Kotlin: Hello World

Este artigo é um passo a passo sobre como criar um primeiro projeto Kotlin no IntelliJ IDEA que imprime a mensagem Olá mundo! no terminal.

Fique por dentro
O IntelliJ IDEA é um ambiente de desenvolvimento totalmente funcional para Kotlin. Por isso, caso você já tenha experiência com essa IDE, basta adicionar um primeiro arquivo Kotlin em seu projeto com a opção New → Kotlin File/Class para receber toda a infraestrutura necessária para programar com essa linguagem. Não sendo esse o caso, neste artigo explicarei em detalhes como criar um projeto e executar um primeiro código em Kotlin.

Neste artigo veremos passo a passo como criar um primeiro projeto Kotlin no IntelliJ IDEA e executar um código que imprime a mensagem Olá mundo! no terminal.

IntelliJ IDEA é uma IDE da JetBrains reconhecida pela comunidade de programadores e é base para o Android Studio, da Google. Dado que Kotlin é a principal linguagem para a programação nativa para Android, juntamente com Java, escolhemos a IntelliJ IDEA como ambiente de estudos para essa linguagem.

Atualmente, o IntelliJ IDEA é distribuído gratuitamente em sua versão Community. No link abaixo você pode ver um passo a passo de como baixá-la, bem como realizar as configurações iniciais:
Preparando o ambiente de desenvolvimento

Criando um projeto Kotlin no IntelliJ IDEA

Para criar um novo projeto na IntelliJ IDEA Community Edition (Figura 1) abra a IDE e clique no botão Create New Projeto.

Figura 1. Tela de boas-vindas

Na tela que se abrirá (Figura 2), selecione Kotlin na lista ao lado esquerdo para que se abram os tipos de projeto que podem ser criados com essa linguagem. Escolha a opção JVM | IDEA para criar um projeto Kotlin para a JVM.

Atualmente o código Kotlin pode ser compilado tendo como alvo a JVM, através da geração de bytecode, projetos web, onde Kotlin se transforma em JavaScript após ser transpilado, ou mesmo uma plataforma nativa como Windows, Linux ou MacOS.

Figura 2. Tela de seleção do tipo de projeto

Nesta nova tela dê um nome para o projeto, aqui usamos Hello World com Kotlin (Figura 3), escolha a versão do SDK e clique em Finish.

Figura 3. Tela de seleção do SDK

Caso nenhum SDK seja listado será preciso baixar o JDK e instalá-lo. Para isso faça o download aqui.

Após fazer isso, clique sobre o botão ao lado da caixa de seleção do SDK e selecione o local onde o JDK foi instalado, conforme a Figura 4.

Figura 4. Seleção do JDK

Após criar o projeto, o IntelliJ IDEA abrirá o editor exibindo uma dica e duas mensagem. A mensagem mais abaixo na Figura 5 apenas comunica a adição do suporte ao Kotlin no projeto. O alerta acima dessa mensagem diz respeito a performance da IDE em relação ao Windows Defender, onde ela recomenda adicionar a pasta dos projetos na lista de exceções de escaneamento em tempo real.

Figura 5. Editor aberto após o projeto ter sido criado

Para realizar essa adição clique no link Fix… na mensagem e depois no botão Configure Automatically, em destaque na Figura 6. Uma janela deverá bloquear o Windows até que a mudança seja confirmada.

Figura 6. Configuração de performance para o Windows Defender

Para adicionar um novo arquivo ao projeto clique com o botão direito sobre a pasta src (Figura 7) e escolha a opção New → Kotlin File/Class .

Figura 7. Adição de um novo arquivo no projeto

No diálogo que se abrirá escolha a opção File e de um nome para o arquivo. Não é necessário informar a extensão do arquivo, apenas o nome dele, conforme demonstra a Figura 8.

Figura 8. Informar o nome do arquivo

A IDE abrirá o arquivo no editor após tê-lo criado (Figura 9).

Figura 9. Editor aberto aguardando o código

Nesse momento estamos prontos para escrever um primeiro código.

Escrevendo e executando um código

Copie e cole o Código 1 abaixo no editor para criar a função main que exibirá no terminal a mensagem Olá mundo!.

fun main() { println("Olá mundo!") }
Código 1. Olá mundo com Kotlin

É na função main que se inicia a execução de um programa Kotlin.

Para executar o código temos diversas opções:

A compilação do código deve demorar um instante e pode ser acompanhada na barra de progresso na parte inferior direita da IDE (Figura 10).

Figura 10. Compilação do programa

Após a compilação do programa ele será executado e a mensagem Olá mundo! será impressa no terminal (Figura 11).

Figura 11. Mensagem Olá mundo! exibida no terminal

Com isso criamos e executamos um primeiro código Kotlin em um ambiente de desenvolvimento corretamente configurado.

Conclusão

A partir daqui, os próximos passos envolvem aprender a sintaxe da linguagem Kotlin, o que você pode fazer acessando essa matéria:


Matéria Linguagem Kotlin

Artigos relacionados