Manipulando o MySQL com o PhpMyAdmin

Neste primeiro artigo veremos como criar um banco de dados simples com apenas uma tabela utilizando o phpmyadmin como interface

Para manipulação do MySQL utilizaremos o PhpMyAdmin, que é uma excelente ferramenta para manipulação do MySQL. Gratuita, pode ser baixada em http://www.phpmyadmin.net/home_page/downloads.php, muito útil principalmente para desenvolvedores web.

Neste primeiro artigo veremos como criar um banco de dados simples com apenas uma tabela utilizando o phpmyadmin como interface. Utilizaremos à janela Query, do phpmyadmin para efetuar os nossos comandos SQL.

Primeiro criamos o banco de dados com o com o comando “CREATE DATABASE nome_do_banco”, neste caso ficaria: “CREATE DATABASE cliente;”.


Consulta SQL no Banco de dados

Em seguida, selecionamos o banco criado, pois é nele que iremos trabalhar. O comando SQL é: “USE cliente;”.

O próximo passo é criar a nossa primeira tabela, que conterá a seguinte estrutura:

CAMPO

TIPO

NULL

EXTRA

PK

idCliente

BIGINT

 

AUTO_INCREMENT

X

Nome

VARCHAR(60)

 

 

 

endereço

VARCHAR(80)

X

 

 

telefone

VARCHAR(15)

X

 

 

E pode ser representada graficamente da seguinte forma:

O código SQL desta tabela fica da seguinte forma:

CREATE TABLE tbCliente ( idCliente BIGINT NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(60) NOT NULL, endereco VARCHAR(80) NULL, telefone VARCHAR(15) NULL, PRIMARY KEY(idCliente) );

Agora que nossa tabela está criada, podemos inserir um registro da seguinte forma:

INSERT INTO tbCliente SET nome = ‘Marcus Vinicius’, endereco = ‘Av. Presidente Vargas, 10 – sl: 3001’. telefone = ’22-2222-2222’;

Podemos exibir o nosso registro inserido com o comando:

SELECT * FROM tbCliente;

Para alterar o nosso registro faremos assim:

UPDATE tbCliente SET nome = ‘Marcus Vinicius Leandro’ WHERE idCliente = 1 LIMIT 1;

Para deletar um registro:

DELETE FROM tbCliente WHERE idCliente = 1 LIMIT 1;

Dica: Em operações de atualização (UPDATE) e exclusão (DELETE) sempre utilizaremos LIMIT 1, quando a intenção for manipular apenas um registro, pois caso a nossa Query esteja errada e possa vir a perder algum registro, o banco limita a operação a apenas 1 registro.

Espero que tenham gostado deste meu primeiro artigo, cuja intenção é ser uma breve apresentação do MySQL mostrando as 4 operações do CRUJ (Incluir, excluir, alterar e consultar). Em nossos próximos artigos veremos a utilização do MySQL em aplicações PHP, explorando ao máximo os recursos deste poderoso SGBD.

Artigos relacionados