PhoneGap: Criando aplicativos mobile em HTML 5

Veja nesse artigo como desenvolver soluções mobile utilizando o Phonegap em conjunto com os serviços da Amazon Web Services para criar aplicativos mobile em HTML 5.

Fique por dentro
Esse artigo traz uma abordagem prática sobre como desenvolver utilizando as linguagens HTML, CSS e JavaScript. Essas linguagens são utilizadas no desenvolvimento de aplicativos móveis graças ao PhoneGap, que compila esse código para as principais plataformas do mercado.

Sendo assim, o tema é bastante útil para profissionais de desenvolvimento que desejam desenvolver para várias plataformas, tendo pouco trabalho, escrevendo menos e produzindo mais. Outra grande vantagem é utilizar linguagens já conhecidas e consolidadas no mercado, tornando assim mais fácil e prazeroso o desenvolvimento de APPs.

Segundo a Gartner, uma das mais conceituadas empresas de consultoria, as vendas de smartphones ultrapassaram a marca de 250.2 milhões de unidades ao redor do mundo. Cada smartphone pode trazer consigo uma infinidade de aplicativos.

Esse número exorbitante de aparelhos traz a velocidade instantânea para a disseminação de alguns aplicativos, que se espalham como se fosse um vírus. O download do aplicativo pode ser cobrado, onde parte do dinheiro vai para o desenvolvedor, ou então, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente e conter anúncios, que são convertidos em renda a cada exibição. Com isso a renda gerada para seus desenvolvedores pode ser muito vantajosa.

Cada smartphone está equipado com um sistema operacional, podendo ser: Android, IOS, Windows Phone, Black Berry, Bada, entre outros. Essa variedade de sistemas operacionais ou plataforma acaba trazendo um grande problema na hora de desenvolver, pois cada sistema tem a sua arquitetura o que implica diretamente nos seus comandos e também na linguagem nativa para desenvolver seus softwares.

Hoje em dia podemos desenvolver em basicamente três tipos de plataforma, que estão ligadas diretamente à sua linguagem de desenvolvimento e o ambiente onde o mesmo irá funcionar.

A primeira e mais comum das maneiras de desenvolvimento são as aplicações nativas, as quais são feitas nas ferramentas e linguagens que os próprios desenvolvedores da plataforma apresentam.

A aplicação nativa tem acesso total ao hardware do aparelho, conseguindo então acessar qualquer funcionalidade encontrada no dispositivo e também obter uma resposta mais rápida aos comandos passados para o aparelho.

O problema das aplicações nativas é que para cada sistema operacional é necessário desenvolver um App diferente, ou seja, para atender pelo menos às principais plataformas (Android, IOS e Windows Phone) é necessário desenvolver três códigos diferentes, cada um com sua linguagem.

Como solução para essa problemática, utilizou-se muito os chamados webApps. As webApps são aplicações desenvolvidas utilizando tecnologias web para rodar no navegador do celular, sendo assim qualquer dispositivo que possua uma conexão com a internet e um browser pode acessar essa aplicação.

As webApps atendem perfeitamente as aplicações que não necessitam de comunicação com o aparelho do usuário, no caso de acesso a alguma funcionalidade extra, como a câmera, esse tipo de aplicação não poderá atender, pois não possui esse privilégio de acesso aos recursos do aparelho."

[...] continue lendo...

Artigos relacionados