VSS x SVN - Revista Engenharia de Software Magazine 56
Este artigo apresentar um comparativo entre as ferramentas Microsoft Visual SourceSafe 6.0 e TortoiseSVN que auxiliam na gerência de configuração de projetos e processos, controlando versões e integridade de artefatos.
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia.
Autores: Alan Antunes, Daniel Carlos Dávila, Ivânia Ramos dos Santos e Robson da Motta
Apresentar um comparativo entre as ferramentas Microsoft Visual SourceSafe 6.0 e TortoiseSVN que auxiliam na gerencia de configuração de projetos e processos, controlando versões e integridade de artefatos, baseado em características das ferramentas e na opinião de usuários.
Em
que situação o tema útil
Auxilia equipes de projetos na escolha de ferramenta
compatível a suas necessidades para auxiliar de forma produtiva na gestão de
configuração.
VSS x SVN
Hoje as organizações trabalham com um número grande
de artefatos, necessitando de controle e gerenciamento de configuração. Para
isso, é imprescindível ferramentas que auxiliem na agilidade e produtividade
desse processo. A ferramenta Microsoft Visual SourceSafe 6.0 e TortoiseSVN
permitem uma rápida resposta e decisão em relação a documentos do projeto,
porém é comum a dúvida de equipes na escolha de uma dessas, ou na migração de
uma para outra, dependendo a decisão das necessidades das tarefas e das
características da equipe.
Atualmente as organizações trabalham com um grande número de artefatos organizacionais e de projeto, os quais exigem gerenciamento e controle de acesso de seus usuários. Dessa forma, tornou-se inevitável a necessidade de uma ferramenta que auxilie a organização nesse gerenciamento.
O propósito do processo gerência de configuração é estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos.
Os artefatos gerados pelo projeto ou pela organização precisam ser acessados por diferentes interessados, gerando versões constantemente.
As modificações também são imprescindíveis, o que exige a utilização de uma ferramenta que permita além do armazenamento, a geração de baselines (configuração formalmente aprovada para servir de referência ao desenvolvimento posterior do sistema), controle de acessos e alterações.
Para que todos os envolvidos, principalmente desenvolvedores, possam cumprir suas tarefas, é necessário que a ferramenta facilite a execução de tarefas e evite inconsistências de arquivos.
Neste cenário, este artigo busca apresentar um estudo comparativo entre as ferramentas Visual SourceSafe 6.0 (VSS) e TortoiseSVN que auxiliam na gerência de configuração de projetos e processos, controlando versões e integridade de artefatos. Para o comparativo, foram analisadas informações técnicas das ferramentas, necessidades da gerência de configurações apresentadas pela equipe de desenvolvimento de uma empresa de desenvolvimento de software localizada no sudoeste do Paraná. Através dos resultados deste trabalho, a organização deve analisar e escolher a ferramenta a ser utilizada, compatível com sua realidade, buscando o aumento da produtividade de sua equipe e a garantia da segurança de seus artefatos."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast