Gerenciando o botão Voltar em Aplicações Universais do Windows
Veja neste artigo como ativar e gerenciar o botão Voltar, que por padrão vem desabilitado ou sem o funcionamento esperado, em apps da Universal Windows Platform.
Motivação
Em Aplicações Universais do Windows, quando pressionamos o botão Voltar no topo da tela do desktop ou no próprio smartphone, esperamos navegar de volta para a página anterior àquela que estamos visualizando no momento. No entanto, esse comportamento não vem implementado por padrão quando criamos um novo projeto desse tipo. No desktop esse botão é inicialmente invisível, já no smartphone, apesar de haver o botão físico, seu comportamento não é o esperado: ele faz com que a aplicação seja fechada.
Passo 1: Habilitar o botão
A Figura 1 ilustra o comportamento padrão de um projeto recém-criado no Visual Studio. Repare que o botão Voltar não aparece na janela do lado esquerdo.
Para gerenciar a visibilidade do botão devemos utilizar a classe SystemNavigationManager, que se encontra no namespace Windows.UI.Core. A partir dela teremos acesso à propriedade AppViewBackButtonVisibility, que deverá receber os valores Visible ou Collapsed, com a seguinte sintaxe:
SystemNavigationManager.GetForCurrentView().AppViewBackButtonVisibility = AppViewBackButtonVisibility.Visible;
Essa instrução pode ser utilizada em qualquer ponto do aplicativo, no entanto, é importante definir bem quando o botão Voltar estará ou não visível. Para especificar isso, podemos seguir uma lógica básica: o botão só deve aparecer quando houver uma página para a qual o usuário pode voltar. Seguindo essa ideia podemos perceber, por exemplo, que na página inicial ele deve ficar oculto, mas nas demais ele deve aparecer.
Com base nisso, podemos centralizar o controle do botão Voltar na página inicial da aplicação, tornando-o visível sempre que o usuário navegar para outra página, e invisível quando o usuário voltar para a tela principal. A mostra como podemos fazer esse gerenciamento.
protected override void OnNavigatedFrom(NavigationEventArgs e)
{
SystemNavigationManager.GetForCurrentView().AppViewBackButtonVisibility = AppViewBackButtonVisibility.Visible;
}
protected override void OnNavigatedTo(NavigationEventArgs e)
{
SystemNavigationManager.GetForCurrentView().AppViewBackButtonVisibility = AppViewBackButtonVisibility.Collapsed;
}
- Linhas 1 a 4: exibimos o botão no evento OnNavigatedFrom, que ocorre sempre que o usuário navega da página atual (nesse caso, a página principal) para uma outra;
- Linhas 6 a 9: ocultamos o botão no evento OnNavigatedTo, que é disparado quando a navegação ocorre de outra página para a que estamos editando, ou seja, quando o usuário retorna para a página inicial.
Caso executemos a aplicação agora e acessarmos uma segunda página, já veremos o botão Voltar no topo da janela, como mostra a Figura 2.
Passo 2: Configurar o funcionamento do botão
Ao realizar as configurações que acabamos de ver, fazemos com o que o botão esteja visível quando for necessário. Porém, ele ainda não tem funcionalidade implementada, de forma que se clicarmos nele, nada acontecerá.
Para configurar o funcionamento propriamente dito, será necessário tratar o evento BackRequested da classe SystemNavigationManager, que é disparado sempre que o usuário tenta “voltar” na navegação, clicando no botão da página, ou usando o botão físico do dispositivo.
Por se tratar de uma configuração global, que deve estar ativa em qualquer página, ela deve ser feita na classe App, que controla o ciclo de vida da aplicação. Nessa classe, dentro do método OnLaunched (no final dele), devemos adicionar a seguinte linha de código, que define um event handler para o evento BackRequested:
SystemNavigationManager.GetForCurrentView().BackRequested += App_BackRequested;
Feito isso, será preciso criar o método App_BackRequested, cujo código pode ser visto na Listagem 2.
private void App_BackRequested(object sender, BackRequestedEventArgs e)
{
Frame rootFrame = Window.Current.Content as Frame;
if (rootFrame == null)
return;
if (rootFrame.CanGoBack && e.Handled == false)
{
e.Handled = true;
rootFrame.GoBack();
}
}
- Linha 3: obtemos o frame que está sendo visualizado atualmente (conteúdo da página ativa);
- Linhas 5 e 6: caso esse frame seja nulo, saímos do método sem realizar nenhuma ação;
- Linhas 8 a 12: através da propriedade CanGoBack do frame, verificamos se o usuário pode navegar para a página anterior e se essa navegação não foi tratada anteriormente (propriedade Handled). Em caso positivo, definimos que essa ação foi tratada nesse ponto (linha 10) e direcionamos o usuário para a página anterior (linha 11).
A partir de agora, sempre que ocorrer navegação, o usuário poderá voltar, caso seja permitido. Se esse não for o comportamento desejável de alguma página, poderemos tratar individualmente cada caso e ocultar ou exibir o botão de acordo com alguma lógica específica. Esse seria o caso, por exemplo, de quando o usuário não pode retornar à tela anterior até concluir alguma ação obrigatória, como o preenchimento de um formulário. Nesse tipo de situação, bastaria tratar os eventos OnNavigetedFrom e OnNavigatedTo e implementar o comportamento desejado.
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