Melhorando a comunicação com Estórias do Usuário - Java Magazine 86
Neste artigo, mostraremos como resolver problemas de comunicação entre o cliente e a equipe de desenvolvimento do software, utilizando Estórias do Usuário de forma eficiente e eficaz, criando uma linguagem comum entre todos os envolvidos no processo.
Neste artigo, mostraremos como resolver problemas de comunicação entre o cliente e a equipe de desenvolvimento do software, utilizando Estórias do Usuário de forma eficiente e eficaz, criando uma linguagem comum entre todos os envolvidos no processo.
Para que serve:
Estória do Usuário serve para facilitar a comunicação e o entendimento entre o cliente e a equipe de desenvolvimento acerca da funcionalidade e/ou software solicitado, gerando uma visão compartilhada de negócio e técnica.
Em que situação o tema é útil:
Esta metodologia é útil em projetos de softwares ágeis, que são construídos em várias iterações. Quanto maior o projeto, mais difícil será a comunicação. Entretanto, as técnicas apresentadas neste artigo, propõem uma forma eficaz de resolver estes problemas.
Melhorando a comunicação com Estórias do Usuário:
Saiba como melhorar a comunicação entre o cliente e a equipe de desenvolvimento de software através de Estórias do Usuário, facilitando o entendimento de todos os envolvidos no processo.
Autores: Ismael Soares e Luiz Ferreira
Java é uma das plataformas de desenvolvimento de software mais utilizadas em todo o mundo. Isto se deve a diversos fatores, dentre os quais pode-se destacar: a flexibilidade e a escalabilidade. Entretanto, de nada adianta toda esta tecnologia se o software construído não estiver coerente com as necessidades dos usuários. Porque no fim das contas, o software é sempre um meio para atingir um objetivo de negócio. Não tem fim em si mesmo. Além disso, é indispensável a participação direta do cliente em um projeto de desenvolvimento de software, devido ao fato deste possuir informações importantes, como por exemplo, as regras de negócio. Sabe-se, porém que, na maioria das vezes, o cliente não consegue ou tem dificuldade de expor suas reais necessidades de forma clara e objetiva. Consequentemente, o software desenvolvido não atenderá com qualidade suas exigências, pois este será desenvolvido baseado nas informações fornecidas inicialmente pelo cliente, e na maioria das vezes, quando o software é entregue, o cliente diz que não era bem aquilo o esperado. A partir daí surgem novas ideias para melhorias ou “remendos” no software.
Estes problemas ocorrem devido a falhas de comunicação (que são uma eterna fonte de problemas) e a falta de entendimento das solicitações feitas pelo cliente. Para evitar estes problemas, muitas empresas fazem especificações dos requisitos do software antes de iniciar seu desenvolvimento. Nestas especificações são descritos todos os detalhes que os desenvolvedores necessitam saber. Contudo, as especificações de requisitos não são uma garantia de sucesso. Isto porque durante o desenvolvimento ocorrem muitas mudanças e acaba sendo custoso manter a documentação atualizada. Além disso, é muito difícil colocar no papel, com exatidão e clareza, todas as características de um sistema.
Neste artigo, mostraremos como resolver estes problemas de comunicação utilizando Estórias do Usuário de forma eficiente e eficaz, criando uma linguagem comum entre todos os envolvidos no processo de desenvolvimento do software
O que é Estória do Usuário?
Estória do Usuário é uma pequena descrição da funcionalidade fornecida pelo cliente, que ajuda a entender o que o software deve fazer. Diferente de especificação de software em metodologias clássicas, a Estória do Usuário visa fornecer apenas informações essenciais, indispensáveis para o entendimento dos envolvidos no processo de desenvolvimento, com intuito de gerar uma visão compartilhada de negócio.
Como escrever uma Estória do Usuário?
Para escrever uma Estória do Usuário é necessário que se faça reuniões com os envolvidos, para discutir as necessidades do cliente, de modo a detalhar e esclarecer todas as dúvidas sobre o que será feito.
Tradicionalmente, as Estórias do Usuário são descritas em um cartão de papel. Para escrevê-las, uma boa prática é utilizar um cartão no tamanho padrão (9 x 15 cm). Este tamanho de cartão ajuda a manter a Estória pequena e objetiva. Veja um modelo na Figura 1" [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo