ReportBuilder - Artigo Clube Delphi 108
Artigo da Revista Clube Delphi Edição 108.
Montando relatórios com o ReportBuilder
Olá pessoal, neste meu primeiro artigo, gostaria de abordar uma das tarefas mais importantes no cotidiano de um sistema: o desenvolvimento de relatórios. Com certeza uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de sistemas é poder dar a oportunidade ao usuário final de consultar e imprimir aquilo que foi incluído no banco de dados. É muito comum a apresentação de relatórios a determinados membros em uma empresa, por isso a necessidade sempre grande de se ter esse tipo de recursos no software. Imagine por exemplo um sistema de contas a pagar e receber que não nos permitir imprimir o fluxo de caixa da empresa. Praticamente o sistema torna-se inútil.
Existem milhares de editores de relatório que podem ser ou não integrados ao Delphi para que possamos fazer tais desenvolvimentos. Um deles é o ReportBuilder, da empresa Digital Metaphors como irei explicar mais adiante.
Para isso vou demonstrar a utilização dessa ferramenta. Como dito anteriormente o ReportBuilder é um gerador de relatórios fornecido pela empresa Digital Metaphors e encontra-se na versão 11.04.
Nota: Nesse artigo utilizaremos a versão 10.06 juntamente com o RAD Studio 2007, porém esse exemplo pode ser desenvolvido a partir da versão 5 do Delphi.
Com esta ferramenta é possível desenvolver relatórios bastante complexos, como poderemos ver. No site do fabricante, em http://www.digital-metaphors.com/, existe uma versão demonstrativa para download. Não entrarei em detalhes quanto a instalação dos componentes por não fazer parte do escopo desse artigo. Porém, é muito simples instalá-los. Basta seguir o Wizard de instalação que não há nenhuma configuração em especial.
Neste primeiro exemplo, montaremos um relatório mais simples, que consiste em uma relação de pedidos, simples com agrupamento e resumo por pedido e um resumo geral de vendas.
Montando a base de dados do relatório
Bom para começarmos, criaremos uma pasta para guardar o nosso exemplo chamada Proj_ReportBuilder. Vamos precisar de uma fonte de dados para este exemplo e para isso, utilizaremos o banco de dados Postgres, mas você pode utilizar o banco de dados que preferir. Vamos ver rapidamente com fazer o download e instalação do PostGreSQL para que possamos prosseguirmos com o artigo.
Acesse o site do PostGreSQL através do link http://www.postgresql.org.br/ e clique em Download. Na tela existem todas as informações necessárias para download da versão mais apropriada ao nosso caso. Faremos então a instalação em um sistema Windows, portanto acesse o link Windows mais ao centro do site. Em seguida clique na opção Download the one click installer e aguarde o carregamento da página. Agora basta clicar no botão Windows e salvar o arquivo em um diretório de sua preferência. A versão que instalaremos é a 8.3.1-1.
Feito o download, execute o arquivo postgresql-8.3.7-1-windows.exe para que possamos iniciar a instalação. Não entrarei em detalhes quanto a instalação, apenas siga os procedimentos do próprio instalador. Um software para manutenção do banco será instalado no grupo Programas no botão Iniciar: o pgAdminIII.
Abra o pgAdminIII"
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo