Python: Trabalhando com variáveis
Nesta documentação você aprenderá a trabalhar com variáveis e constantes na linguagem Python, compreendendo como devem ser feitas as declarações e atribuições de valores.
Variáveis são um dos recursos mais básicos das linguagens de programação. Utilizadas para armazenar valores em memória, elas nos permitem gravar e ler esses dados com facilidade a partir de um nome definido por nós.
Neste documento aprenderemos a declarar e atribuir valores a variáveis em Python.
Declaração e atribuição
Assim como em outras linguagens, o Python pode manipular variáveis básicas como strings (palavras ou cadeias de caracteres), inteiros e reais (float). Para criá-las, basta utilizar um comando de atribuição, que define seu tipo e seu valor, conforme vemos no código abaixo:
mensagem = 'Exemplo de mensagem!'
n = 25
pi = 3.141592653589931
Nesse trecho foram feitas três atribuições. Na linha 1 foi atribuída uma string para uma nova variável chamada mensagem. Na linha 2 foi atribuído o valor inteiro 25 para n e na terceira linha foi atribuído um valor decimal para a variável pi.
Observe que não foi necessário fazer uma declaração explícita de cada variável, indicando o tipo ao qual ela pertence, pois isso é definido pelo valor que ela armazena, conforme vemos no código abaixo:
type (mensagem)
# <class 'str'>
type (n)
# <class 'int'>
type (pi)
# <class 'float'>
Nesse código, a linha 2 indica que a variável pertence à classe string. A linha 4 indica que a variável representa a classe de inteiros. Por sua vez, a sexta linha indica que a variável pi é do tipo float.
Conteúdo avançado Confira Curso de PythonPara exibir o conteúdo dessas variáveis utilizamos o comando de impressão print, da seguinte forma:
print(mensagem)
# Exemplo de mensagem!
print (n)
# 25
print (pi)
# 3.141592653589931
Nomeando variáveis
As variáveis podem ser nomeadas conforme a vontade do programador, com nomes longos, contendo letras e números. No entanto, elas devem necessariamente começar com letras minúsculas.
Além dessa regra é importante também estar atento às palavras reservadas da linguagem (Figura 1), que não podem ser utilizadas para nomear variáveis.
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo