Introdução à Certificação de Programador Java
Este artigo apresenta uma visão geral sobre a tradicional certificação Java OCAJP8, incluindo questões de exemplo.
A certificação de programador OCAJP8, voltada para a plataforma Java SE 8 (Java Standard Edition 8), permite ao programador Java confirmar o seu conhecimento nas bases do desenvolvimento Java, dominando a maior parte das funcionalidades do Java SE, que atualmente está na versão 8. A certificação para programador Java OCAJP8 é uma das mais requisitadas, visto que existe uma alta demanda de programadores Java no mercado de trabalho.
Essa certificação confere ao profissional o título de Oracle Certified Associate, sendo a mais básica oferecida pela Oracle. O exame é composto por 70 questões de múltipla escolha e o candidato tem 120 minutos para respondê-lo. Para obter a certificação é preciso acertar 63% das questões, sendo elas voltadas aos conceitos básicos da linguagem pertencentes ao Java SE 8 (que também abrange as versões anteriores do Java SE).
Para conhecimento, antigamente essa certificação era chamada de Sun Certified Java Programmer (SCJP), mas depois que a Sun foi comprada pela Oracle a certificação de programador Java passou a ser chamada de Oracle Certified Associate Java SE Programmer (OCAJP). Além dessa, é disponibilizada uma versão da certificação de programador que inclui conceitos mais abrangentes, relativos ao nível Oracle Certified Professional, obtida com a aprovação na prova Oracle's Certified Professional Java SE Programmer (OCPJP).
Felizmente, existem cursos oferecidos pela própria Oracle para o programador se preparar para qualquer certificação Java. Entretanto, o candidato pode também se preparar lendo livros específicos para a certificação, artigos ou ainda estudando os livros que ensinam a linguagem Java e testando exemplos no próprio JDK.
Através da certificação OCAJP8, o programador confirma o seu domínio sobre os fundamentos da linguagem Java, sendo avaliado em uma grande variedade de funcionalidades das APIs padrões e nos principais recursos da linguagem em si incluídos no Java SE 8. A prova aplicada na certificação inicia com temas básicos sobre laços de repetição e declaração de variáveis, e segue até tópicos mais complexos, como Arrays e Exceções.
Como a prova envolve o básico, ela não cobre tópicos específicos como criação de GUIs e programação para Internet, mas o programador deve mostrar no exame que domina a maioria das bibliotecas padrão (APIs básicas). Além da teoria, o programador deve demonstrar que domina a prática, compreendendo trechos de programas criados usando os mecanismos de controle da linguagem, sem ter de necessariamente produzir código.
Conteúdo da certificação OCAJP8
O conteúdo da prova abrange diversos conceitos fundamentais da programação Java, iniciando em fundamentos como definição de variáveis, tipos de dados e uso de operadores, e alcançando assuntos mais complexos como herança, encapsulamento e polimorfismo.
Os tópicos da prova são apresentados a seguir:
- Conceitos
básicos da linguagem Java:
o Definir o escopo das variáveis;
o Definir a estrutura das classes Java;
o Criar aplicações Java executáveis a partir do uso do método main(). Executar um programa Java no console e interpretar a saída do mesmo;
o Importar outros pacotes Java para fazê-los acessíveis em seu código;
o Conhecer as características principais da linguagem Java, como independência de plataforma, orientação a objetos, sintaxe simplificada, etc. - Trabalhar
com tipos de dados Java:
o Declarar e inicializar variáveis, incluindo conversão (casting) de tipos primitivos;
o Saber diferenciar variáveis primitivas e variáveis de referência a objetos;
o Saber como ler ou alterar campos de objetos;
o Explicar o ciclo de vida dos objetos (criação, gerenciar referências e coleta de lixo);
o Desenvolver código que usa classes wrapper, como Boolean e Integer. - Usar operadores
e comandos de decisão:
o Usar os operadores Java e parênteses para sobrescrever a precedência de operadores;
o Testar a igualdade entre strings e outros objetos usando == e o método equals();
o Criar blocos de comandos com if e else, incluindo o operador ternário;
o Usar o comando switch. - Criar e
usar arrays:
o Declarar, instanciar e inicializar um array unidimensional;
o Declarar, instanciar e inicializar um array multidimensional. - Usar
laços de repetição:
o Criar e usar laços while;
o Criar e usar laços for incluindo o for melhorado;
o Criar e usar laços do-while;
o Comparar estruturas de repetição;
o Usar os comandos break e continue. - Trabalhando
com métodos e encapsulamento:
o Criar métodos com argumentos e valores de retorno, incluindo métodos sobrecarregados;
o Aplicar a palavra-chave static a métodos e variáveis.
o Criar e sobrecarregar construtores e conhecer a sua interação com construtores default;
o Aplicar modificadores de acesso;
o Aplicar os princípios de encapsulamento em classes;
o Determinar o efeito sobre referências a objetos ou valores primitivos quando os mesmos são passados como parâmetro a métodos que mudam os valores de tais variáveis. - Trabalhar
com Herança:
o Descrever herança e seus benefícios;
o Desenvolver código que demonstra o uso de polimorfismo, incluindo sobrescrita de métodos e variáveis e diferenciar entre o tipo de uma referência e o tipo de um objeto;
o Determinar quando casting é necessário;
o Usar super e this para acessar objetos e construtores;" [...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Vídeo
-