Por que você não consegue aprender a programar
Tem muita gente que acredita que para aprender programação é preciso ter uma inteligência fora do comum, mas isso não é verdade. Qualquer pessoa que tenha disposição e dedicação pode aprender a programar a partir do zero.
Tem muita gente que acredita que para aprender programação é preciso ter uma inteligência fora do comum, mas isso não é verdade. Qualquer pessoa que tenha disposição e dedicação pode aprender a programar a partir do zero.
Se você está encontrando dificuldades, acredite, o problema não está relacionado à sua capacidade de absorver esse conhecimento. É mais provável que esteja cometendo alguns erros que estão atrapalhando o seu processo de aprendizado, e isso acontece com muita gente que está entrando nesse universo. Foi pensando nisso que nós preparamos este artigo.
Nele, fizemos uma lista apontando quais são os principais erros cometidos pelas pessoas que querem aprender a programar do zero e que são uma explicação possível de por que você não está conseguindo obter progresso. Continue lendo e confira quais são esses erros para ajustar a sua estratégia e aprender de vez a criar os seus projetos.
Estudar somente a parte teórica
Imagine uma pessoa que ainda não sabe dirigir, mas quer aprender. Ela decide comprar um carro e ler o manual para começar a sair pelas ruas e estradas dirigindo o seu modelo novo. É evidente que isso não vai funcionar, concorda? Afinal, para aprender a dirigir é preciso partir para a prática para vivenciar a experiência e entender como tudo funciona.
Isso também acontece com quem quer aprender a programar. Um erro muito comum que atrapalha esse aprendizado é estudar somente a parte teórica da programação. É claro que isso é muito importante, mas o programador não trabalha com livros e sim com códigos que precisam funcionar na prática. Por isso, busque conhecimento em teorias, mas coloque a mão na massa para entender como elas se aplicam no mundo real.
Não estudar a parte teórica
Aqui temos a situação contrária, mas que também é um grande erro que atrapalha muito quem quer programar do zero. Tentar obter esse aprendizado somente por meio da prática, sem buscar conhecimento teórico, também não vai trazer bons resultados.
É muito importante encontrar o equilíbrio, já que você precisa entender a lógica por trás das linguagens de programação, de que maneira elas se aplicam na prática, quais são as características de cada uma delas, como funciona todo esse universo, por onde começar, como desenvolver os códigos e de que maneira finalizar, entre muitos outros detalhes.
Se você partir direto para a prática, vai acabar perdendo muita informação preciosa para que a sua programação seja robusta e precisa. Então, busque o equilíbrio entre o aprendizado teórico e a parte prática de aprender a programar.
A teoria oferece a base para que você comece a conhecer a programação. É o manual do carro que vai mostrar todos os detalhes sobre o modelo, cada um dos seus acessórios, suas tecnologias, as possibilidades, o que pode ou não ser feito para ter o domínio total do veículo e conseguir aproveitar tudo aquilo que ele tem para oferecer.
A parte teórica da programação entrega todas essas possibilidades para que, na hora da prática, você tenha um arsenal muito maior de conhecimentos para que os seus projetos sejam bem elaborados. Também para que consiga criar diferentes soluções a partir da mesma base.
Tentar reproduzir o que os outros estão fazendo
O fato de uma pessoa conseguir reproduzir uma das telas de Van Gogh não faz dela um grande pintor. Copiar não é criar e também não favorece muito o aprendizado nem o desenvolvimento de habilidades.
Trazendo para o mundo da programação, talvez você esteja sentindo dificuldades para aprender a programar do zero porque está tentando reproduzir o que os outros estão fazendo. Muitas vezes, essa prática é seguida da falta de conhecimento teórico, o que atrapalha ainda mais os resultados.
Não há nada de errado em observar o que os outros programadores fazem para tirar algumas ideias, inspirações, esclarecer dúvidas e assim por diante. Mas é fundamental que você entenda a lógica por trás da programação, até mesmo para compreender o porquê de aquele programador ter desenvolvido o projeto daquela forma.
Copiar códigos e ficar imitando aquilo que você vê nos vídeos vai trazer um conhecimento limitado a somente a essa informação que está sendo passada. Você precisa ir muito além e, como dito, buscar o conhecimento teórico para colocar em prática e, então, aprender de fato.
Estudar todas as linguagens de uma vez só
É claro que você pode aprender diferentes tecnologias, como JavaScript, SQL, CSS, HTML, entre muitas outras. Mas é interessante buscar esse aprendizado de uma forma gradativa. Um dos erros de quem quer aprender a programar do zero é estudar de tudo um pouco de uma vez só.
Isso pode causar uma grande confusão, já que cada linguagem tem as suas próprias características. A tendência é não aprender nenhuma delas, justamente por não ter um foco bem estabelecido.
Prefira definir um objetivo para começar. Escolha uma linguagem pensando naquilo que você pretende fazer dentro da programação. Depois que já tiver um conhecimento sólido, comece a ampliar seus horizontes aprendendo novas tecnologias. Assim elas vão se complementar e você vai conseguirá se tornar um programador FullStack.
Substituir o aprender pelo decorar
Você lembra a época de escola, quando os professores marcavam provas? Era muito comum todo mundo correr para estudar alguma coisa para tentar tirar uma boa nota. A técnica aqui era decorar o máximo de conteúdo possível.
Mas todos esses que recorreram à “decoreba”, provavelmente, já não lembram mais nada daquilo que foi aprendido. Afinal, o ato de decorar é passageiro e não faz com que o cérebro assimile as informações para que elas sejam de fato memorizadas.
Talvez você não esteja conseguindo aprender a programar porque está substituindo o aprender pelo decorar. Como no universo da programação existem muitos termos técnicos e códigos, o ideal é que você aprenda de forma gradativa entendendo a função de cada um deles, a maneira como interagem, os resultados que entregam, e assim por diante.
É o mesmo processo que acontece quando uma criança aprende a falar. Ela assimila palavra por palavra, começa a formar frases simples e, quando vemos, já está criando pensamentos muito complexos.
Você não precisa decorar todas as teorias da programação. Basta ser constante no estudo para aprender de fato, assimilando a informação para que ela se torne conhecimento.
Não desenvolver o raciocínio lógico
Você já deve ter ouvido a frase que diz que para cada ação existe uma reação. A lógica da programação se baseia nisso também. Nós criamos um código para que o programa dê uma determinada resposta em função de uma ação realizada pelo usuário.
É por isso que o desenvolvimento do raciocínio lógico é fundamental para quem deseja aprender a programar do zero. Como explicamos, é muito importante entender toda essa lógica por trás da programação para que você consiga desenvolver os seus projetos. Mas não se esqueça de que cada linguagem tem a sua própria sintaxe e comportamentos diferentes.
Por isso, também é muito importante entender o raciocínio lógico que se aplica em cada uma delas. De toda forma, todo programador precisa ter essa habilidade bem aflorada porque ela é a base para ele entregar soluções úteis e inteligentes por meio dos seus projetos.
Não trabalhar a resolução de problemas
A resolução de problemas não é necessariamente uma competência matemática. Na verdade, essa é a habilidade que uma pessoa tem de identificar uma situação-problema, analisar essa situação, buscar possíveis soluções para ela e escolher a mais adequada. É por isso que para aprender a programar você precisa trabalhar a resolução de problemas.
Ela lida muito com o campo do abstrato que, inclusive, está muito presente na programação. Afinal, temos conceitos como estrutura de dados e algoritmos, que muitas vezes são difíceis de compreender no começo, mas quando você entende a lógica da programação e de que maneira esses conceitos ajudam na resolução de problemas, o caminho fica mais simples de ser percorrido.
Hoje em dia, muitas escolas já incentivam essa habilidade em seus alunos desde cedo, propondo atividades baseadas em projetos para resolver diferentes situações-problema, já que isso é fundamental até mesmo para as tomadas de decisão no dia a dia.
Para aprender a programar do zero, é importante ter uma visão ampla e disruptiva. A criatividade também está muito envolvida, pois é preciso procurar encontrar caminhos que ainda não foram pensados para trazer soluções. É por meio da resolução de problemas que você vai conseguir aplicar a teoria e a lógica da programação na prática na hora de desenvolver suas linhas de código.
Usar códigos prontos
Esse é um erro bem parecido com aquele das pessoas que querem aprender a programar copiando o que outros programadores mostram em vídeos. Você também pode encontrar alguns modelos de códigos prontos, mas usar cada um deles é apenas copiar aquilo que já existe.
Uma criança não aprende a escrever copiando as palavras que ela vê em um livro. Essa atividade simplesmente reproduz algo existente, enquanto aprender a escrever está relacionado a unir as letras por conta própria para formar palavras e ideias. É justamente isso que você precisa fazer para aprender a programar do zero.
É fundamental conhecer o passo a passo desde o começo para entender de que forma a lógica começa, se desenvolve e termina. É claro que se você usar um código pronto poderá ter algum resultado, mas como foi possível chegar até ali? Qual é a lógica por trás de tudo? Qual comando é responsável por qual resposta ou atividade? Apenas criando os seus próprios códigos é que você vai entender tudo isso.
Fazer cursos muito básicos ou nenhum curso
É claro que quem deseja aprender a programar a partir do zero precisa começar do princípio. Toda grande caminhada será iniciada com o primeiro passo, só que para chegar ao nosso destino precisamos continuar caminhando, certo?
Tem muita gente que decide começar no mundo da programação fazendo um curso básico só para descobrir como tudo funciona. O problema é que, às vezes, não é possível ter nem uma mínima dimensão do universo da programação por meio dessa instrução.
Você pode, sim, fazer esses cursos em introdutórios para começar a ter alguma noção, mas como dito, é preciso continuar caminhando, estudando, se aprofundando cada vez mais para dominar técnicas mais complexas.
Os cursos básicos são interessantes para dar o seu primeiro passo. Depois que você já tiver o domínio desse início, é importante partir para voos mais altos. Mas também vale começar com um curso bem completo, que vai te ensinar a programar a partir do zero mesmo, ou seja, trazendo todas as informações, desde o mais básico até o mais avançado.
É um erro tentar aprender a programação somente com o curso básico achando que dali para frente dá para fazer tudo por conta própria. Pior ainda é achar que dá para começar já sem ajuda nenhuma, ou seja, sem fazer cursos. É muito difícil aprender a programar desse jeito porque você não terá base nenhuma.
Deixar de praticar todos os dias
Você já ouviu falar que o segredo para o sucesso em uma atividade é a repetição? Isso significa que quando queremos aprender alguma coisa precisamos manter contato com aquilo, praticar o máximo possível.
Se você não está conseguindo aprender a programar, talvez o problema esteja na pouca dedicação a essa atividade. Afinal, é preciso exercitar o seu conhecimento para conseguir assimilar as informações e continuar progredindo no universo da programação.
É interessante reservar alguns minutos por dia para que você possa programar. Pode ser colocando a mão na massa para criar os códigos ou então buscar informações, consumir conteúdos e dar continuidade aos seus estudos por meio dos cursos.
O mais importante é estar sempre por perto e fazer com que a programação seja parte do seu dia a dia. O princípio é o mesmo usado por pessoas que querem aprender um novo idioma. Quanto mais contato com a língua estrangeira, mais ela será assimilada e mais rápido a pessoa será fluente. Então, pratique, pratique e pratique, é claro, sem deixar os estudos de lado.
Não se esqueça de que, na maioria das vezes, a dificuldade para aprender a programar está na maneira como a tentativa de aprendizado é conduzida. O caminho será mais fácil se você fizer um curso que ensina a programar do zero com os próprios projetos. Assim, poderá manter um aprendizado estruturado, sem reproduzir aquilo que é ensinado em vídeos e compreendendo toda a lógica por trás da programação.
Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, confira os conteúdos do site da DevMedia que esclarecem diversas dúvidas que os iniciantes na programação tem.
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo