Projeto de BD Tático para informações da concorrência

Este artigo apresenta a modelagem passo a passo de um banco de dados de informações da concorrência, tais como produtos, clientes, funcionários, campanhas de marketing, e outros.

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Este artigo apresenta a modelagem da estrutura de dados para um sistema de armazenamento de informações da concorrência, tais como produtos, clientes, funcionários, campanhas de marketing, locais, fornecedores, notícias e experiências de consumo.

O modelo abordado é útil para a construção de sistemas táticos que lidem com informações da concorrência. A partir dele é possível modificar as entidades, atributos e relacionamentos para adequar a estrutura de acordo com outros tipos de sistemas e cenários onde é preciso coletar e armazenar dados das empresas concorrentes que disputam o mesmo público alvo.

O mercado empresarial está cada vez mais competitivo e demandando diversos esforços por parte dos profissionais que desejam oferecer seus produtos e serviços a clientes já fidelizados ou novos. Um destes esforços é a obtenção de informações relevantes não apenas dos clientes, mas também dos concorrentes e seus produtos/serviços que de alguma forma são adversários da empresa.

O conhecimento das informações da concorrência é importante para guiar linhas de produtos, organizar o posicionamento em diferentes mercados, fomentar campanhas de marketing digital de resultados e monitorar a preferência e lealdade do público alvo.

Em geral, apenas profissionais com cargos mais elevados (gerentes, diretores, conselho administrativo e presidente) se beneficiam diretamente das informações da concorrência, porém saber os detalhes do mercado pode trazer novas ideias e oportunidades para qualquer profissional dentro da empresa.

Este artigo apresenta um modelo de dados para o armazenamento de informações relevantes às empresas concorrentes independente do mercado e ramo de atuação. Tal modelo pode ser integrado aos sistemas de informações existentes tais como CRMs, ERPs e até sistemas analíticos de um BI que compara resultados entre a empresa e seus concorrentes.

A modelagem que será apresentada neste artigo aborda apenas alguns aspectos gerais e não se aprofunda nos trâmites e detalhes relacionados à parte financeira, jurídica e contábil da concorrência, uma vez que tais informações são difíceis de serem obtidas.

Contudo, a modelagem pode ser facilmente adaptada para suprir as necessidades de acordo com as diferentes características do negócio como, por exemplo, acompanhamento de vendas da concorrência por períodos, preferências do consumidor, monitoria de impacto da marca, etc.

O modelo apresentado também poderá ser adaptado para integração com outros sistemas que já existam ou que possam ser desenvolvidos independentemente da plataforma ou dispositivo utilizado.

Entendendo o cenário

O livro “Arte da Guerra”, atribuído ao pensador Sun Tzu, é praticamente um manual que descreve diversas atitudes, estratégias e táticas de guerra. Recentemente o conteúdo deste material vem sendo muito explorado e utilizado no mundo empresarial, especialmente para gestores e líderes que procuram informações genéricas e recomendações práticas para fortalecer a moral da equipe.

Diversos trechos deste livro abordam como lidar com os inimigos em um campo de batalha. As mensagens de reflexão, afirmações e frases motivacionais sempre destacam que é necessário ser superior ao adversário para conseguir superá-lo antes, durante e depois de um confronto. Dentre as variadas pílulas de sabedoria deste livro destaca-se o seguinte trecho de uma frase relevante para o contexto deste artigo: “Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

Analisando esta frase do ponto de vista de sistemas e informação, ela quer dizer que precisamos conhecer os detalhes de nossos concorrentes para poder derrotá-los.

No nosso contexto este conhecimento diz respeito aos seus produtos e serviços, seu posicionamento no mercado, quais são seus clientes principais e outros aspectos que podem ajudar a empresa a se posicionar e derrotar o inimigo, isto é, conquistar mais espaço de mercado e ser superior no que diz respeito à preferência do cliente.

Para compreender melhor a modelagem de um sistema que apresenta tais informações é interessante considerar um cenário e contexto que auxilia a compreensão e exemplifica o que desejamos armazenar e apresentar para os usuários deste sistema.

Neste cenário podemos considerar uma empresa genérica que vende algum tipo de produto ou presta algum serviço. Os detalhes específicos de funcionamento não são relevantes neste momento e eles podem ser customizados posteriormente por quem for implementar o modelo.

Esta empresa que comercializa o produto/serviço deseja saber mais informações sobre seus concorrentes para poder direcionar sua estratégia, manter satisfeitos os clientes existentes, conquistar novos consumidores e otimizar seus produtos/serviços.

O ponto inicial para modelar os concorrentes é saber quem são eles. Portanto, é necessário considerar os detalhes dos concorrentes que incluem o nome, tamanho (número de funcionários, EBITDA, marketing share, faturamento anual, etc. – veja os BOX's 1 e 2) e outros dados gerais. Também é necessário saber quem são seus principais clientes, seus produtos/serviços, suas campanhas de marketing e publicidade, seus funcionários (organograma) e os locais físicos das lojas, franquias, escritórios ou centros de atendimentos. Também é importante armazenar detalhes das vendas dos produtos e quais são seus fornecedores.

BOX 1. EBITDA

É a sigla de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que significa Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Este indicador financeiro representa quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais sem contar impostos e outros efeitos financeiros.

Ele é importante para os empresários e administradores de empresas, pois dá a possibilidade deles analisarem não apenas o resultado final da organização, mas também o processo como um todo.

BOX 2. Market share

Significa participação de mercado e é a fatia ou quota de mercado que uma empresa tem no seu segmento ou no segmento de um determinado produto. O market share é um valor percentual e serve para avaliar a força e as dificuldades de uma empresa junto com a aceitação dos seus produtos.

O conceito de market share também tem o objetivo mensurar o crescimento de produtos específicos perante seus concorrentes.

Considerando que precisamos de informações não só das empresas concorrentes, mas também de como seus clientes interagem com ela, o nosso modelo deve contemplar quais são os canais de comunicação utilizados, os perfis nas redes sociais e também as experiências de consumo. Por fim, é importante também saber quais são as principais notícias relacionadas aos concorrentes por meio do levantamento das menções nos canais de comunicação realizada pela tarefa de clipagem (ver BOX 3).

BOX 3. Clipagem

O clipping ou clipagem é uma ferramenta estratégica de assessoria de imprensa. Refere-se ao monitoramento e seleção de notícias independente do meio de comunicação. A atividade pode beneficiar pessoas comuns, empresas, políticos, governos ou qualquer cidadão que busque saber o que a mídia anda falando sobre determinado assunto ou tema.

Antes de seguir com a modelagem das entidades que vão armazenar as informações da concorrência é importante destacar um aspecto relevante sobre a obtenção dos dados: a ética. Quando se fala em obtenção de informações da concorrência é muito importante seguir uma linha que não ultrapasse os limites da privacidade, pois caso contrário é possível que tal prática possa ser acusada de espionagem industrial.

De fato, muitas empresas especializadas neste tipo de coleta de dados contratam jornalistas, pesquisadores e até detetives para obter informações internas e confidenciais de empresas sem considerar a implicação legal de tal prática. Aqui basta dizer que este tipo de conduta é ilegal e possui sérias implicações jurídicas.

Portanto, saber até que ponto deve-se investir para se obter informações que alimentem o modelo de dados para um sistema com dados da concorrência é algo muito importante e que deve ser considerado cuidadosamente quando tal sistema for colocado em prática.

Modelagem das entidades

A partir da explicação dos aspectos relevantes às informações sobre concorrentes e o mercado, podemos começar a modelagem indicando quais são as principais entidades do diagrama Entidade Relacionamento. A Figura 1 apresenta uma versão inicial do modelo com os nomes de onze entidades relevantes para o banco de dados que armazenará as informações.

Por se tratar apenas de um levantamento inicial, os detalhes dos atributos e seus relacionamentos não foram incluídos e o nome das entidades foi colocado sem nenhum acento para evitar problemas na construção de instruções que acessem os dados.

Nos refinamentos do modelo entidades podem ser incluídas, removidas, detalhadas e relacionadas antes da implementação final do modelo em um banco de dados.

Figura 1. Entidades iniciais do modelo de armazenamento de dados da concorrência.

As entidades apresentadas na Figura 1 representam apenas o levantamento inicial do que será modelado, ou seja, a partir da explicação dos dados relevantes ao sistema de informações de concorrentes foram sugeridas diversas entidades. A partir deste ponto o modelo será construído por sucessivos refinamentos e melhorias.

Entretanto, é importante delimitar o escopo e identificar até que ponto o que foi modelado fará parte ou não do banco de dados. Esta delimitação quer dizer que é preciso identificar e abstrair certas características dos cenários de modo a melhorar o modelo para que ele represente a realidade apenas nos aspectos relevantes para o banco de dados relacionado ao contexto.

Do ponto de vista prático, a abstração e o refinamento vão indicar que algumas entidades listadas na Figura 1 podem ser excluídas, modificadas, mescladas ou detalhadas mais profundamente com outro nome.

A entidade CONCORRENTES será empregada para armazenar dados apenas das empresas concorrentes relevantes. Esta entidade vai armazenar informações cadastrais gerais e métricas financeiras básicas.

CLIENTES vai guardar apenas os principais e mais importantes clientes dos concorrentes com dados que podem auxiliar a empresa a “tomar” o cliente, ou seja, fazer com que ele saia da concorrência. A entidade LOCAIS será responsável por armazenar as informações sobre a localização de lojas, escritórios e pontos de venda da concorrência que podem ser posteriormente mapeadas para identificar qual é o alcance geográfico e atuação de cada local.

Durante a descrição do cenário na seção anterior deste artigo identificou-se que a empresa pode prestar serviços ou vender produtos. As entidades PRODUTOS e SERVICOS vão armazenar informações básicas como nome, descrição e preço comercializado dos produtos/serviços que a concorrência possui.

Já a entidade FORNECEDORES vai conter os principais fornecedores que puderem ser descobertos e que, possivelmente, podem ser sondados com o objetivo de descobrir detalhes contratuais do relacionamento entre os concorrentes e seus fornecedores.

A entidade FUNCIONARIOS vai armazenar os detalhes das pessoas que trabalham na concorrência. Aqui é importante destacar que somente cargos relevantes vão ser incluídos, tais como o presidente, os diretores e todos os membros da equipe de vendas.

O armazenamento das informações referentes às campanhas de marketing e publicidade vai ser feito na entidade MARKETING e as histórias com as experiências de consumo dos clientes serão armazenadas em EXPERIENCIAS. Os perfis nas redes sociais vão ser guardados em CANAIS DIGITAIS. For fim, as notícias relevantes a respeito da concorrência obtidas através da clipagem serão armazenadas na entidade CLIPAGEM.

Iniciaremos o detalhamento das entidades com a modelagem das empresas concorrentes. A entidade que armazenar estes dados deve guardar apenas os concorrentes ativos no último ano que possuem alguma importância estratégica para os negócios A Figura 2 mostra o detalhamento dos atributos da entidade CONCORRENTES.

Figura 2. Entidade CONCORRENTES do modelo para informações de concorrentes.

O atributo ID_CONCORRENTE é numérico, sequencial e não pode conter valores repetidos, pois ele é o identificador da entidade que recebeu a chave primeira. Muitos atributos desta entidade são autoexplicativos e o tipo de dados utilizado é apenas uma sugestão e pode ser customizado pelos leitores quando desejarem implementar este modelo em um banco de dados.

O atributo NOME_HOLDING deve ser utilizado para armazenar o nome da empresa holding, ou seja, o grupo ou conglomerado que é dono da empresa concorrente. Os valores numéricos para os atributos QTD_FUNCIONARIOS, LUCRO (positivo ou negativo), EBITDA, FATURAMENTO e MAKET_SHARE (porcentual) são sempre em relação ao ano anterior e podem ser obtidos a partir de pesquisas de mercado, balancetes públicos ou rankings de classificação de empresas por setor. O atributo EXPORTA é uma flag que indica se a empresa é exportadora ou não.

A entidade CONCORRENTES é a mais importante de modelo e, do jeito que ela foi apresentada na Figura 2, ela é responsável por armazenar algumas informações financeiras relacionadas ao ano anterior, uma vez que são necessários diversos cálculos que devem ser feitos apenas quando o ano fiscal é finalizado. Contudo, o leitor pode customizar e expandir esta entidade para armazenar o histórico financeiro com o objetivo de analisar como a empresa concorrente está se comportando ao longo dos anos.

Uma vez que a principal entidade do modelo já tenha sido apresentada, podemos seguir adiante e considerar os principais clientes da concorrência junto com os produtos/serviços comercializados. Para simplificar o modelo apresentado vamos considerar apenas os produtos que a empresa vende e não vamos modelar aspectos relacionados ao serviço.

Além disso, não podemos esquecer que somente os principais clientes e suas compras no concorrente devem ser considerados. Desta forma teremos a entidade CONCORRENTES se relacionando com CLIENTES e PRODUTOS no clássico relacionamento N:M representado por COMPRAS e ITENS_COMPRA mostradas na Figura 3.

Figura 3. Modelagem dos produtos comprados pelos clientes da concorrência.

A entidade CLIENTES é simples e contém apenas os principais clientes da concorrência. Ela dispõe de uma chave primária no atributo numérico ID_CLIENTE e também armazena o nome, endereço e informações de contato nos demais atributos.

As datas da primeira e da última compra devem ser preenchidas à medida que elas forem descobertas, mesmo que não seja possível obter todos os detalhes da compra. O atributo NOME_CONTATO indica o nome da pessoa responsável no cliente por efetuar as compras com a concorrência e representa uma importante informação para a equipe de vendas.

Existem muitos detalhes dos produtos comercializados pela concorrência, porém a modelagem da entidade PRODUTOS optou por indicar apenas as informações básicas. O atributo PRECO_TABELA, por exemplo, armazena apenas uma sugestão de preço padrão que pode ser modificado na compra dependendo do desconto ou outro fator não considerado pelo modelo.

O relacionamento de cardinalidade N:M entre as entidades CLIENTES e PRODUTOS é realizado por meio de COMPRAS e ITENS_COMPRA, que fazem a ligação das entidades. Aqui é importante destacar que, devido a questões de privacidade, nem sempre todos os dados das compras na concorrência podem ser obtidos. Esta característica pode ser representada pela possibilidade dos atributos assumirem o valor NULL, com exceção daqueles que fazem parte das chaves primárias ou das chaves estrangeiras.

Há uma implicação no relacionamento entre as entidades CONCORRENTES e COMPRAS realizado por meio das chaves primária e estrangeira presentes nas colunas ID_CONCORRENTE de ambas as entidades: do modo como o modelo foi montado, somente faz sentido obter informações de clientes que já realizaram a compra de algum produto da concorrência. Isto quer dizer que o modelo não considera clientes ou produtos que nunca realizaram compras na concorrência ou que nunca foram vendidos, respectivamente.

A próxima etapa da modelagem envolve o detalhamento das entidades FUNCIONARIOS, FORNECEDORES e LOCAIS. Mais uma vez, a obtenção das informações que vão preencher estas entidades com dados deve ser obtida por meios públicos, lícitos e até à medida do possível sempre validando sua veracidade. A Figura 4 mostra o modelo com a inserção de FUNCIONARIOS, FORNECEDORES e LOCAIS, que se relacionam diretamente com CONCORRENTES.

Figura 4. Adicionando ao modelo informações sobre funcionários, fornecedores e locais.

O objetivo da entidade FUNCIONARIOS é armazenar todos os funcionários relevantes que trabalham para a concorrência. Este armazenamento deve ser feito apenas para pessoas que podem, de alguma forma ou outra, ser importantes para a empresa. Por exemplo, se o vendedor X foi demitido da empresa e foi trabalhar na concorrência, é importante saber deste fato, pois isso pode impactar em migrações de clientes, negociações de contratos e até vazamento de informações confidenciais.

A entidade FUNCIONARIOS é relacionada com CONCORRENTES por meio da chave primária no atributo ID_CONCORRENTE. Há um auto relacionamento da entidade FUNCIONARIOS com ela mesma por meio dos atributos ID_FUNCIONARIO (chave primária) e ID_FUNCIONARIO_SUPERIOR (chave estrangeira) para representar a hierarquia e montar o organograma da empresa concorrente.

Os atributos NOME, CARGO e DEPARTAMENTO são auto explicativos e o valor a ser armazenado no atributo ESTIMATIVA_SALARIO deve ser suposto e gerenciado com discrição e cautela para evitar constrangimentos e comparações de valores.

A entidade FORNECEDORES é simples e se relaciona diretamente com a entidade CONCORRENTES. Não há um relacionamento entre FORNECEDORES e PRODUTOS, o que torna o modelo mais genérico, uma vez que é possível cadastrar fornecedores gerais e que não são necessariamente ligados com os produtos da concorrência. O atributo DT_INICIO indica quando o fornecedor começou a trabalhar com a concorrência e o atributo INFO_CONTRATO permite texto livre para o armazenamento de qualquer informação relevante sobre o contrato de trabalho entre o fornecedor e a concorrência.

Uma empresa pode ter diversos pontos de vendas, lojas, franquias, escritórios, armazéns, estoques e outros locais físicos que devem ser armazenados na entidade LOCAIS. Além dos atributos tradicionais como endereço, nome, data de inauguração e um espaço para informações gerais, esta entidade contém o atributo INFO_GEO do tipo de dados POINT.

Este tipo de dados é uma abstração para o armazenamento de coordenadas geográficas (latitude e longitude) e deve ser substituído por um tipo recomendado pelo banco de dados que receber a implementação deste modelo.

Com a localização é possível fazer diversas análises e identificar, por exemplo, áreas de um mapa onde a concorrência atua fortemente e onde ela é deficiente, o que pode ser encarado como uma oportunidade para a prospecção de novos clientes.

Seguindo com a modelagem, vamos considerar as campanhas de marketing dos produtos da concorrência e também as notícias coletadas pelo processo de clipagem. É importante saber como os concorrentes apresentam seus produtos para o público através de campanhas de publicidade e, por isso, a entidade MARKETING recebeu o nome de CAMPANHAS.

CLIPAGENS foi modelada para armazenar todas as notícias referentes aos concorrentes incluindo artigos de jornais, revistas, sites e outros veículos de comunicação. O modelo parcial com as entidades CAMPANHAS e CLIPAGENS é apresentado na Figura 5.

Figura 5. Modelagem as campanhas de marketing e a clipagem.

A entidade CAMPANHAS foi baseada na modelagem para campanhas publicitárias descrita no artigo “Estudos de Caso – Projeto de Banco de Dados para Campanhas Publicitárias”, publicado na edição 82 da revista SQL Magazine. O objetivo deste modelo é criar um banco de dados para um sistema que gerencia campanhas de publicidade focando nos principais detalhes de diferentes tipos de campanhas, o retorno e também o impacto gerado no consumidor.

Por questões de simplicidade apresentaremos somente a entidade CAMPANHAS, que possui uma chave primária no atributo ID_CAMPANHA. Como uma campanha de marketing está diretamente ligada a um produto, o atributo ID_PRODUTO é uma chave estrangeira para a entidade PRODUTOS.

A partir desta ligação é possível navegar na sequência de entidades CAMPANHASPRODUTOSITENS_COMPRACOMPRASCONCORRENTES, obter todas as campanhas de marketing de cada um dos concorrentes e analisar como os produtos são apresentados para o público.

A conexão da entidade CAMPANHAS com o modelo de campanhas publicitárias é feita através das chaves estrangeiras nos atributos ID_TIPO_MIDIA e ID_TIPO_CAMPANHA, que indicam quais são os tipos de mídia (Jornal, TV, Rádio, Anúncio patrocinado da Web, Rede Social, etc.) e os tipos de campanha (Concurso Cultural, ARG, Promoção Desconto, Sorteio, Kiosk promocional, Distribuição de cupons, etc.), respectivamente.

Estes atributos se ligam a entidades que não estão sendo mostradas no modelo por questões de espaço, mas o leitor que conferir o artigo que descreve em detalhes o modelo para campanhas publicitárias encontrará a descrição completa destas outras entidades.

Os demais atributos de CAMPANHAS armazenam o nome, as datas de início e fim de veiculação, um flag para indicar se a campanha está ativa ou não e textos livres para a descrição do regulamento, mecânica e observações gerais.

Sempre que um concorrente ou seus produtos aparecem na mídia estas aparições devem ser armazenadas para análises futuras de impacto nos negócios. Isto quer dizer que é preciso armazenar todas as notícias em que o concorrente aparece ou é citado de alguma forma em artigos de jornais, revistas, sites, televisão, rádio e outros.

A tarefa de realizar esta coleta de menções relacionadas às aparições na mídia geralmente é feita por um jornalista pelo processo de clipagem e, no nosso modelo, estes dados serão armazenados na entidade CLIPAGENS. Os atributos desta entidade são a chave primária (ID_ARTIGO), a ligação com CONCORRENTES (ID_CONCORRENTE), o nome ou lead da matéria (NOME_MATERIA), uma descrição que pode conter todo o texto (DESCRICAO), o endereço da internet caso este artigo esteja online (URL), a data de publicação original (DT_PUBLICACAO), o nome do veículo em que a menção da empresa foi veiculado (VEICULO), o local da pasta com arquivos relacionados ao artigo (imagens, áudio, vídeo, PDFs) e o nome do jornalista ou autor responsável pela escrita do artigo.

É interessante notar que a entidade CLIPAGENS está relacionada diretamente com a entidade CONCORRENTES, enquanto a entidade CAMPANHAS se conecta com PRODUTOS. O motivo pelo qual CLIPAGENS não se liga diretamente a PRODUTOS é que menções na mídia não necessariamente estão envolvidas com um produto.

Por exemplo: se a empresa concorrente é vendida e há um artigo no jornal falando sobre esta transação, não há nenhum produto envolvido diretamente nesta aparição na mídia.

A última parte do modelo deve representar os canais de comunicação digital da empresa concorrente com seus clientes e também algumas experiências de consumo relevantes. Os canais de comunicação basicamente vão armazenar informações gerais sobre a audiência nas mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, etc.) e relatos de experiências positivas ou negativas dos consumidores com os produtos da concorrência.

A entidade inicial CANAIS DIGITAIS foi separada em duas: CANAIS_COMUNICACAO e PERFIS e a entidade EXPERIENCIAS foi mantida com este nome. A Figura 6 apresenta o diagrama final do modelo de dados para armazenamento da concorrência com CANAIS_COMUNICACAO, PERFIS e EXPERIENCIAS. O arquivo com o diagrama completo modelado na ferramenta MySQL Workbench 5.2 será disponibilizado junto com o conteúdo deste artigo para facilitar seu reuso e implementação em um banco de dados.

Figura 6. Diagrama completo do modelo para armazenamento de dados da concorrência.

A entidade CANAIS_COMUNICACAO armazena os detalhes de quais redes sociais podem ser utilizadas pela marca e contém uma chave primária (ID_CANAL), o nome e o endereço de entrada da rede social (não do perfil do concorrente). O atributo METRICA_AUDIENCIA indica qual é o nome da métrica relevante para a mensuração da audiência neste canal e pode ser, por exemplo, Likes para o Facebook, número de seguidores no Twitter, quantidade de +1 no Google+, dentre outras métricas.

O relacionamento entre uma empresa concorrente e sua presença em um canal de comunicação é feito pela entidade PERFIS, que contém uma chave estrangeira para a CONCORRENTES no atributo ID_CONCORRENTE e outra chave estrangeira para a CANAIS_COMUNICACAO no atributo ID_CANAL.

Além de informações básicas como o nome, o endereço online do perfil e a data de cadastro, esta entidade também armazena o valor numérico (atributo MEDIDA_AUDIENCIA) para indicar medidas para a métrica cadastrada em CANAIS_COMUNICACAO. Por fim, esta entidade contém a data de postagem do último conteúdo no perfil para indicar o quão engajado a concorrência está no uso de um canal de comunicação em particular.

A última entidade modelada se chama EXPERIENCIAS e ela é responsável por armazenar alguns relatos notórios de experiência com os produtos da concorrência. Os relacionamentos entre EXPERIENCIAS com CONCORRENTES, PRODUTOS e CANAIS_COMUNICACAO são realizados pelos atributos ID_CONCORRENTE, ID_PRODUTO e ID_CANAL, respectivamente. Além disso, a entidade contém atributos para o nome do consumidor, o relato da sua experiência, se ela foi positiva ou não, a data em que ela aconteceu e informações de contato caso seja necessário se comunicar com a pessoa.

Este artigo mostrou como modelar as principais entidades de um sistema que armazena os dados relacionados aos produtos, clientes, campanhas de marketing, funcionários, notícias, locais físicos, perfis em canais de comunicação e experiências de consumo dos produtos da concorrência.

O modelo apresentado foi gerado a partir de um cenário típico onde uma empresa precisa saber muitas informações de seus concorrentes.

A modelagem de cada uma das entidades e seus relacionamentos apresentada neste artigo é apenas uma sugestão. As principais abstrações do cenário descrito foram contempladas pelo modelo de dados, que pode servir como ponto de partida para a modificação e a modelagem de novas entidades relacionadas aos dados associados tanto às empresas concorrentes quanto à sua reputação e posicionamento no mercado a partir da coleta de informações da concorrência.

Uma vez que o modelo de dados esteja implementado e as entidades sejam preenchidas periodicamente com dados, a coleta de informações sobre os concorrentes permite a realização de diversas análises mercadológicas. Tais análises podem levar a decisões importantes no funcionamento da empresa que modifiquem atitudes, aspectos de posicionamento de produtos no mercado e pontos de interação com os clientes físicos ou virtuais.

Links

Endereço para download da ferramenta de modelagem MySQL Workbench
http://www.mysql.com/products/workbench/

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