Vantagens e desvantagens do COCOMO II ?

Engenharia de Software

12/11/2014

Olá sou estudante de engenharia de software, e tenho uma pergunta sobre COCOMO II, gostaria de saber sobre vantagens e desvantagens do COCOMO II ?Não encontro muito material que me de uma informação que posso "eu" considerar interessante . Desde já agradeço qualquer resposta!OBRIGADO!
Claudio Shigemi

Claudio Shigemi

Curtidas 0

Melhor post

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

24/11/2014

Olá Claudio!
Eu não conhecia esse modelo, então fui pesquisar um pouco para entender o que é.
Encontrei esse site [url]http://csse.usc.edu/csse/research/COCOMOII/cocomo_main.html[/url] de onde retirei as seguintes utilidades:
COCOMO® II pode ser usado para as seguintes situações de decisão principais

Fazer investimento ou outras decisões financeiras envolvendo um esforço de desenvolvimento de software
Os orçamentos do projeto e horários, como base para o planejamento e controle
Decidir sobre ou negociar compensações entre custo de software, programação, funcionalidade, desempenho ou qualidade fatores
Tomar decisões de gestão de risco de custo e cronograma software
Decidir quais partes de um sistema de software para desenvolver, reutilização, arrendamento ou compra
Tomar decisões de inventário de software legado: que partes de modificar, suprimir progressivamente, terceirizar, etc
Definir estratégias mistas de investimento para melhorar a capacidade de software da organização, por meio de reutilização, as ferramentas, a maturidade do processo, outsourcing, etc
Decidir como implementar uma estratégia de melhoria de processos, como o previsto no SEI CMM

Talvez você já conheça o site, mas deixo minha contribuição..!
GOSTEI 1

Mais Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/11/2014

Nesses artigos estão descritas algumas características...
[url:descricao=COCOMO II - Um modelo para estimativa de custos de Gerência de Projetos ] [url]http://csse.usc.edu/csse/research/COCOMOII/cocomo_main.html[/url][/url]

Modelos de Estimativas de Custo de Software COCOMO & COCOMO II
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

12/11/2014

Cocomo, se encaixa em qual parte especifica na engenharia de software?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/11/2014

Acredito que gerenciamento de projetos, pois ele é um modelo que permite estimar o custo, esforço e cronograma ao planejar uma nova atividade de desenvolvimento de software.
Uma explicação interessante para ter uma noção de como é esse modelo: [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_COCOMO[/url]
GOSTEI 0
Claudio Shigemi

Claudio Shigemi

12/11/2014

Eu já conhecia o site da universidade que o mantém !
Eu estava mais interessados em opiniões pessoais de quem já tenha experimentado, e quais foram suas dificuldades para implement-lo?!

Mas , mesmo assim obrigado ,me ajudou bastante !
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

12/11/2014

Acredito que gerenciamento de projetos, pois ele é um modelo que permite estimar o custo, esforço e cronograma ao planejar uma nova atividade de desenvolvimento de software.
Uma explicação interessante para ter uma noção de como é esse modelo: [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_COCOMO[/url]

É um complemento para PMBOK ou é outra forma?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/11/2014

Pra mim é um assunto novo...
Obrigada por ter recorrido ao fórum Devmedia! Se não fosse pela tua pergunta ia continuar sem saber que existe um modelo assim. =)
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

12/11/2014

Pra mim tambem é, obrigado.
GOSTEI 0
Claudio Shigemi

Claudio Shigemi

12/11/2014

na verdade eu curso engenharia de software. O trabalho bimestrals que caiu para a minha equipe era justamente sobre o Cocomo II .por isso que pergunte gostaria de saber opiniões de outras pessoas sobre o assunto dificuldade de implementa-lo , etc...
Que me venha a prova final(quara-feira!) rsrsrs....
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

12/11/2014

Considero esse assunto novo, pois na epoca que estudei um pouco sobre gerencia de projetos, engenharia...afins, não conhecia o Cocomo. acho que nesse ponto vc terá que fazer pesquisas e mais pesquisas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/11/2014

Tem alguns artigos na web, além dos que compartilhei a cima, que talvez tenham alguns exemplos de caso de uso....
Pode ser que te ajudem...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

12/11/2014

Existem alguns trabalhos, artigos academicos...

[url]http://www.univasf.edu.br/~ricardo.aramos/disciplinas/ES_I_2010_2/COCOMO_II.pdf[/url]
GOSTEI 0
Claudio Shigemi

Claudio Shigemi

12/11/2014

Obrigado a ambos por terem me respondido !eu já havia conhecido estes links durante a minha pesquisa !mas, mesmo assim o fato de vocês terem perdido seu tempo para me ajudar eu aprecio muito !
tive que fazer pesquisas durante duas semanas para entende-lo!affff......rsrs
a prova de engenharia já foi hj é tópicos de computação (matéria chata !)
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/11/2014

Por nada Claudio!
Boa prova!
GOSTEI 0
Antonio Vidal

Antonio Vidal

12/11/2014

Métricas
GOSTEI 0
Antonio Vidal

Antonio Vidal

12/11/2014

Acredito de seja Métricas.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

12/11/2014

Acredito de seja Métricas.

Obrigado :-)
GOSTEI 0
POSTAR