Perl
Perl é uma família de duas linguagens de programação multiplataforma, Perl 5 e Perl 6. Originalmente, Perl foi desenvolvida por Larry Wall em 1987; desde então, a linguagem passou por muitas atualizações e revisões até chegar à versão Perl 5 em 1994.
Existem, hoje, dezenas de linguagens de programação com as mais diversas finalidades e especialidades. Porém, podemos contar nos dedos linguagens open source que chegaram ao grau de amadurecimento e versatilidade que o Perl chegou. Desenvolvida por Larry Wall para facilitar os trabalhos do Laboratório de Jatos Propulsores da NASA , recebeu ao longo dos anos contribuições valiosas de diversos desenvolvedores e passou do estado de uma simples linguagem de Extração e Relatórios para uma das mais poderosas – se não a mais –linguagem open source de propósito genérico. Desde a simples tarefa de encontrar expressões em textos longos até a criação de e-commerce ou mesmo a criação dinâmica de imagens. Também utilizada hoje em bio-informatica para processar as complexas informações das cadeias de DNA, Perl é a linguagem escolhida por milhares de desenvolvedores, administradores de sistemas e webmasters para facilitar seus trabalhos.
Os motivos que levam a esta popularidade do Perl são diversos. Não digo popularidade no sentido do marketing , pois você não verá grandes propagandas ou portais sobre Perl como vê com os produtos da Microsoft. Mas sim uma popularidade prática. Uma popularidade entre os profissionais que seguem a filosofia moderna das empresas: “Faça mais com menos”. E o menos, neste caso, são dinheiro e tempo. A lista de características que conferem a fama do Perl e motivam o seu aprendizado são:
- Custo: Perl é uma linguagem código aberto e gratuita. Ao utilizar uma linguagem de código aberto as empresas ganham com custo. Ao ensinar linguagens código aberto as escolas ganham com custos. Ao disseminar o uso profissional de produtos de código aberto contribuímos para sociedade como um todo. Aumentamos a inclusão digital. Reduzimos a pirataria. Aumentamos o PIB e diminuímos a emissão de dólares ao exterior.
- É uma linguagem simples de se aprender e com apenas um pouco de conhecimento é possível se criar programas realmente úteis e práticos.
- Portabilidade: programas em Perl podem ser executados em Linux, Windows, Mac e algumas versões de celulares que hoje tem suporte ao Perl.
- Variedade de aplicações: Como linguagem de alto-nível, já madura e recebendo ao longo dos anos contribuições de diversos desenvolvedores ao redor do globo, o Perl desenvolveu uma incrível versatilidade. Hoje sites são escritos, quase que inteiramente com Perl/CGI, aplicativos para administradores de sistemas contam com as capacidades do Perl para manusear os arquivos de configuração do Linux e o Registro do Windows. Acessar, modificar e popular tabelas em bancos de dados MySQL, Oracle ou mesmo MS-Access. O limite é a sua necessidade e sua criatividade.
Quem usa o Perl:
del.icio.us Description: Social Bookmarking Perl Framework: Mason |
|
EditGrid Description: Online Spreadsheets Perl Framework: Catalyst |
|
HiveMinder Description: To Do Lists Perl Framework: Jifty |
|
IUseThis Description: App Lists Perl Framework: Catalyst |
|
MighTyV Description: TV/Radio Listings Perl Framework: Catalyst |
|
Vox Description: Blogging site by Six Apart Perl Framework: Catalyst |
Artigos relacionados
-
DevCast
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo