Introdução ao Oracle

Veja neste tutorial uma breve introdução ao Oracle.

Apresentando o Oracle

Basicamente, os seus mecanismos de execução são as estruturas de memória e os processos executados em background. Todas as vezes que um banco é inicializado, uma SGA é alocada e os processos são inicializados. A combinação das estruturas de memória na SGA(System Global Area ou Área Global do Sistema) e dos processos em background é chamada de instância ORACLE. Algumas arquiteturas de hardware permitem múltiplos computadores compartilharem os mesmos dados, softwares ou periféricos. Com a opção Parallel Server do ORACLE, podemos tirar proveito dessa característica através da execução de múltiplas instâncias que compartilham um único banco de dados. Assim, os usuários de diversas máquinas podem acessar o mesmo banco de dados com uma melhoria na performance.

A SGA é um grupo de buffers de memória compartilhados que são destinados pelo ORACLE para uma instância. Os processos em background executam tarefas distintas assincronicamente em benefício a todos os usuários de um banco de dados.

A base é a linguagem SQL, que através desta sintaxe, cria, modifica e manipula as estruturas de dados criadas no Oracle, tendo como componentes básicos do ambiente:


Saiba mais sobre PL/SQL Oracle

Relacionados

Artigos relacionados