SQL Server 2008 Reporting Services - Artigo WebMobile Magazine 33
Veja neste artigo como criar relatórios, gráficos e indicadores de forma bastante produtiva através da ferramenta Report Builder 2.0, utilizando recursos de formatação de texto, configuração de parâmetros e outros recursos gráficos.
Veja neste artigo como criar relatórios, gráficos e indicadores de forma bastante produtiva através da ferramenta Report Builder 2.0, utilizando recursos de formatação de texto, configuração de parâmetros e outros recursos gráficos.
Para que serve
O Report Builder 2.0 é um componente do Microsoft SQL Server 2008, que utiliza a plataforma do Reporting Services, e possibilita a criação, manutenção e publicação de relatórios de forma rápida, e de fácil customização por parte dos usuários finais. Com o Report Builder, também é possível criar dashboards e relatórios robustos compartilhados, utilizando filtros de pesquisa, além de diversos recursos gráficos, que facilitam a navegação e a análise das informações.
Em que situação o tema é útil
A facilidade de operação do Report Builder possibilita aos usuários com pouca familiaridade em comandos SQL, criarem relatórios específicos de forma bastante rápida, através de consultas a dados previamente definidas. Com o Report Builder é possível adicionar aos relatórios, tabelas, matrizes, Gauges, campos calculados e textos formatados, podendo imprimí-los, publicá-los e exportá-los para diversos formatos.
Resumo do DevMan
Neste artigo, demonstraremos como criar relatórios, gráficos e indicadores, que apresentarão como exemplo, informações gerenciais referentes ao atendimento de incidentes de um departamento de Service Desk. Apresentaremos como criar Data Sources e DataSets, como utilizar parâmetros para filtrar os dados de uma pesquisa, como criar campos calculados e como utilizar Gauges na criação de indicadores.
Compartilhar informações em tempo real para todos os níveis da organização, através de relatórios, gráficos e indicadores institucionais, permitindo aos usuários finais filtrarem as informações da forma mais adequada as suas necessidades de consulta. Criar relatórios especializados, do tipo Ad-Hoc, sem necessitar o envolvimento de desenvolvedores para customizações e formatações. Exportar as informações para diversos formatos de arquivos, como: XML, CSV, TIFF (Imagem), PDF, MHTML, Excel e Word, são alguns dos principais benefícios que obtemos utilizando os recursos do SQL Server 2008 Reporting Services.
A plataforma SQL Server 2008 Reporting Services fornece as ferramentas de desenvolvimento e os recursos necessários para a criação, gerenciamento e compartilhamento das informações pertinentes aos negócios da empresa. A disponibilidade dessas informações em tempo real possibilita a tomada de decisões de forma ágil e assertiva, elevando o nível de competitividade da organização no mercado.
Além das melhorias nos processos de tomadas de decisão, o compartilhamento de informações, através dos recursos do Reporting Services, também possibilita melhorias na comunicação interna e externa da organização, principalmente se utilizado de forma integrada aos recursos do SharePoint, centralizando e compartilhando neste, todo o gerenciamento das configurações de segurança, de processamento, de armazenamento e de publicação dos relatórios.
Neste artigo demonstraremos como criar relatórios, gráficos e indicadores, incluindo a configuração das fontes de dados, os Data Sources, e a criação das consultas previamente definidas, os DataSets. Para isso, será necessária a instalação do SQL Server 2008, sendo suficiente para realização dessa demonstração, a instalação da versão SQL Server 2008 Express (versão gratuíta do SQL Server 2008), juntamente com a instalação do Report Builder 2.0. Veja na seção Links, ao final deste artigo, onde realizar o download e como realizar a instalação.
Report Builder 2.0
O Report Builder 2.0 é um componente do Microsoft SQL Server 2008, que utiliza a plataforma do Reporting Services, ou seja, é uma ferramenta para criação, gerenciamento e publicação de relatórios, gráficos e indicadores.
Com o assistente de criação do Report Builder 2.0, é possível criar relatórios, utilizando tabelas, matrizes e gráficos de forma bastante rápida e acessível aos profissionais de negócios da empresa, ou seja, não há a necessidade dos usuários terem conhecimentos aprofundados sobre estrutura de banco de dados e sintaxe de consulta.
A interface gráfica do aplicativo é bastante intuitiva, pois segue o mesmo padrão de barra de ferramentas da linha Office 2007, através da utilização de Ribbon.
Dentre os recursos de interatividade do Report Builder 2.0, é destacada a utilização de parâmetros como filtros de pesquisa, as interações com outros relatórios através de ações do tipo Go To, e a classificação interativa, que possibilita ao usuário classificar os dados de uma coluna de forma crescente ou decrescente.
A biblioteca de funções disponibilizada no construtor, permite a criação de expressões para cálculo de campos, formatações e restrições de visualização de informações e elementos do relatório.
Trabalhar com sub-relatórios no Report Builder 2.0 possibilitará o usuário criar relatórios centrais e Dashboards. Criando individualmente os relatórios, os gráficos e os indicadores pertinentes ao negócio, é possível criar um relatório principal agrupando os relatórios, gráficos e indicadores criados individualmente, e ainda utilizar os mesmos parâmetros usados como filtros de pesquisa nos sub-relatórios.
Identificando as Informações Pertinentes ao Usuário
Os exemplos práticos serão baseados nas necessidades de informações identificadas por um Supervisor de Service Desk, personagem criado para ilustrar o artigo, onde na base de dados (Figura 1) estão armazenados os incidentes registrados e encerrados nos meses de Maio, Junho e Julho de 2010, que estamos considerando como sendo os últimos três meses antecedentes a data atual.
Figura 1. Modelo relacional
Então vamos lá, entrando em contato com o Supervisor do Service Desk, recebemos a solicitação de criação de alguns relatórios, gráficos e indicadores, onde Supervisor poderá ter o controle sobre as atividades exercidas pela equipe de atendentes do Service Desk, bem como, sobre a qualidade dos sistemas atendidos, sobre os tipos de incidentes mais freqüentes, além de indicadores que o ajudem a identificar quando haverá a necessidade de solicitar o auxílio de profissionais adicionais para atender a demanda existente no momento.
Priorizadas as informações solicitadas de acordo com a importância das mesmas para o negócio, ou seja, as informações primordiais para que ele possa exercer o controle e a supervisão do seu departamento, segue a lista de requisitos, contendo as informações que serão consultadas e apresentadas através de relatórios, gráficos e indicadores:
Exemplo 1: Relatório de Incidentes Ativos: Criaremos um relatório listando todos os incidentes ativos, agrupados primeiramente por prioridade, e em seguida agrupadas por tipo de incidente. Dessa forma, o Supervisor poderá priorizar o atendimento dos incidentes, além de poder visualizar a quantidade total de incidentes ativos, a quantidade de incidentes por prioridade e por tipo;" [...] continue lendo...
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