Kanban no desenvolvimento de projetos de software - Revista Engenharia de Software Magazine 45

Neste artigo será apresentado o método Kanban, uma interessante e simples abordagem para monitoramento e melhoria de processos de software que tem uma forte inspiração no Sistema Toyota de Produção.

Do que se trata o artigo:

Neste artigo será apresentado o método Kanban, uma interessante e simples abordagem para monitoramento e melhoria de processos de software que tem uma forte inspiração no Sistema Toyota de Produção.

Em que situação o tema é útil:

Se a sua empresa ou a sua equipe está com dificuldades para melhorar a forma de trabalho, não importando se ela usa ou não métodos ágeis, o Kanban pode ser uma das melhores alternativas para fazer isso com o mínimo de resistência. Além de ser um método muito simples, comparado à maioria das metodologias/frameworks de desenvolvimento atuais, suas propriedades promovem a colaboração.

Resumo DevMan:

O método Kanban para desenvolvimento de software a cada ano ganha mais destaque na indústria de TI, pois vem conseguindo promover a melhoria contínua no processo de trabalho de muitas equipes de empresas das mais variadas áreas de negócio e tamanho.

Nesse artigo é apresentada uma introdução ao método Kanban, destacando os seguintes tópicos:

  • Histórico e as motivações que levaram David Anderson a fazer a adaptação do método da indústria de manufatura (Toyota) para a indústria de software;
  • As cinco propriedades centrais e o funcionamento do método;
  • Kanban pode ser considerado um método ágil?
  • Um guideline para ter sucesso com o método Kanban, focando principalmente no que deve ser priorizado para se obter as melhorias mais significativas mais cedo.

Não há mais dúvidas de que a indústria de software é uma das mais importantes atualmente. O mercado brasileiro de software e serviços de TI, segundo o último relatório da ABES [9], é de US$ 19 bilhões e cresce de 25% a 30% ao ano desde 2004. Porém, grande parte do software produzido ainda é defeituoso, inadequado aos desejos do cliente, entregue fora do prazo e acima dos custos esperados.

Observando esses e muitos outros problemas, há mais de 10 anos, 17 profissionais da área escreveram e assinaram um manifesto: o manifesto para desenvolvimento ágil de software. Neste, todos concordaram com alguns valores comuns, dentre eles:

  • As metodologias ágeis concentram-se nas pessoas envolvidas na produção;
  • Os planejamentos em longo prazo são falhos;
  • É mais importante aceitar e adaptar-se a mudanças do que seguir planos rígidos;
  • Software funcionando é o melhor indicador de progresso nos projetos de software.

Tendo como base grande parte dos princípios desse manifesto, bem como a filosofia Lean do Sistema Toyota de Produção (TPS – Toyota Production System), surgiu o Kanban para Desenvolvimento de Software.

A filosofia Lean tem como objetivo a constante identificação e a eliminação de qualquer espécie de desperdício no sistema de produção.

A história do Kanban para desenvolvimento de software, assim como a história da grande maioria das metodologias, modelos de maturidade, processos de desenvolvimento e processos em geral, começa com um grande desejo, muitas ideias, testes (na prática) e diversos ajustes (o método “científico”) até atingir os primeiros casos de sucesso.

A principal diferença do Kanban para as demais metodologias de desenvolvimento de software atuais é que ele foi um modelo adaptado de outra indústria, a de manufatura, mais especificamente da Toyota. David Anderson [1] foi o grande responsável por essa adaptação.

A história começa em 2002, quando Anderson, cansado de ver equipes de desenvolvimento e departamentos inteiros de TI à mercê de outros departamentos, decide voltar seus esforços para responder a duas perguntas [1]:

  1. Como proteger a minha equipe da demanda incessante de negócio e alcançar o que a comunidade ágil chama de ritmo sustentável?
  2. Como adotar uma abordagem ágil em toda a empresa e superar inevitáveis resistências à mudança?" [...] continue lendo...

Artigos relacionados