Papéis estratégicos e de negócio da Gestão de Dados nas organizações

Veja neste artigo quais são os novos papéis estratégicos e de negócios relacionados à Gestão de Dados nas organizações.

Introdução

Até pouco tempo atrás, os papéis: "Administrador de Dados - AD" e "Administrador de Banco de Dados – DBA" eram os principais e mais conhecidos papéis ligados às atividades de gerenciamento dos dados nas organizações.

Embora importante, o papel do AD não era mais suficiente para fazer o alinhamento entre a tecnologia e as necessidades dos negócios nas empresas. Com o ressurgimento da Gestão de Dados nas organizações, onde o dado é considerado um dos principais ativos empresariais, novos papéis surgiram no mercado com o propósito de fazer um melhor alinhamento entre a TI (custodiante dos dados) e as áreas de negócio (proprietárias dos dados).

O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral a respeito dos novos papéis estratégicos ou ligados ao negócio, envolvidos nas atividades de Gestão de Dados nas organizações. Entre estes papéis podemos destacar:

Detalhamento dos Papéis

Executivo de Gestão de Dados:

O executivo de Gestão de Dados, também conhecido como CDO (Chief Data Officer), atua nos níveis de direção das organizações e geralmente se reporta ao Presidente ou VP nas empresas. É o responsável direto por gerenciar todas as funções de gestão e governança de dados nas empresas.

Este papel inclui: definição de prioridades estratégicas para a empresa na área de dados, identificação de novas oportunidades de negócios relativos aos dados, otimização da geração de receita por meio dos dados. Além disso, é o principal responsável pela representação e promoção dos dados como um ativo estratégico de negócios nas esferas executivas da empresa. Entre suas principais tarefas podemos destacar:

Gestor Estratégico de Dados

Profissional sênior com profundos conhecimentos em Gestão de Dados e também sobre as áreas de negócio da empresa. É a principal referência em Gestão de Dados na organização.

O Gestor Estratégico de Dados pode atuar tanto no lado da TI quanto no lado do negócio, porém, onde estiver situado, não deverá esquecer que sua principal missão é promover o correto alinhamento das áreas de TI e negócio sob a ótica dos dados utilizados pela empresa.

Além disso, é o principal responsável por propor soluções corporativas, orientar e treinar os demais profissionais de Gestão de Dados (técnicos e de negócio). Também atua como consultor apoiando as ações dos Coordenadores/Gerentes e o CDO da empresa. Entre suas principais tarefas podemos destacar:

Gestor de Dados de Negócio

Profissional ligado as áreas de negócio da empresa. Possui conhecimento profundo da área de negócio onde trabalha e atua como o principal curador dos dados. O perfil desejado é de uma pessoa especialista na área de negócio onde atua. O profissional também deve ter conhecimentos em Gestão e Governança de Dados para poder interagir com os profissionais desta área. Além disso, deve ter pleno domínio sobre a captura de requisitos e modelagem conceitual de dados. Entre suas principais tarefas podemos destacar:

Gestor da Informação

Profissional de negócio que representa a área proprietária da informação. Este profissional está ligado a uma ou mais áreas de negócio da empresa. Geralmente, não possui perfil técnico e suas atividades são apoiadas pelo Gestor de Dados de Negócio. Entre suas principais tarefas podemos destacar:

Conclusão

Conforme mencionado acima, todos os papéis possuem uma forte atuação dentro das áreas de negócio nas empresas. A exceção do papel do Gestor da Informação, todos os demais papéis são relativamente novos, e, buscam suprir duas carências que foram fundamentais no passado para levar algumas áreas de Administração de Dados ao desuso:

Visite meu website: www.bergsonlopes.com.br.


Artigos relacionados