar que toda a interface está preparada para Monitores sensíveis ao toque, o que mostra que a Microsoft finalmente vai entrar de cabeça no mercado de Tablets. E não há melhor arma pra essa guerra do que o Windows, o Sistema Operacional mais utilizado no mundo inteiro.
Mas é claro que ainda é tudo muito recente, e difícil de prever o impacto que essas mudanças irão causar, principalmente para nós desenvolvedores. O primeiro rumor a respeito, diz que Windows 8 estará preparado para rodar aplicativos feitos em HTML 5 e Javascript, para aproveitar todo o poder de processamento local para aplicações Web.
Tudo isso parece muito bom, mas acaba causando uma série de especulações sobre o futuro, principalmente com relação às tecnologias de desenvolvimento da plataforma .NET Framework, em especial o WPF e Silverlight, sempre vítimas nessas fases de mudança da Microsoft.
Logo nos primeiros dias após o surgimento do primeiro vídeo do Windows 8, muita gente especulou sobre o fim de tecnologias como Silverlight e WPF, mas como dito, é pura especulação. O Silverlight já provou ser a principal ferramenta para construção de aplicativos para o Windows Phone, e agora que o Windows 8 aparece com a mesma cara do dispositivo, o mínimo que se espera da Microsoft é que o Silverlight tenha papel de igual importância do Windows.
A Microsoft aposta alto com o Windows 8, como não tem apostado há mais de 15 anos, quando revolucionou os Desktops com o Windows 95. É fato que nesses últimos anos tivemos algumas decepções com o Windows, e sempre que é anunciada uma nova versão, uma névoa de pessimismo paira sobra a comunidade. Dessa vez estou otimista, a Microsoft já revolucionou duas vezes o paradigma dos Desktops, meus aplausos por tentar mudar novamente!
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo