Introdução ao Google Analytics for Mobile Apps
O objetivo deste artigo é apresentar uma introdução ao Google Analytics, uma plataforma gratuita que permite o acompanhamento e análise de atividades e comportamento de usuários dentro de um aplicativo, website ou até mesmo em games.
O Google Analytics foi lançado em 2005. No início era possível acompanhar somente o tráfego de websites através de um pequeno snippet de código JavaScript a ser incluído em cada uma das páginas HTML do site que você desejava acompanhar. Em 2012 o Google anunciou uma nova versão do Google Analytics, chamada de “Universal Analytics”. Essa nova versão passou a permitir o acompanhamento em múltiplas plataformas, incluindo aplicativos mobile e games, e a suportar dimensões e métricas personalizadas. A plataforma Google Analytics permite que, através de um painel único, uma série de dados referentes à quantidade de acessos, visualizações de páginas (Page Views ou Screen Views), eventos (hits), conversões, transações, tempo empenhado pelo usuário ao realizar tarefas específicas (App Speed), o caminho e o fluxo de navegação seguido pelo usuário até alcançar seu objetivo (Behavior Flow) e até a incidência de exceções e travamentos possam ser visualizados e/ou combinados de diferentes maneiras de forma a fornecer um feedback rico e customizado ao desenvolvedor.
Seja em um projeto pessoal ou em um projeto em desenvolvimento dentro da empresa na qual você trabalha, a análise de métricas nos fornece um importante feedback, que permite não só a avaliação de ROI (Return On Investment) do projeto, mas também nos apresenta um importante indicador para determinar quais partes do aplicativo, website ou game estão tendo a repercussão esperada, quais funcionalidades são as mais populares e quais são menos utilizadas, etc. Esses dados podem nos apontar qual caminho seguir para o desenvolvimento de uma melhor UX (User Experience), o que certamente levará você e a sua equipe aos resultados esperados no projeto. Neste artigo, iremos considerar as versões das tecnologias apresentadas na Tabela 1.
Tecnologia utilizada | Versão |
Google Analytics SDK for iOS | 3.17 |
Google Play services SDK | 3.0.0 |
Google Analytics SDK for Android | 9.2.0 |
Apache Cordova | 6.1 |
google-analytics-plugin | 1.7 |
Tabela 1. Versões das tecnologias utilizadas
Primeiros passos com o Google Analytics
Para ter acesso ao painel, configurações e relatórios do Google Analytics, acesse o site do Analytics (vide seção Links) e clique em “Criar uma conta”. Nesse momento será solicitado que você realize login com uma conta do Google (caso você ainda não possua uma, clique em Mais opções > Criar conta). Após realizar o login, uma tela igual a Figura 1 será apresentada. Clique no botão “Inscreva-se” para continuar.
Nesse primeiro acesso você será solicitado a criar uma conta para seu projeto (vide Figura 2). Nesse momento se pode escolher o nome dessa primeira conta, além do nome e o tipo do projeto (website ou app). Para este artigo, escolha a opção “Aplicativo para celular” para o tipo do projeto.
Contas, propriedades e views (vistas de propriedade)
Dentro do Google Analytics, seus projetos são organizados e divididos entre contas, sendo que cada conta poderá possuir até 50 propriedades (ver Figura 3). Uma propriedade refere-se a um projeto, website ou aplicativo com o qual você esteja trabalhando. Dessa forma você pode agrupar e organizar seus projetos (propriedades) em contas diferentes. Um bom padrão a se seguir é criar uma conta para cada um de seus clientes e dentro de cada uma manter as propriedades (projetos) pertencentes a ele. Assim você poderá futuramente adicionar seus clientes como administradores, de modo que eles possam visualizar os dados de todos os projetos pertencentes à empresa em que trabalham, além de facilitar a localização e navegação através dos projetos.