Modelagem de uma Aplicação Web de Controle de Bolões - SQL Magazine 82
O artigo apresenta uma proposta de modelagem para uma aplicação web que controlará bolões pela Internet.
O artigo apresenta uma proposta de modelagem para uma aplicação web que controlará bolões pela Internet.
Para que serve:
Demostrar um pouco da utilização de alguns recursos de stored procedures, views e functions na construção de um modelo de banco de dados de um site de controle de bolões para internet.
Em que situação o tema é útil:
O modelo proposto para um sistema de bolões pela Internet pode facilitar o entendimento e a implementação de stored proceudres, views e user-defined functions em um exemplo real de projeto.
Com o advento da Internet, várias atividades sofreram profundas mudanças na sua maneira de atuar. Por exemplo, o setor bancário, que contava apenas com suas agências para atender seus clientes que buscavam pagamentos de contas, conseguiu um novo grande aliado: o InternetBank. É difícil imaginar certas atividades sem as facilidades providas pela rede mundial de computadores. No entanto, nenhuma mudança foi tão profunda quanto a sofrida pelo marketing.
Pesquisas, concursos, identificação de interesses de clientes e inúmeras outras ações que eram desempenhadas de forma tradicional, indo a campo com prancheta e caneta em mãos, e agora recebem nova roupagem em um universo pouco explorado, de baixo custo e de grande eficiência. Nesse novo universo, é comum vermos alguns fenômenos, como as redes sociais, blogs e microblogs. Uma boa idéia, alguma divulgação e pronto! Um novo canal de comunicação é criado.
Esse cenário torna a vida dos desenvolvedores mais agradável e desafiadora. Os conhecidos controles de estoque, contas a pagar, contas a receber, emissão de notas fiscais e vários outros projetos convencionais vão dando lugar a algumas ideias mais interessantes, tais como sorteios pela Internet, namoros pela web e chats.
Para este nosso artigo, escolhemos como estudo de caso um tema bem interessante: uma aplicação web que possibilite criarmos “bolões” pela Internet.
Vamos imaginar um canal na internet especializado em notícias de futebol chamado “OnzeContraOnze”, que tendo em mente aumentar o número de visitas em sua página na Internet decidiu disponibilizar a possibilidade de seus usuários criarem “bolões” em seu site.
O objetivo de nosso artigo não é somente mostrar como iremos conduzir o processo de modelagem do nosso banco de dados, mas também fazer com que esse modelo utilize grande parte da pontencialidade do SGBD, lançando mão de recursos como views, stored procedures e user-defined functions.
Criando o ambiente
Antes de começarmos a análise e solução de nosso problema, devemos criar um ambiente apropriado para que possamos desenvolver nosso projeto de banco de dados.
Para os exemplos desse artigo, estaremos utilizando como SGBD o SQL Server 2005 Express, além do SQL Server Management Studio Express como ferramenta de front-end para trabalhar com o SQL Server. Os dois são gratuitos e podem ser obtidos no endereço constante na seção de Links ao fim do artigo.
Iremos assumir que a plataforma SQL Server já está instalada e funcionando corretamente. Caso você tenha dificuldades com esta tarefa, existem diversos materiais no site do SQL Server que podem ajudá-lo a superá-las. Com isso, o próximo passo será iniciar a modelagem do nosso banco de dados.
Entendendo o Cenário
Para podermos desenvolver o exemplo do nosso artigo, vamos detalhar melhor o escopo do nosso problema; quais são suas regras, o que será e o que não será permitido em nosso sistema.
A primeira coisa é entender: o que são bolões?
Bolões podem ser definidos como a reunião de pessoas onde o objetivo é fazer palpites sobre os eventuais placares de cada jogo de um determinado campeonato. Por exemplo, na Copa do Mundo, foi comum este tipo de reunião em empresas, entre amigos e até mesmo em sites na Internet. Imaginamos que se não participou de algum você provavelmente deve se lembrar de algum bolão realizado por pessoas próximas a você.
Nos bolões, cada um dos participantes informa o seu palpite para o placar de cada partida antes de seu início. Após cada jogo, o resultado é atualizado, e conforme o acerto de cada um, os pontos eram distribuídos, seguindo as regras definidas previamente. Ao final, ganha quem obtiver o maior número de pontos no final do campeonato.
Com esse conceito definido, nosso cliente, o canal de notícias na Internet “OnzeContraOnze” definiu as regras de como funcionará o seu site. Nele, haverá 2 tipos de bolão: os institucionais e os de usuários.
· Bolões Institucionais:
Os bolões institucionais serão criados pelo próprio canal, e seguirão os campeonatos de futebol reais mais conhecidos, por exemplo, o Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Espanhol, Eurocopa etc. Nessa modalidade, serão distribuídos dois tipos de prêmios. Um para ser sorteado para aqueles que obtiverem o maior número de pontos no bolão e mais um prêmio para ser sorteado ao fim de cada jogo entre todos os usuários que acertarem o placar da partida. Esses prêmios variam por jogo e por campeonato, de acordo com o material promocional disponível.
· Bolões de Usuários:
Os bolões dos usuários serão criados pelos internautas utilizando os times informados por este. Por exemplo, um campeonato de bairros de uma cidade, campeonato interclasses de uma escola ou entre departamentos de uma empresa. Enfim, todo tipo de “peladeiro” poderá ter a sua competição cadastrada e acompanhada pelo site. Nessa modalidade, somente alguns prêmios podem ser escolhidos como recompensa para os internautas. Exemplos de brindes seriam: acesso de um dia a todas as notícias do site, pacote de 10 notícias enviadas por SMS e outros serviços oferecidos pelo site."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo