Sistema Datacar - Criação de um sistema completo com Delphi/Kylix

Nesse artigo iremos aprender como fazer relatórios no nosso sistema Datacar.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 33. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Sistema Datacar

Criação de um sistema completo com Delphi/Kylix

Parte V – Construindo Relatórios

Após aprender a modelar bancos de dados cliente/servidor seguindo conceitos como normalização e integridade de dados, construir o módulo de acesso usando dbExpress, projetar a interface gráfica usando recursos de herança visual e, por último, tendo aprendido a fazer consultas simples e avançadas tirando o máximo de proveito do servidor SQL, chegou a hora de aprender como fazer relatórios no nosso sistema Datacar.

Reino do papel

Por mais que se avance tecnologicamente e que os meios magnéticos evoluam, o papel parece nunca perder o seu posto de principal gerador de informação. Você pode até não concordar conosco (não vamos estender o assunto aqui, pois o objetivo deste artigo nem é este), mas enquanto o sistema não apresentar dados impressos que representem as informações de forma convincente, nosso cliente não estará satisfeito.

E baseados nos vários anos de experiência no desenvolvimento de aplicações, podemos dizer, com toda tranqüilidade e certeza: seu cliente sempre desejará ter mais e mais relatórios à sua disposição para ajudá-lo a tomar decisões e escolher o melhor caminho a tomar.

E no Kylix?

Aqueles acostumados a programar em Delphi notarão a inexistência da paleta QuickReport no Kylix. Na verdade o Kylix não traz nenhum gerador de relatórios nativo, mesmo na versão 3. Se não existe uma solução nativa devemos procurar por outra alternativa, de terceiros. A primeira idéia que surge é usar um gerador mais popular, como o ReportBuilder ou o Crystal Reports. Mas se o leitor pesquisar nos sites destes geradores não encontrará nenhuma versão cross-platform para Delphi/Kylix. Então o que usar? Temos algumas opções, as mais interessantes são o FastReport e o FortesReport. Optamos pelo segundo e apresentaremos os motivos.

O FortesReport

Dentre as principais razões que nos levaram a optar pelo FortesReport estão: fácil aprendizado, qualidade dos relatórios, preço (é freeware) e, um fator que nos deixou satisfeitos: é desenvolvido por uma empresa brasileira, a Fortes Informática. Maiores informações, bem como os arquivos de instalação podem ser obtidos no site www.fortesinformatica.com.br" [...] continue lendo...

Artigos relacionados