Inversão de Controle - Revista Java Magazine 95 - Parte 1
Para iniciar nossos estudos sobre Inversão de Controle, apresentaremos na primeira parte desta minissérie os fundamentos para se elaborar um projeto com baixo acoplamento e o padrão de projeto Factory.
Inversão de Controle - Parte 2
Para iniciar nossos estudos sobre Inversão de Controle, apresentaremos na primeira parte desta minissérie os fundamentos para se elaborar um projeto com baixo acoplamento e o padrão de projeto Factory.
Em que situação o tema é útil:
Este tema é útil a todo desenvolvedor que almeja desenvolver/projetar sistemas com baixo acoplamento, um dos requisitos primordiais para o reuso de código.
Resumo DevMan:
Como destacado anteriormente, neste artigo analisaremos os conceitos do baixo acoplamento através de um simples exemplo. Em seguida, comentaremos sobre o padrão de projeto Factory, bastante utilizado em projetos e que nos auxilia a codificar com acoplamento reduzido.
Um dos grandes benefícios que a orientação a objetos trouxe para o desenvolvimento de software é a facilidade para desenvolver um design de código mais flexível e com isso facilitar as futuras manutenções. Com isso os sistemas podem crescer e sofrer alterações de uma forma mais simples e menos impactante.
Em sistemas desenvolvidos utilizando a orientação a objetos, as funcionalidades e tarefas são modeladas em forma de objetos. Assim, todos os fluxos do sistema são o resultado da interação destes objetos, ou seja, os objetos trabalham juntos para executar o que foi pedido pelo usuário. De forma semelhante à vida real, existem várias formas de colocar os objetos para trabalhar juntos. Neste artigo serão abordadas algumas destas técnicas com um foco especial na Inversão de Controle."
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