Sistema de acompanhamento de requisitos
Este artigo apresenta uma ferramenta para apoiar a manutenção de software na rastreabilidade das implementações dos requisitos.
De que se trata o artigo: Este artigo apresenta uma ferramenta para apoiar a manutenção de software na rastreabilidade das implementações dos requisitos. Esta ferramenta servirá de apoio para o gerente de projetos, possibilitando-o rastrear de que forma determinado requisito foi implementado, facilitando a tomada de decisão em relação à manutenção de software.
Em que situação o tema é útil: O tema é de grande importância para os gerentes de projetos que buscam verificar como e onde os requisitos dos clientes estão sendo implementados.
Resumo DevMan: A implementação básica da rastreabilidade é exigida pelos modelos de maturidade de software como MPS.BR e CMMI. Apesar dos custos, as empresas que participam destes processos cumprem as exigências, às vezes, fazendo a rastreabilidade por um processo não automatizado, fato que, com o tempo, pode comprometer a qualidade da informação. Neste contexto, neste artigo ficará evidente os benefícios de se ter o rastreamento implantado, pois através do mesmo é possível obter informações que interessam a várias áreas de processos de desenvolvimento, como teste, codificação e análise.
Atualmente grande parte das empresas de desenvolvimento de software tem mudado o paradigma de produção, visto que não basta apenas o software ser desenvolvido, é necessário que se façam cumprir prazos e o produto entregue, bem como sua documentação, devem possuir maior qualidade. A preocupação em ajustar os processos de produção de software vem sendo um assunto amplamente discutido por diversos autores uma vez que a organização que conseguir equilibrar os fatores (custo/prazo) e acelerar o desenvolvimento terá um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
Com o objetivo de suprir as deficiências relacionadas à qualidade, produtividade e agilidade do desenvolvimento de software, as organizações vêm a cada dia aderindo a modelos de maturidade.
O modelo de maturidade CMMI (Capability Maturity Model Integration) surgiu da junção de várias guias CMM (ler Nota 1). Este modelo é composto de cinco níveis de maturidade, utilizados para classificar as organizações, onde cada nível de maturidade possui características bem distintas como:
- Inicial: neste nível a empresa possui processos ad hoc e caóticos. Neste ponto ainda não possui áreas de processo implementadas;
- Gerenciado: nível onde a empresa já possui processos gerenciados e caracterizados por projetos, mas muitas vezes ainda trabalha de forma reativa;
- Definido: neste nível a empresa possui processos definidos e caracterizados para a organização. Normalmente a empresa trabalha de forma ativa;
- Quantitativamente Gerenciado: nível onde a empresa já efetua medições e controla os seus processos;
- Em Otimização: neste último nível a empresa tem o foco em descobrir a causa de seus problemas e melhorar continuamente os seus processos.
Nota 1. CMMI
O CMMI é um modelo de maturidade e de capacidade dos processos que reúne as melhores práticas direcionadas ao desenvolvimento, gestão e manutenção de produtos e serviços de software que abrangem todo o ciclo de vida, desde sua concepção até a entrega e manutenção. Descreve um caminho evolucionário nas organizações que permite o aprimoramento da maturidade e da capacitação de suas equipes nas atividades relacionadas a software.
As empresas evoluem de processos normalmente caóticos, dependentes de “profissionais-heróis”, para processos maduros e organizados. Faz-se assim possível a gestão do software por meio de métricas e modelos estatísticos mesmo diante de crises econômicas ou situações de stress.
Tratando-se de um modelo de referência, o CMMI contém componentes necessários à maturidade dos processos relacionados à gestão e ao desenvolvimento de projetos de software. Alguns dos principais elementos são:
- Prática específica: elemento importante que descreve a atividade esperada para atingir a meta específica associada de uma área de processo. Exemplo: “obter o entendimento dos requisitos”;
- Prática genérica: componente importante que descreve a atividade esperada para atingir a meta genérica associada e contribui com a institucionalização dos processos associados à área de processo. Exemplo: “executar práticas específicas”;
- Meta específica: elemento do modelo que descreve a característica necessária para satisfazer a área de processo. Como exemplo tem-se a meta específica de “gerenciar requisitos”;
- Meta genérica: componente da arquitetura que descreve a característica necessária para institucionalizar os processos que implementam uma área de processo. Exemplo: “alcançar metas específicas”;
- Área de processo (Process Area – PA): conjunto de práticas relacionadas de uma área que, quando implementadas de forma integrada, satisfazem as metas consideradas importantes para a realização de melhorias naquela área. A versão 1.3 desse modelo é constituída por 22 áreas de processo, que são agrupadas de acordo com o nível de maturidade e/ou de capacidade;
- Nível de capacidade: atendimento a práticas genéricas e específicas apropriadas para uma área de processo;
- Nível de maturidade: estrutura conceitual constituída por processos bem definidos através da qual uma organização desenvolve-se e amadurece de modo sistêmico.
O CMMI apresenta duas representações: uma estagiada (também denominada “por estágios”) e uma contínua. A representação por estágios apresenta os mesmos cinco níveis de maturidade (maturity) do SW-CMM, sendo que cada um deles é caracterizado por um conjunto de áreas de processo cuja aderência é necessária para se atingir maturidade. Os estágios deste tipo de representação são: 1 – inicial ("
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