Gerenciando a qualidade do código fonte com o SonarQube
Este artigo apresenta como o uso da SonarQube apoia a gestão da garantia da qualidade do código fonte com ênfase na agilidade.
Questões de arquitetura, código duplicado, pontos potenciais de bugs, nível de complexidade e cobertura dos testes serão avaliados e disponibilizados instantemente para a equipe de desenvolvimento, fornecendo feedback da qualidade do projeto.
O tema é útil para todas as equipes de desenvolvimento de software e gestores, que buscam desenvolver seus produtos com qualidade, visando reduzir retrabalho e aumentar sua produtividade.
Para isso, buscam soluções em plataformas open source para apoiar as atividades de codificação e arquitetura com foco na agilidade.
Ter um processo que garante a qualidade de software é fundamental em qualquer projeto de software e compreende várias etapas.
Medir a qualidade de um projeto de software é um grande desafio e envolve diversas métricas e indicadores. Este processo numa visão ampla, busca a conformidade a requisitos funcionais e de desempenho declarados explicitamente, padrões de desenvolvimento claramente documentados e critérios de qualidade.
Diante destes fatores devidamente estabelecidos, é possível gerenciá-los com o uso de medidas e o auxílio de softwares, de forma a reduzir o retrabalho e aumentar a produtividade, contribuindo para um projeto de sucesso.
Dentre as diversas etapas existentes no processo que garante a qualidade de software, existe a etapa que avalia a qualidade do código que está sendo construído. Atenção à qualidade do código é tão importante quanto a atenção para qualquer outra atividade uma vez que um código com qualidade pode garantir a capacidade da equipe em apresentar novas funcionalidades com o prazo de entrega adequado, garantir a capacidade de inovar e reagir às rápidas mudanças do ambiente de negócios, por exemplo.
A análise do código fonte não fornece apenas informações relativas a problemas nele, mas também informações sobre a arquitetura da aplicação e o panorama da qualidade técnica dos desenvolvedores.
Dessa forma, é possível ter subsídios para avaliar se o estado atual do código pode comprometer o projeto em geral e, de acordo com o nível de qualidade técnica dos desenvolvedores, promover ações para melhorar este panorama como, por exemplo, oferecer treinamentos para aumentar a qualidade da equipe.
Obter um código de alta qualidade é uma atividade árdua e não depende apenas de softwares e exige compromisso de toda equipe.
Por isso, antes de focar em maiores detalhes da plataforma de gerenciamento de código, é importante destacar alguns dos benefícios que podem ser alcançados, quando as equipes realmente desenvolvem e implementam código de alta qualidade:
· Produtos e serviços de qualidade: Software com baixo nível de defeitos, serviços que proporcionam maiores níveis de satisfação dos clientes, melhor retorno de investimento e maior confiança para os parceiros de negócios;
· Previsibilidade e confiança da equipe: Sem um controle confiável sobre a qualidade do código, é impossível planejar uma nova funcionalidade ou entender a velocidade de desenvolvimento. Isso cria uma falta de confiança perante as outras equipes de empresa, e desmotiva a equipe de desenvolvimento;"
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Vídeo
-
Vídeo
-
DevCast
-
DevCast