Introdução à UML: Mecanismos gerais
A UML é uma linguagem gráfica e textual usada no desenvolvimento orientado a objetos (OO) para visualização, especificação, construção e documentação de informações referentes a um software.
A UML é uma linguagem gráfica e textual usada no desenvolvimento orientado a objetos (OO) para visualização, especificação, construção e documentação de informações referentes a um software. Neste artigo apresentaremos os fundamentos da UML, atentando para seus diagramas e alguns de seus principais elementos.
Em que situação o tema útil:
Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.
Resumo DevMan
A qualidade em sistemas de software passa pela qualidade das especificações e modelagem destes sistemas. Neste sentido, a UML apresenta uma série de diagramas para a construção de sistemas baseados no paradigma da orientação a objetos. Neste contexto, este artigo apresenta de uma forma geral a UML, discutindo seus diagramas e algumas ferramentas de apoio ao seu uso em projetos de software.
Autores: Ayala Leal, Ana Bárbara Macêdo e Rodrigo Oliveira Spínola
Considera-se uma boa prática de engenharia de software a utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos. O uso da linguagem UML (Unified Modeling Language – linguagem de modelagem unificada) é um exemplo de boa prática de engenharia de software.
A UML formalizou um conjunto de conceitos composto por elementos (classes, interfaces e componentes), relacionamentos (associação, generalização e dependências) e tipos de diagramas, que permitiu a unificação na representação de modelos orientados a objetos de sistemas computacionais.
Essas notações tornaram-se dominante em empresas que empregam idéias de engenharia de software no desenvolvimento de sistemas e aplicações orientados a objetos.
Neste contexto, neste artigo apresentaremos os fundamentos da UML, atentando para seus diagramas e alguns de seus principais elementos.
UML
A UML é uma linguagem gráfica e textual usada no desenvolvimento orientado a objetos (OO) para visualização, especificação, construção e documentação de informações referentes a um software.
Essa linguagem foi criada em 1996, como o resultado da integração dos métodos orientados a objetos propostos por Booch (1994), Rumbaugh (1991) e Jacobson (1993), padronizando as notações utilizadas. Na versão 1.1, foi aprovada como linguagem padrão para a modelagem orientada a objetos pela OMG (Object Management Group) em 1997.
A definição da UML encontra-se na "Especificação de Modelagem Unificada da OMG", no site da OMG, com o objetivo de descrever qualquer tipo de sistema, em termos de diagramas orientados a objetos. A versão 2.0 da UML foi adotada pela OMG em 2004, possuindo 13 diferentes tipos de diagramas, mais elementos e maior formalismo. A versão corrente é 2.4 (beta), de março de 2011.
A linguagem de modelagem UML é independe da linguagem de programação que o sistema será desenvolvido. Porém, a depender da semântica da linguagem de programação a ser utilizada na codificação do software, certas características da UML devem ser evitadas na modelagem desse software, pois podem não estar implementadas pela linguagem de programação.
O vocabulário (sintaxe) e regras (semântica) utilizados na UML são pré-estabelecidos e focam a representação conceitual e física do sistema a ser desenvolvido. Esse vocabulário incorpora, entre outros, três conceitos: objetos, relacionamentos e diagramas. A fim de suprir possíveis especificidades de cada projeto de sistema analisado, a UML possibilita também extensões da sintaxe e da semântica.
Objetos e Classes
Os objetos são as entidades mais importantes de um sistema desenvolvido considerando o paradigma orientado a objetos. Eles representam entidades discretas, com fronteiras bem-definidas e identidade própria, que contém estado e comportamento, e se relacionam com outros objetos. O estado do objeto é representado por seus atributos, seu comportamento é representado pelas operações, e o relacionamento é representado pelas chamadas de operações.
Objetos com similaridades nos seus atributos, operações e relacionamentos podem ser agrupados na mesma classe de objetos. A UML permite uma representação gráfica de classes de objetos como a apresentada na Figura 1.
Figura 1. Notação de uma classe em UML
Alternativamente, as classes podem ser representadas:
- Suprimindo-se os atributos, as operações ou a visibilidade;
- Representando a visibilidade dos atributos e operações por ícones;
- Indicando a multiplicidade do atributo, seu valor padrão e assinatura;
- Sublinhando-se o atributo ou a operação para indicar que são estáticos (aplicam-se à classe como todo, e não ao objeto).
Os objetos também podem ser representados na UML de forma semelhante, com a ressalva de indicar a classe à qual pertence junto ao nome do objeto (<nome do objeto>:<nome da classe>). Porém a representação gráfica do objeto não é muito adotada, ao contrário da classe." [...] continue lendo...
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