Silverlight: Introdução – Revista easy .net Magazine 14
O artigo aborda o que é o Silverlight, para que é utilizado, quais suas principais características, além de ferramentas, controle, recursos e boas práticas de desenvolvimento de aplicações utilizando a tecnologia da Microsoft.
Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!
O artigo aborda o que é o Silverlight, para que é utilizado, quais suas principais características, além de ferramentas, controle, recursos e boas práticas de desenvolvimento de aplicações utilizando a tecnologia da Microsoft.
Em que situação o tema é útil
O Silverlight atualmente é uma tecnologia moderna e utilizada para criar aplicativos ricos para internet, dispositivos móveis e até aplicativos instalados para serem executados fora do browser. Com o Silverlight podemos criar diversos tipos de aplicativos ou projetos web. É possível inserir conteúdos ricos e interativos em projetos já existentes, como gráficos e painéis de fotos com zoom. Além disso, o Silverlight proporciona uma forma única de criar projetos interativos, visualmente ricos e elaborados utilizando o poder da plataforma .net.
Silverlight
Resumidamente, o Microsoft Silverlight é um plug-in cross-browser e cross-platform, com base no WPF. Hoje é considerada a nova geração de conteúdo interativo e multimídia da plataforma .net. Com o Silverlight podemos criar desde aplicativos simples até complexos Web Sites. Essa tecnologia facilita muito quando queremos disponibilizar vídeos de alta definição, áudios, trabalhar com imagens e até criar um projeto complexo com formulários, manipulação de informações em base de dados, criação de aplicativos LOB., entre as mais diversas possibilidades, como será visto neste artigo.O Silverlight é gratuito. O seu plug-in roda no Internet Explorer da Microsoft e tem suporte ao Windows 7, Vista, XP , 2000, Server e Macintosh OS X, utilizando os Browsers Internet Explorer, Firefox, Safari e Chrome. Algumas versões de browser e sistemas operacionais não são compatíveis, como o Firefox no Windows Server 2008 R2 ou o SeaMonkey no Windows 2000.
Atualmente estamos na versão 4 do Silverlight, mas já temos uma versão Beta disponível do Silverlight 5. A partir da versão 3 o Silverlight começou a ficar mais maduro e acessível para a criação de aplicativos de negócios. Uma série de boas práticas de desenvolvimento começou a ser aplicada pelos programadores e designers e a tecnologia começou a fazer parte de diversos projetos, como por exemplo, o uso do padrão MVVM (detalhado adiante)."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo