User Experience UX: Ajudando no desenvolvimento de Software
Veja nesse artigo algumas questões sobre o desenvolvimento de softwares baseado na experiência do usuário (UX).
Atualmente, existe a necessidade de que os softwares se apresentem de forma simples e intuitiva, para que uma pessoa que tenha habilidades e experiências comuns possa usufruir deles sem que se sinta frustrada.
Este artigo tem por finalidade apresentar algumas designações sobre o conceito de produtos baseados nos usuários apresentando informações sobre o que é um User Experience (UX). E ainda, apresentar algumas vantagens ao se desenvolver um produto baseado nas experiências dos usuários.
Metodologia
Ao deparar-se com algum tipo de tecnologia, dificilmente um usuário irá ler um manual de instruções, não é importante entender como algo funciona, desde que possa ser usado. Muitos usuários ao manusear um software têm ideias completamente equivocadas de seu funcionamento, criando rotinas sem se quer compreender o que esta sendo feito.
Segundo o artigo Why Software Fails (Por que o Software Falha), de autoria do IEEE, entre as 12 principais razões que fazem com que haja falhas nos projetos, três estão diretamente relacionadas a falta de trabalho com a experiência do usuário:
- Requisitos mal definidos;
- Péssima comunicação entre clientes, desenvolvedores e usuários;
- Política dos stakeholders.
As falhas dos softwares são muitas e na maioria das vezes poderiam ser previstas e evitadas, porém, a maioria das organizações não vê a prevenção como uma necessidade ou uma questão de urgência.
O processo de Experiência do Usuário (User Experience) deve ser levado em consideração ao se desenvolver um projeto, tendo como objetivo entender as necessidades do usuário e transformar a experiência dele, ao utilizar um produto, em um momento envolvedor e impactante.
“O trabalho de UX (User Experience) é a arte de projetar um produto de modo que seja fácil de usar, para que assim ele se encaixe na expectativa do usuário e atenda os objetivos de negócio”, WEINSCHENK .
O maior princípio de um UX é o desenvolvimento de produtos com foco no usuário, seja o usuário iniciante ou de nível avançado, todos são envolvidos e estudados ao se criar um projeto. O produto deve agradar os olhos, mas não distrair o usuário do conteúdo e sempre cumprir as funções as quais se propõe.
Um UX, da área de software, esta envolvido com diversas disciplinas na área de tecnologia e analise, além do envolvimento direto com o próprio usuário. SAFFER representou por meio de um diagrama todas as disciplinas que envolvem um User Experience.
Observa-se que várias disciplinas envolvem um UX, algumas com maior ênfase que outras. Podem-se destacar as disciplinas:
- Arquitetura: processo de planejamento, projeto e construção de um produto;
- Arquitetura de Informação: projeto voltado para planejamento de sistemas;
- Design Industrial: tem como função melhorar a estética, ergonomia, funcionalidade e usabilidade de um produto;
- Design de Interação: produtos e serviços desenvolvidos para interagir com as pessoas;
- Design Visual: processo criativo da construção de um produto, envolvendo o usuário e o designer;
- Interação Ser Humano Computador: envolve o estudo e projeto de produtos focados na interação dos seres humanos com os programas de computadores.
O UX esta em meio às pessoas que realmente usam o produto e as pessoas que decidem como ele irá funcionar. Tendo como função a analise das pessoas que usam o produto, verificando o que precisam, qual suas necessidades, como elas usam, qual a finalidade desse produto, e a partir disso fornece as informações a quem decide como o produto ira funcionar, orientando-o da melhor maneira possível para que na finalização o produto atenda todas as expectativas do usuário.
Segundo NORMAN, 2002, “As pessoas aprendem melhor e se sentem mais confortáveis quando o conhecimento necessário para uma tarefa esta disponível externamente - explicito no mundo ou é facilmente obtido através de restrições. Mas, o conhecimento em todo o mundo é útil apenas se for natural, facilmente interpretado em relação ao conhecimento e informações a que se destinam para transformar possíveis ações em resultados.” (tradução livre).
Resultados
Basear o desenvolvimento de um software no usuário ajuda a definir e tornar mais claro o que o usuário quer e a definir como as pessoas irão interagir com o software. O User Experience faz a mediação entre o usuário e o desenvolvedor do projeto, identifica as necessidades, estabelece os requisitos, desenvolve protótipos que possam ser avaliados e acompanha todo o processo de desenvolvimento do projeto.
Este processo de envolvimento do usuário, apesar de extenso, e muitas vezes cansativo.
O UX deve descobrir as necessidades conscientes e inconscientes do usuário, as suas características, formas de aprendizado, seus objetivos, o que querem solucionar com o produto, como realizam determinadas tarefas e como aumentar sua produtividade.
O software deve oferecer a disposição das informações de forma clara, que leve o usuário a obtenção de suas respostas, e consequentemente proporcionar uma experiência que gere benefícios para os negócios da empresa.
Um software ou produto desenvolvido com estudo de um UX, envolvendo o usuário no processo, fornece vários benefícios às empresas. Ajuda a empresa a alavancar ideias, descobrir oportunidades de mercado além de diminuir os custos e evitar o retrabalho, evitando características e funcionalidades desnecessárias, melhorando a usabilidade do produto e assim, aumentando sua aceitação. Um produto que o usuário pode facilmente se localizar diminui a quantidade de horas necessárias de suporte e treinamento.
Em geral, um UX tem como principal objetivo facilitar a vida do usuário e aumentar sua produtividade sendo agradável ao mesmo tempo.
Conclusão
O maior desafio de um UX é saber ouvir ambos os lados em um projeto e ponderar todos os prós e contras que lhes forem apresentados. O ponto chave de um projeto criado centrado no usuário é ter um produto que atenda as necessidades dele, sendo utilizável e facilmente compreendido.
O próprio usuário deve descobrir o que fazer, deve saber utilizar o software sem a necessidade de instruções ou etiquetas. As instruções só devem ser necessárias se forem de forma simples, se tudo esta em seu devido lugar e o usuário consegue se localizar e identificar as funções e os resultados de suas ações são visíveis não serão necessárias prolongadas explicações. Mas, se mesmo com algumas explicações o usuário se questionar ‘Como me lembrarei disso’ ou ‘Como farei isso’, então o processo do projeto baseado em UX falhou.
Referências
- CHARETTE, R.N.; Why Software Fails. IEEE. Disponível em http://spectrum.ieee.org/computing/software/why-software-fails. 2005.
- WEINSCHENK, S.; The ROI of User Experience. Human Factors International (HFI). Disponível em http://www.humanfactors.com/video/roi_ux.asp.
- SAFFER, D.; The disciplines of user experience. Disponível em http://oxox.co.uk/css3/.
- NORMAN, D.A.; The Design Of Everyday Things. Perseus Books Group, Illinois, 2002, p. 189.
- KRUG, S.; Não me Faça Pensar. Alta Books, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 2008.
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