Java Collections: Como utilizar Collections

Apresentar as interfaces, implementações e algoritmos da Collections Framework, assim como as estratégias para escolher a coleção mais adequada visando solucionar os requisitos de uma aplicação.

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Apresentar as interfaces, implementações e algoritmos da Collections Framework, assim como as estratégias para escolher a coleção mais adequada visando solucionar os requisitos de uma aplicação.

Oferecer a base teórica necessária para o desenvolvedor não apenas conhecer individualmente os elementos que compõem a Collections Framework, mas também mostrar como aplicar cada interface no desenvolvimento de aplicações que necessitem de estruturas de dados.

O uso das interfaces disponíveis no Collections Framework evita que o programador desperdice esforço para desenvolver suas próprias estruturas e se concentre em outras partes importantes da programação; suas estruturas de dados e algoritmos de alta qualidade e excelente desempenho melhoram a qualidade e a performance das aplicações; reduz o esforço de ter que aprender e usar novas APIs; assim como promove o reuso de software e permite interoperabilidade entre APIs não relacionadas.

Desde as primeiras versões, Java dispõe das estruturas de arrays e as classes Vector e Hashtable. No entanto, além da dificuldade em implementar estruturas de dados utilizando arrays, os desenvolvedores sentiam falta de classes que implementassem estruturas como listas ligadas e tabelas de espalhamento (hash). Para atender a essas necessidades, a partir de Java 1.2, foi criado um conjunto de interfaces e classes denominado Collections Framework, que faz parte do pacote java.util.

O que é Collections Framework?

Collections Framework é um conjunto bem definido de interfaces e classes para representar e tratar grupos de dados como uma única unidade, que pode ser chamada coleção, ou collection. A Collections Framework contém os seguintes elementos:

A Figura 1 mostra a árvore da hierarquia de interfaces e classes da Java Collections Framework que são derivadas da interface Collection. O diagrama usa a notação da UML, onde as linhas cheias representam extends e as linhas pontilhadas representam implements.

Figura 1. A hierarquia de interfaces e classes

A hierarquia da Collections Framework tem uma segunda árvore. São as classes e interfaces relacionadas a mapas, que não são derivadas de Collection, como mostra a Figura 2. Essas interfaces, mesmo não sendo consideradas coleções, podem ser manipuladas como tal.

Figura 2. Hierarquia de mapas

Interfaces

Neste momento vamos apresentar uma breve descrição de cada uma das interfaces da hierarquia:

Nota: Observe que usamos acima os termos ordenação e classificação. Dizemos que uma estrutura está ordenada se ela pode ser percorrida (iterada) em uma certa ordem, tal como os itens de um ArrayList podem ser percorridos através de seus índices. Por sua vez, a classificação diz respeito à ordenação na essência dos dados, tal como a classificação em ordem alfabética de Strings ou ordem numérica das classes wrapper, como Integer e Double, por exemplo. Podemos afirmar que uma estrutura classificada é uma estrutura ordenada, mas o inverso não é verdadeiro.

A API oferece também interfaces que permitem percorrer uma coleção derivada de Collection. Neste artigo falaremos de:

Implementações

As interfaces apresentadas anteriormente possuem diversas implementações que são utilizadas para armazenar as coleções. Na Tabela 1 estão resumidas as implementações mais comuns.

Tabela 1. Implementações de uso geral
Implementações
Interfaces Tabela de Espalhamento Array Redimensionável Árvore Lista Ligada Tabela de Espalhamento + Lista Ligada
Set HashSet TreeSet LinkedHashSet
List ArrayList LinkedList
Queue
Map HashMap TreeMap LinkedHashMap

A seguir apresentamos algumas características das implementações que podem ajudar a decidir qual delas utilizar em uma aplicação:

Cada uma das implementações tem todos os métodos definidos em suas interfaces. Em qualquer uma delas é possível inserir elementos null. Em mapas, tanto chaves quanto valores podem ser null. Diferente de Vector e Hashtable, não são seguras para serem usadas com threads (não são Thread-safe). Ou seja, o acesso concorrente a esses objetos pode produzir resultados imprevisíveis. Além disso, são serializáveis – isto é, seus estados podem ser salvos – e suportam o método clone(), que cria uma cópia de um objeto.

Nota: Thread-safe é o termo designado a objetos seguros para serem usados com threads.

Seguindo as boas práticas de orientação a objetos, você deve programar para interfaces e não para implementações. A recomendação é escolher uma implementação para instanciar o objeto e atribuir a nova coleção ao tipo de interface correspondente. Ou ainda, passar o objeto coleção para um método que espera um argumento do tipo interface. Seguindo essas práticas você conseguirá o que chamamos de baixo acoplamento, ou seja, poderá mudar facilmente de implementação sem que isso acarrete alteração no código da aplicação. Desta forma você fica livre para mudar a implementação sempre que questões relacionadas a desempenho ou detalhes de comportamento exigirem a mudança.

Nota: Não confunda a interface Collection com a classe Collections. Essa classe oferece métodos estáticos utilitários que podem manipular coleções. Outra classe utilitária é Arrays, cujos métodos estáticos são aplicados a arrays.

Após uma visão geral da Collections Framework, vamos por as mãos na massa e desenvolver uma aplicação exemplo a partir de situações do dia-a-dia, nas quais são analisadas as necessidades apresentadas pelo problema para decidir a interface a ser utilizada.

Como aplicar adequadamente a Collections Framework

Vimos então que temos sete interfaces: Collection, List, Set, SortedSet, Map, SortedMap e Queue. A pergunta que geralmente se faz é: Qual delas usar? Para selecionar adequadamente uma interface devemos analisar o problema e verificar como ele se enquadra nas características de cada interface. Somente após isso devemos decidir.

Iniciaremos com um problema simples. Queremos manter uma lista de nomes de alunos de uma escola que oferece cursos de Informática básica. Essa lista será percorrida na ordem em que os elementos são inseridos. Além disso, queremos poder acessar um nome de aluno aleatoriamente.

Analisando os requisitos do problema (lista na ordem de inserção e recuperação aleatória) e as características das interfaces disponíveis, optamos por utilizar List. Elementos não duplicados é um requisito que pode ser inferido na descrição do problema e isso poderia nos levar a escolher Set, mas vamos manter nossa decisão inicial por questões didáticas.

A interface List

List tem duas implementações – ArrayList e LinkedList. ArrayList oferece acesso aleatório rápido através do índice. Já em LinkedList o acesso aleatório é lento e necessita de um objeto nó para cada elemento, que é composto pelo dado propriamente dito e uma referência para o próximo nó, ou seja, consome mais memória. Além dessas considerações, se for necessário inserir elementos no início e deletar elementos no interior da lista, a melhor opção poderia ser LinkedList. Para apoiar a decisão de usar uma ou outra implementação é melhor fazer testes de desempenho. Um teste simples é mostrado na Listagem 1. Execute o programa e anote o tempo. Substitua ArrayList por LinkedList e repita o teste. Ao final escolha a implementação mais eficiente.

Optamos então por usar ArrayList. Uma implementação básica pode ser vista na Listagem 2. Esta aplicação instancia um ArrayList e o atribui a uma referência do tipo List. Insere alguns nomes de alunos com o método add() e finalmente imprime a lista – as implementações de coleções sobrescrevem o método toString(), por isso podemos imprimir a lista passando apenas a referência para o método println().

Listagem 1. Teste simples de desempenho

    import java.util.*;
    public class Teste {
    
      public static void main(String[] args) {
        final int MAX = 20000;
        long tInicio = System.currentTimeMillis();
        List<Integer> lista = new ArrayList<Integer>();
        for (int i = 0; i < MAX; i++) {
          lista.add(i);
        }
        
        for (int i = 0; i < MAX; i++) {
          lista.contains(i);
        }
        long tFim = System.currentTimeMillis();
        System.out.println("Tempo total: " + (tFim - tInicio));
      }
    
    }
Listagem 2. Classe ListaAluno utilizando uma implementação da interface List

    import java.util.*;
    
    public class ListaAluno {
    
      public static void main(String[] args) {
        List<String> lista = new ArrayList<String>();
        lista.add("João da Silva");
        lista.add("Antonio Sousa");
        lista.add("Lúcia Ferreira");
        System.out.println(lista);
      }
    
    }

Neste exemplo, a primeira consideração a fazer é que, tendo em mente a programação para interface, na declaração de lista foi usado o tipo List. Portanto, se decidirmos mudar a implementação para LinkedList, é necessário apenas substituir o tipo ArrayList.

A segunda consideração refere-se ao tipo de dado que uma lista pode adicionar. Normalmente é possível inserir qualquer Object em uma lista, ou seja, assim como poderíamos inserir uma String, poderíamos inserir Aluno, Integer, etc. Se a lista permite inserir Object, na hora de recuperar esses dados, é necessário fazer cast para o tipo desejado. Além disso, não se teria certeza do tipo de dado que foi inserido, e o cast poderia causar uma exceção. A partir de Java 5 foi introduzido o conceito de Generics, que nos permite escrever código reusável para qualquer tipo de objeto. Sob a ótica da utilização deste conceito em coleções, para definirmos o tipo que lista poderá adicionar, incluímos o parâmetro em sua declaração. Dessa forma o compilador gerará um erro caso se tente adicionar um objeto que não seja String. E não será necessário usar cast durante a iteração.

Adicionando novo requisito – Ordem ascendente

Vamos supor agora que desejamos que a lista seja classificada em ordem ascendente. Observando a documentação da implementação ArrayList, verificamos que não existe um método de ordenação. Para solucionar este requisito, uma opção seria mudar nossa aplicação para utilizar a interface Set, onde os elementos estariam classificados pela ordem natural, no entanto a inserção de novos elementos seria mais lenta. Sendo assim, vamos utilizar a classe utilitária Collections. Esta classe dispõe do método sort(), que pode classificar uma interface List em ordem natural ou classificar de acordo com a implementação da interface Comparator, que logo estudaremos ainda neste artigo. A aplicação deste método pode ser constatada na Listagem 3, onde podemos observar que o método sort() altera a lista original.

Listagem 3. Utilização do método sort() da classe Collections

    import java.util.*;
    
    public class ListaAluno {
        
      public static void main(String[] args) {
        List<String> lista = new ArrayList<String>();
        lista.add("João da Silva");
        lista.add("Antonio Sousa");
        lista.add("Lúcia Ferreira");
        System.out.println(lista);
        Collections.sort(lista);
        System.out.println(lista);
      }
    
    }

Adicionando novo requisito – Novos dados

Considere agora que as necessidades da nossa aplicação foram modificadas e que, precisamos, além do nome do aluno, o nome do curso que ele está fazendo e a sua nota. Definimos então a classe Aluno de acordo com a Listagem 4, e modificamos a classe ListaAluno conforme a Listagem 5, de maneira que a lista possa adicionar objetos Aluno ao invés de String.

Listagem 4. Classe Aluno

    public class Aluno {
      private String nome;
      private String curso;
      double nota;
        
      Aluno(String nome, String curso, double nota) {
        this.nome = nome;
        this.curso = curso;
        this.nota = nota;
      }
        
      public String toString() {
        return this.nome;
      }
        
      // Métodos getters e setters
    }
Listagem 5. Classe ListaAluno modificada

    import java.util.*;
    
    public class ListaAluno {
        
      public static void main(String[] args) {
        List<Aluno> lista = new ArrayList<Aluno>();
            
        Aluno a = new Aluno("João da Silva", "Linux básico", 0);
        Aluno b = new Aluno("Antonio Sousa", "OpenOffice", 0);
        Aluno c = new Aluno("Lúcia Ferreira", "Internet", 0);
        lista.add(a);
        lista.add(b);
        lista.add(c);
        System.out.println(lista);
      }
    }

Classificação de objetos

Se incluirmos na Listagem 5 a chamada ao método sort() veremos que o código não compila. O compilador retornará um erro informando que não encontrou o método sort(). Visto que apenas trocamos a classe String pela classe Aluno, parece razoável supor que o problema está na classe Aluno, e está correto.

A documentação da classe Collections nos informa que o método sort() aceita apenas listas cujos elementos sejam de tipos que implementem a interface Comparable, e Aluno não implementa Comparable.

Esta interface tem apenas um método a ser implementado, compareTo(). Sua implementação deve ser feita de forma a retornar um inteiro negativo, zero ou um inteiro positivo caso o objeto que execute o método seja menor, igual ou maior que o objeto passado como parâmetro. Cabe ao desenvolvedor decidir o critério que será adotado para comparar dois objetos.

Na classe Aluno consideraremos que a comparação entre dois objetos será determinada pela comparação entre seus nomes, que são do tipo String. Dessa forma a classe Aluno deve ser alterada para que fique de acordo com a Listagem 6.

Listagem 6. A classe Aluno com implementação da interface Comparable

    public class Aluno implements Comparable<Aluno>{
         private String nome;
         private String curso;
         double nota;
        
      Aluno(String nome, String curso, double nota) {
        this.nome = nome;
        this.curso = curso;
        this.nota = nota;
      }
        
      public String toString() {
        return this.nome;
      }
        
      public int compareTo(Aluno aluno) {
        return this.nome.compareTo(aluno.getNome());
      }
        
      // Métodos getters e setters
    
      public String getNome() {
        return this.nome;
      }
    }

Note que no método compareTo() fizemos simplesmente uma chamada ao mesmo método, só que para o atributo nome, que é do tipo String. String é uma classe comparável, isto é, já implementa Comparable.

Agora podemos incluir uma chamada ao método sort() na classe ListaAluno. A ordenação implementada por Comparable é chamada ordenação natural. Por exemplo, em uma String a ordenação natural é a ordem alfabética, em uma classe wrapperInteger, Float, etc. – a ordenação natural é a ordem numérica.

Em certas situações precisamos de uma ordenação diferente da natural ou temos uma coleção de objetos de uma classe de terceiros que não é comparável, ou seja, não implementa Comparable. Nesses casos usamos a interface Comparator. Para implementar esta ordenação é necessário escrever uma classe que implementa essa interface, definindo como os objetos da lista serão comparados. A interface possui apenas um método, compare(). Ele recebe dois objetos que são comparados e retorna um inteiro negativo, zero ou um inteiro positivo se o primeiro objeto é menor, igual ou maior que o segundo. Na Listagem 7 temos um exemplo de implementação de Comparator.

Listagem 7. Implementação da interface Comparator

    import java.util.Comparator;
    
    public class ComparaAluno implements Comparator<Aluno> {
      public int compare(Aluno a, Aluno b) {
        return a.getNome().compareTo(b.getNome());
      }
    }

Para usar esta implementação chamamos o método sobrecarregado sort() da classe Collections. Ele recebe como argumentos a lista a ser ordenada e uma instância da implementação de Comparator, conforme a Listagem 8.

Listagem 8. Uso de Comparator para ordenar a lista

    import java.util.*;
    
    public class ListaAluno {
    
      public static void main(String[] args) {
        List<Aluno> lista = new ArrayList<Aluno>();
        ComparaAluno ca = new ComparaAluno();
            
        Aluno a = new Aluno("João da Silva", "Linux básico", 0);
        Aluno b = new Aluno("Antonio Sousa", "OpenOffice", 0);
        Aluno c = new Aluno("Lúcia Ferreira", "Internet", 0);
        lista.add(a);
        lista.add(b);
        lista.add(c);
        System.out.println(lista);
        Collections.sort(lista, ca);
        System.out.println(lista);
      }
    }
Nota: A classe Arrays, cujos métodos estáticos se aplicam a arrays, também tem os métodos sort() que precisam das implementações de Comparable e Comparator, semelhante ao que foi estudado anteriormente para a classe Collections

A interface Iterator

As interfaces que estendem Collection herdam o método iterator(). Quando este método é chamado por um collection ele retorna uma interface Iterator. Após essa chamada, usamos os métodos de Iterator para percorrer um collection do início ao fim e até remover seus elementos. Na Listagem 9 é mostrada uma aplicação desta interface em ListaAluno.

Listagem 9. Utilização da interface Iterator para percorrer uma lista

    import java.util.*;
    
    public class ListaAluno {
    
      public static void main(String[] args) {
        List<Aluno> lista = new ArrayList<Aluno>();
    
        Aluno a = new Aluno("João da Silva", "Linux básico", 0);
        Aluno b = new Aluno("Antonio Sousa", "OpenOffice", 0);
        Aluno c = new Aluno("Lúcia Ferreira", "Internet", 0);
        Aluno d = new Aluno("Antonio Sousa", "OpenOffice", 0);
        lista.add(a);
        lista.add(b);
        lista.add(c);
        lista.add(d);
        System.out.println(lista);
        Aluno aluno;
        Iterator<Aluno> itr = lista.iterator();
        while (itr.hasNext()) {
          aluno = itr.next();
          System.out.println(aluno.getNome());
        }
      }
    
    }

Observe que é necessário informar o tipo que será retornado pelo Iterator. O método hasNext() retorna true se houver elemento a ser lido, e o método next() retorna o objeto, de acordo com o tipo informado na declaração da interface. A partir de Java 5 foi introduzido o enhanced-for, que facilita muito a iteração sobre collections e arrays. Mostraremos uma aplicação desse comando quando falarmos de Map.

Nota: A interface Iterator pode ser usada também para percorrer um Set. O método listIterator() retorna uma interface ListIterator. Esta interface, além dos métodos hasNext() e next(), oferece o método hasPrevious(), que retorna true se existir um elemento anterior, e o método previous() que retorna o elemento anterior. Além desses, ela tem métodos para remover e adicionar novos elementos.

A interface Set

Uma das características de List é que ela permite elementos duplicados, o que não é desejável em nossa lista de alunos. Analisando as interfaces, concluímos que Set é o que realmente precisamos, pois não permite elementos duplicados. Como HashSet tem desempenho superior a TreeSet, optamos por esta implementação.

Dessa forma, pode-se observar na Listagem 10 a classe ListaAluno modificada para usar Set. Note que forçamos a inserção de um objeto duplicado, mas quando executamos a aplicação constatamos que o objeto foi inserido. Se um Set não permite elementos duplicados, onde está o erro? Como HashSet determina que dois objetos estão duplicados?

Listagem 10. ListaAluno usando a interface Set

    import java.util.*;
    
    public class ListaAluno {
    
      public static void main(String[] args) {
        Set<Aluno> conjunto = new HashSet<Aluno>();
            
        Aluno a = new Aluno("João da Silva", "Linux básico", 0);
        Aluno b = new Aluno("Antonio Sousa", "OpenOffice", 0);
        Aluno c = new Aluno("Lúcia Ferreira", "Internet", 0);
        Aluno d = new Aluno("Antonio Sousa", "OpenOffice", 0);
        conjunto.add(a);
        conjunto.add(b);
        conjunto.add(c);
        conjunto.add(d);
        System.out.println(conjunto);
      }
    }

HashSet usa o código hash do objeto – dado pelo método hashCode() – para saber onde deve por e onde buscar o mesmo no conjunto (Set). Antes ele verifica se não existe outro objeto no Set com o mesmo código hash. Se não há código hash igual, então ele sabe que o objeto a ser inserido não está duplicado. Dessa forma, classes cujas instâncias são elementos de HashSet devem implementar o método hashCode(). Como consequência disso, a classe Aluno, no nosso exemplo, deve sobrescrever o método hashCode().

Conforme o contrato geral de hashCode(), que consta na especificação da classe Object, se dois objetos são diferentes de acordo com equals() então não é obrigatório que seus códigos hash sejam diferentes.

Portanto, objetos que retornam o mesmo código hash não são necessariamente iguais. Assim, quando encontra no conjunto um objeto com o mesmo código hash do objeto a ser inserido, HashSet faz uma chamada ao método equals() para verificar se os dois objetos são iguais. Dessa forma, a classe Aluno deve sobrescrever o método equals() também. Veja a classe Aluno com esses métodos implementados na Listagem 11.

Criar código para equals() e hashCode() não é trivial, pois existem contratos definidos pela API de Java que devem ser rigorosamente seguidos. Por exemplo: se dois objetos são iguais, eles devem permanecer iguais durante toda a aplicação e devem resultar no mesmo hashCode(). Para facilitar essa tarefa, Eclipse e NetBeans têm opções para gerar esses métodos para as classes.

Listagem 11. Implementação de equals() e hashCode() na classe Aluno

    public class Aluno implements Comparable<Aluno>{
      private String nome;
      private String curso;
      double nota;
        
      Aluno(String nome, String curso, double nota) {
        this.nome = nome;
        this.curso = curso;
        this.nota = nota;
      }
        
      public String toString() {
        return this.nome;
      }
        
      public int compareTo(Aluno aluno) {
        return this.nome.compareTo(aluno.getNome());
      }
        
      public boolean equals(Object o) {
        Aluno a = (Aluno) o;
        return this.nome.equals(a.getNome());
      }
        
      public int hashCode() {
        return this.nome.hashCode();
      }
        
      // Métodos getters e setters
      public String getNome() {
        return this.nome;
      }
    }

A implementação de hashCode() e equals() foi simplificada devido a questões didáticas. Definimos que um aluno terá o código hash igual ao hash do seu nome – que é String. Sendo assim, precisamos apenas retornar o código hash do nome do aluno no método hashCode(). Ficou definido também que dois alunos são iguais quando têm nomes iguais, por isso no método equals() é retornada a comparação entre os nomes de dois alunos.

Agora podemos executar o programa da Listagem 10 e verificar que o objeto duplicado não foi inserido, tal como desejávamos. O método add() de Set retorna true ou false para indicar se o objeto foi inserido ou não no collection. Se for necessário, verifique o retorno do método para ter garantia da inclusão do objeto.

Se você programar pensando na interface e precisar de um conjunto (Set) classificado, use TreeSet em vez de HashSet sem necessidade de alterar o restante do código, pois tanto TreeSet como HashSet implementam exatamente os mesmos métodos de Set. No entanto, vale ressaltar que a classe dos elementos que são adicionados ao TreeSet deve implementar Comparable. Como Aluno já implementa esta interface não precisamos nos preocupar com isso.

Nota: Todas as classes em Java são derivadas de Object, herdando assim métodos que, por padrão, devem ser sobrescritos, tais como: clone(), equals(), hashCode(), toString(), entre outros. Por padrão, o método equals() usa == para verificar se duas referências são iguais, enquanto hashCode() retorna um inteiro calculado a partir do endereço do objeto. Classes Java como String e Date já sobrescrevem tais métodos.

A interface Map

Vamos supor que agora queremos uma estrutura onde possamos recuperar os dados de um aluno passando apenas o seu nome como argumento de um método. Ou seja, informamos o nome do aluno e o objeto correspondente a esse nome é devolvido. Para isso vamos usar a interface Map, que não estende Collection. Isso causa uma mudança profunda na aplicação, visto que os métodos usados anteriormente não poderão ser usados. Map tem seus próprios métodos para inserir/buscar/remover elementos na estrutura.

Esta interface mapeia chaves para valores. Considerando a nova proposta do problema, a chave será o nome do aluno e o valor será o objeto aluno.

Para usar uma classe que implementa Map, quaisquer classes que forem utilizadas como chave devem sobrescrever os métodos hashCode() e equals(). Isso é necessário porque em um Map as chaves não podem ser duplicadas, apesar dos valores poderem ser. Para a implementação mostrada na Listagem 12, utilizamos um TreeMap, que garante que as chaves estarão em ordem ascendente.

Listagem 12. Implementação de estrutura usando Map

    import java.util.*;
    
    public class MapaAluno {
    
      public static void main(String[] args) {
        Map<String, Aluno> mapa = new TreeMap<String, Aluno>();
    
        Aluno a = new Aluno("João da Silva", "Linux básico", 0);
        Aluno b = new Aluno("Antonio Sousa", "OpenOffice", 0);
        Aluno c = new Aluno("Lúcia Ferreira", "Internet", 0);
        Aluno d = new Aluno("Benedito Silva", "OpenOffice", 0);
        mapa.put("João da Silva", a);
        mapa.put("Antonio Sousa", b);
        mapa.put("Lúcia Ferreira", c);
        mapa.put("Benedito Silva", d);
        System.out.println(mapa);
        System.out.println(mapa.get("Lúcia Ferreira"));
    
        Collection<Aluno> alunos = mapa.values();
        for (Aluno e : alunos) {
          System.out.println(e);
        }
      }
    
    }

Note que na declaração do collection informamos dois tipos: String e Aluno. O primeiro refere-se à chave e o segundo ao valor. O método para inserir na estrutura é put(), que recebe dois objetos (chave e valor). Para recuperar um objeto específico utilizamos o método get() passando a chave como parâmetro.

Como Map não estende Collection, não tem os métodos iterator() e listIterator(). Entretanto, existe o método keySet() que retorna um Set com as chaves do mapa, e o método values() que retorna um Collection com os valores associados às chaves. Assim, podemos percorrer o mapa partindo desses métodos e usando enhanced-for. A aplicação deste comando (for (Objeto obj: colecao) { ... }) para percorrer o mapa também é mostrada na Listagem 12.

Com tudo o que foi apresentado, podemos constatar que não existe a melhor implementação que resolve todos os problemas de estruturas de dados. Cada tipo de problema requer uma implementação diferente dependendo das características do mesmo. Escolher a implementação certa envolve saber o que sua interface oferece, quais as suas características e como ela será usada.

Na vídeo aula deste artigo apresentamos o Java Collections Framework, abordando as principais coleções e algumas boas práticas.

Conclusões

Java Collections Framework tem muito mais recursos do que aqueles que apresentamos neste artigo. É fundamental estudarmos a documentação da API para nos familiarizarmos com as opções que esta estrutura oferece. Falamos no texto que as interfaces não são thread-safe, no entanto a classe Collections possui um método synchronized para cada collection. Este método retorna objetos thread-safe, para o caso de você necessitar de acesso concorrente. O conhecimento dos contratos de equals() e hashCode() é muito importante para a utilização adequada das interfaces aqui estudadas. A implementação errada desses métodos pode produzir resultados inesperados e errôneos.

Além das interfaces apresentadas, existem outras, tais como NavigableSet, BlockingQueue, Deque, BlockingDeque, NavigableMap, etc. É muito importante consultar sempre a documentação de Java SE para usar com eficiência a API.

Neste artigo, aprendemos que é fundamental conhecer a hierarquia das coleções de maneira a utilizar as interfaces para programar polimorficamente. Vimos também que, além da hierarquia, é fundamental conhecer os algoritmos – métodos – para manipular corretamente as estruturas.

Entender as características de cada interface e implementação fornece a base para a decisão de qual delas utilizar, visando solucionar, da melhor maneira possível, os problemas apresentados durante o desenvolvimento de aplicações.


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