Introdução ao Google Analytics for Mobile Apps

O objetivo deste artigo é apresentar uma introdução ao Google Analytics, uma plataforma gratuita que permite o acompanhamento e análise de atividades e comportamento de usuários dentro de um aplicativo, website ou até mesmo em games.

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O objetivo deste artigo é apresentar uma das ferramentas mais utilizadas para coleta de métricas: o Google Analytics. O Google Analytics é uma plataforma gratuita que permite o acompanhamento e análise de atividades e comportamento de usuários dentro de um aplicativo, website ou até mesmo game. Seu uso é útil em situações nas quais precisamos, por exemplo, apontar qual caminho seguir para o desenvolvimento de uma melhor UX (User Experience).

O Google Analytics foi lançado em 2005. No início era possível acompanhar somente o tráfego de websites através de um pequeno snippet de código JavaScript a ser incluído em cada uma das páginas HTML do site que você desejava acompanhar. Em 2012 o Google anunciou uma nova versão do Google Analytics, chamada de “Universal Analytics”. Essa nova versão passou a permitir o acompanhamento em múltiplas plataformas, incluindo aplicativos mobile e games, e a suportar dimensões e métricas personalizadas. A plataforma Google Analytics permite que, através de um painel único, uma série de dados referentes à quantidade de acessos, visualizações de páginas (Page Views ou Screen Views), eventos (hits), conversões, transações, tempo empenhado pelo usuário ao realizar tarefas específicas (App Speed), o caminho e o fluxo de navegação seguido pelo usuário até alcançar seu objetivo (Behavior Flow) e até a incidência de exceções e travamentos possam ser visualizados e/ou combinados de diferentes maneiras de forma a fornecer um feedback rico e customizado ao desenvolvedor.

Seja em um projeto pessoal ou em um projeto em desenvolvimento dentro da empresa na qual você trabalha, a análise de métricas nos fornece um importante feedback, que permite não só a avaliação de ROI (Return On Investment) do projeto, mas também nos apresenta um importante indicador para determinar quais partes do aplicativo, website ou game estão tendo a repercussão esperada, quais funcionalidades são as mais populares e quais são menos utilizadas, etc. Esses dados podem nos apontar qual caminho seguir para o desenvolvimento de uma melhor UX (User Experience), o que certamente levará você e a sua equipe aos resultados esperados no projeto. Neste artigo, iremos considerar as versões das tecnologias apresentadas na Tabela 1.

Tecnologia utilizada Versão
Google Analytics SDK for iOS 3.17
Google Play services SDK 3.0.0
Google Analytics SDK for Android 9.2.0
Apache Cordova 6.1
google-analytics-plugin 1.7

Tabela 1. Versões das tecnologias utilizadas

Primeiros passos com o Google Analytics

Para ter acesso ao painel, configurações e relatórios do Google Analytics, acesse o site do Analytics (vide seção Links) e clique em “Criar uma conta”. Nesse momento será solicitado que você realize login com uma conta do Google (caso você ainda não possua uma, clique em Mais opções > Criar conta). Após realizar o login, uma tela igual a Figura 1 será apresentada. Clique no botão “Inscreva-se” para continuar.

Figura 1. Começando a usar o Google Analytics

Nesse primeiro acesso você será solicitado a criar uma conta para seu projeto (vide Figura 2). Nesse momento se pode escolher o nome dessa primeira conta, além do nome e o tipo do projeto (website ou app). Para este artigo, escolha a opção “Aplicativo para celular” para o tipo do projeto.

Figura 2. Criação de uma conta no Google Analytics

Contas, propriedades e views (vistas de propriedade)

Dentro do Google Analytics, seus projetos são organizados e divididos entre contas, sendo que cada conta poderá possuir até 50 propriedades (ver Figura 3). Uma propriedade refere-se a um projeto, website ou aplicativo com o qual você esteja trabalhando. Dessa forma você pode agrupar e organizar seus projetos (propriedades) em contas diferentes. Um bom padrão a se seguir é criar uma conta para cada um de seus clientes e dentro de cada uma manter as propriedades (projetos) pertencentes a ele. Assim você poderá futuramente adicionar seus clientes como administradores, de modo que eles possam visualizar os dados de todos os projetos pertencentes à empresa em que trabalham, além de facilitar a localização e navegação através dos projetos.

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