Introdução a tecnologia Java

Veja neste artigo uma apresentação da tecnologia Java, composta pela linguagem de programação e pela plataforma. Serão apresentados os principais conceitos relacionados a programação em Java, os principais editores e, ao fim, exemplos práticos.

1. INTRODUÇÃO

Java é a base de praticamente todos os tipos de aplicativo em rede e é o padrão global para desenvolvimento e fornecimento de aplicativos para celular, jogos, conteúdo on-line e software corporativo (ORACLE, 2012). Foi projetada com alguns objetivos como orientação a objetos, portabilidade (pode ser executado em qualquer ambiente), recursos de redes (grande quantidade de biblioteca cooperam com os protocolocos de rede), segurança e a sintaxe similar a C/C++.

O código criado pelo programador não é interpretado pelo ambiente onde está sendo executado, é gerado um código intermediário, denominado bytecode, que será interpretado e executado pela máquina virtual (JVM), dessa forma o programa pode ser executado em uma grande quantidade de plataforma.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Tecnologia

A tecnologia Java é formada pela a linguagem de programação e a plataforma. Programação Java é uma linguagem de alto ível que tem as características abaixo:

Em Java os códigos-fonte são escritos em arquivos com a extensão .java, que depois são compilados e transformados em arquivos .class pelo compilador javac. Esses arquivos contém os bytecodes que serão interpretados e executados pela Máquina virtual (JVM).

A plataforma Java é formada por dois componentes:

2.2 Linguagem

A linguagem Java é orientada a objetos e é parecida com a sintaxe do C/C++, simples e robusta, minimizando assim bugs e aumentando a produtividade, da suporte a threads nativo, acoplamento em tempo de execução, tem um garbage colletor (coletor de lixo) para remover valores da memória, não depende de plataforma. O código intermediário é interpretado por uma máquina virtual, disponibilizando assim uma compilação rápida, a sintaxe é uniforme e rigorosa a quanto a tipos (Rocha, 2012).

2.3 API

Java disponibiliza uma grande coleção de APIS organizadas em pacotes(java.*, javax.* e extensões) usadas pelos ambientes de execução(JRE) e de desenvolvimento (SDK). Principais Apis são distribuídas juntamente coms os produtos para desenvolvimento (J2SE, J2EE, J2ME) (Rocha, 2012).

2.4 Máquina Virtual

Quando um programa Java é compilado um código intermediário é gerado, chamado de bytecode. Este bytecode é interpretado pelas máquinas virtuais java (JVMs) para a maioria dos sistemas operacionais. A máquina virtual é a responsável por criar um ambiente multiplataforma (DEVJR, 2012). A execução de um programa depende da origem do código a ser executado e da forma como foi implementada A JVM (Rocha, 2012).

2.5 Ambiente

Algumas ambiente de desenvolvimento integrado(IDE) para desenvolver Java:

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Package

Um Package (Pacote) é uma forma de organizar as classes dentro dos namespaces similar nos outros módulos. Um pacote fornece um namespace exclusivo para os tipos que ele contém.

Figura 1: Package.

3.2 Classe, Objeto e Instância

Classe e um conjunto de objetos que possuem estados semelhantes, comportamento comum e relacionamentos comuns com outros objetos (José Eduardo Deboni).

Objeto é um elemento do munto real (José Davi Furlan), contém comportamentos (forma com que reage a estímulos) e atributos (características).

Instância é criar fisicamente uma representação concreta da classe.

Listagem 1: Exemplo de classe

package PackageJava; //Classe public class IntroducaoJava { //Atributo private String conteudo; //Construtor public IntroducaoJava(String value) { this.conteudo = value; } //Método public String getConteudo() { return this.conteudo; } } package PackageJava; public class Model { public void CreateClass() { //Instâncias IntroducaoJava java1 = new IntroducaoJava("Introdução à Java 1"); IntroducaoJava java2 = new IntroducaoJava("Introdução à Java 2"); System.out.println(java1.getConteudo()); System.out.println(java2.getConteudo()); } }
Figura 2: Anatomia (Rocha, 2012).

O método main() é o primeiro método que vai ser chamado pelo interpretador Java, o argumento é um vetor formado por textos passados na linha de comando (Rocha, 2012).

3.3 Palavras-chave

Palavras-chave são requisitos básicos para a prova de certificação, são conhecidas também como palavras reservadas. Essa palavras não podem ser usadas para representar váriaveis, classes ou nomes de métodos. Abaixo estão as palavras reservadas (Melo, 2009):

3.4 Exemplo

Listagem 2: Hello world.
public class Program { /** * @param args */ public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub System.out.println("Hello World."); System.out.println("Primeiro Exemplo Java."); System.out.println("Introdução a Java."); for(int index = 0;index < 10;index++) { System.out.println("Número = " + index); } } }
Listagem 3: Usando argumentos do método main.
public class Program { /** * @param args */ public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub System.out.println("Lendo os argumentos"); System.out.println("Existe " + args.length + " argumento(s)"); for(int index = 0;index < args.length;index++) { System.out.println("Valor do " + index + "º = " + args[index]); } } }
Listagem 4: Exemplos de operações matemáticas.
public class Program { /** * @param args * * */ public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub.. /// int value1 = 11; int value2 = 6; System.out.println("Value 1 = 11 / Value 2 = 6"); System.out.println("Soma = " + (value1 + value2)); System.out.println("Subtração = " + (value1 - value2)); System.out.println("Divisão = " + ((float)value1 / (float)value2)); System.out.println("Multiplicação = " + (value1 * value2)); System.out.println("Resto = " + (value1 % value2)); } }
Listagem 5: Leitura de valores no console.
import java.io.*; public class Program { /** * @param args */ public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub try { BufferedReader buffer = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); System.out.println("Digite alguma coisa."); String value = buffer.readLine(); System.out.println("Você digitou:" + value); } catch(Exception oException) { System.out.println(oException.getMessage()); } } }
Listagem 6: Exemplo de tabuada.
import java.io.*; public class Program { /** * @param args */ public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub try { BufferedReader buffer = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); System.out.println("Digite um número."); String value = buffer.readLine(); for(int index = 1;index <= 10;index++) { System.out.println(value + " X " + index + " = " + (index * Integer.parseInt(value))); } } catch(Exception oException) { System.out.println(oException.getMessage()); } } }

4. Conclusão

Esse é o primeiro artigo sobre Java, pretendo escrever mais sobre essa linguagem que é muito utilizado no mercado, nos artigos vou colocar explicações e exemplos que algum dia tive dificuldade. Até o próximo artigo.

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