Modelagem de processos com o Oryx Standalone Client

Este artigo apresenta a ferramenta de modelagem de processos Oryx Standalone Client e o modelo BPMN 2.0 Process oferecido por ela. A apresentação será apoiada por um estudo de caso no uso da ferramenta.

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Modelagem de processos é definida por uma atividade ordenada que permite o completo entendimento da organização através da descrição e/ou representação gráfica de seus processos, identificando claramente os recursos necessários para a sua execução e produtos gerados. Este artigo tem como objetivo apresentar a ferramenta de modelagem de processos Oryx Standalone Client e o modelo BPMN 2.0 Process oferecido por ela. O tema deste artigo será útil na manutenção de processo de um software. Com a intenção de entregar ao cliente um produto de qualidade, será possível, através da modelagem de processo do Oryx Standalone Client, identificar e corrigir erros que, no decorrer do desenvolvimento, podem passar despercebidos.

Diante do crescente fluxo de informações, as organizações tendem a melhorar a capacidade de gerir seus processos. Em virtude disso, grande parte desses processos precisa ser remodelada, promovendo uma manutenção que, na maioria dos casos, envolvem os próprios sistemas. A partir desse ponto, surge a necessidade dos usuários de fazerem mudanças em determinadas partes ou em todo o sistema e, para isso, é preciso refazer organogramas e fluxogramas, até chegar à manutenção do software.

Para ser feita uma reestruturação do processo de forma organizada, existem modelos e notações que facilitam a modelagem, comunicação e organização das partes envolvidas. Com a intenção de apresentar novas formas de melhoria contínua, neste artigo será utilizado o modelo de processo BPMN.

Este artigo tem a proposta de apresentar a ferramenta Oryx Standalone Client e a modelagem de processo através do BPMN 2.0 Process. Propõe seus conceitos e representação visuais e, por fim, apresentará um estudo de caso utilizando a notação para representar um processo de negócio de uma das áreas de uma organização.

As empresas têm que se preocupar com a qualidade e a disponibilização dos seus produtos. Para garantir essa qualidade, existem os processos, que nada mais são do que um padrão de atividades que serão realizadas para atingir um objetivo específico. O uso de processos proporciona o desenvolvimento de um produto com melhor qualidade pelo fato de ser gerado através de etapas e procedimentos que permitem a identificação e correção de erros ou defeitos, para assim trazer um produto final de qualidade.

Algumas definições de processo são: “maneira de operar, resolver ou ensinar”, “técnica”, “série de fenômenos que se sucedem e são ligados por relações de causa e efeito” e “os diversos períodos da evolução de um fenômeno”. Um processo é uma sequência de passos que deverão ser seguidos a fim de atingir um objetivo. Processo também pode ser descrito como um conjunto de atividades e resultados associados que geram um produto de software.

As empresas também precisam estar preocupadas em analisar e melhorar seus próprios processos, visto que um processo bem definido proporciona à organização um produto bem construído, prevenindo falhas em todas as etapas de sua produção.

Nos métodos de criação de um processo, o que mais a empresa deve se preocupar é em criar um processo coerente com o ambiente da empresa. Mesmo que várias montadoras de automóveis sejam do mesmo ramo, todas elas terão processos diferentes – cada uma voltada para seu próprio ambiente –, mas todas elas irão gerar um produto ou objetivo em comum no final: no caso, o automóvel." [...] continue lendo...

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