Utilizando templates no CodeIgniter
Aprenda como criar e utilizar templates com o framework CodeIgniter e simplifique a construção e o reuso de páginas em suas aplicações.
Motivação
Em qualquer framework e linguagem de desenvolvimento web, é muito comum a utilização de templates para padronizar a interface das aplicações. Para o usuário, um modelo de interface padrão auxilia no aprendizado, facilita a memorização da localização de itens do sistema e ações comuns, garantindo uma experiência de uso sólida e confortável. Para o desenvolvedor, o uso de templates simplifica a construção das páginas, mantendo uma parte delas fixa e variando apenas as seções relativas a cada função.
No CodeIgniter, framework que se baseia no padrão MVC, podemos criar e utilizar templates com facilidade por meio da biblioteca chamada The Most Simple Template Library for CodeIgniter. Distribuída de forma gratuita, ela permite a adição de páginas de layout padrão com apenas alguns passos simples, que serão vistos a seguir.
Passo 1: Instalar a biblioteca
A “instalação”, na verdade, consiste apenas de efetuar o download da biblioteca (um arquivo ZIP), descompactá-la e copiar o arquivo Template.php para a pasta libraries do projeto.
Em seguida, é preciso configurar a aplicação para que a nova biblioteca seja carregada automaticamente. Para isso, deve-se acessar o arquivo autoload.php, dentro da pasta config, e adicionar o elemento 'template' à chave 'libraries' do array $autoload, da seguinte forma:
$autoload['libraries'] = array('template');
Passo 2: Criar a página de template
O próximo passo é criar o arquivo que conterá a estrutura padrão das páginas, ou seja, o template em si. Esse arquivo deve estar contido na pasta views e, no local onde o conteúdo deve ser carregado, deve conter a seguinte linha de código:
<?php echo $contents; ?>
Assim, todas as views serão “encaixadas” no local em que essa instrução estiver posicionada no template. Na Listagem 1 vemos um exemplo de página que servirá como template.
01 <!DOCTYPE html>
02 <html lang="en">
03 <head>
04 <meta charset="UTF-8">
05 <title>Minha aplicação</title>
06 </head>
07 <body>
08 <div >
09 Cabeçalho
10 </div>
11 <div>
12 <?php echo $contents; ?>
13 </div>
14 <div >
15 Rodapé
16 </div>
17 </body>
18 </html>
Quando acessarmos os métodos dos controllers e estes retornarem uma determinada view, o usuário receberá como resultado toda a estrutura dessa página que vemos na listagem, porém com o conteúdo central modificado (linha 12).
Passo 3: Utilizar o template nos controllers
Por padrão usamos a seguinte instrução para carregar as views no CodeIgniter:
$this->load->view(‘pagina_inicial’);
Agora, com essa biblioteca de template, passaremos a fazer esse carregamento da seguinte forma:
$this->template->load('template_padrao', 'pagina_inicial');
Onde:
template_padrao: é o nome do arquivo que contém a estrutura do template
pagina_inicial: é o nome da view a ser carregada
Considerando que o conteúdo do arquivo views/pagina_inicial.php é o seguinte, teremos como resultado, ao acessar a página, a interface ilustrada na Figura 1.
<h1>Página inicial</h1>
<h2>Subtítulo da página</h2>
<p>Conteúdo da página</p>
Se acessarmos outra página da mesma forma, apenas a parte central será alterada.
Passo 4: Passagem de objetos adicionais para a página
Para enviar dados adicionais para as páginas, basta organizá-los na forma de um array associativo, cujas chaves serão acessadas como variáveis nas views. A Listagem 2 mostra um exemplo de como ficaria o método do controller.
01 public function sobre()
02 {
03 $dados = array(
04 'titulo' => 'Sobre a empresa',
05 'mensagem' => 'Aqui você encontra a história da empresa'
06 );
07 $this->template->load('template_padrao', 'sobre', $dados);
08 }
Linhas 3 a 6: montamos o array associativo com os dados que queremos passar para a view;
Linha 7: passamos o array como terceiro argumento para o método load.
Na view, basta acessar as variáveis $titulo e $mensagem, da seguinte forma:
<h1> <?php echo $titulo; ?> </h1>
<p> <?php echo $mensagem; ?> </p>
Agora, se acessarmos essa página, teremos o resultado que mostra a Figura 2, com os valores das variáveis escritos dinamicamente na tela.
Com essas configurações iniciais prontas, basta concluir o layout, adicionando as folhas de estilo, scripts, imagens, etc., e utilizar essa chamada sempre que precisar carregar uma view dentro dele. Se for necessário usar mais de um template, basta alterar o primeiro argumento (nome do arquivo base) nas chamadas.
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo