Vantagens de um servidor Virtualizado
Para um servidor virtualizado, quais as vantagens dele e qual as configuração minima exigida para um? Exemplo, possuir tres servidores: Windows Server(1), Linux(2).
Davi Rabelo
Curtidas 0
Respostas
Edvaldo Amorim
08/10/2015
Isso vai depender de quais serviços vão rodar nesses servidores, é uma pergunta bem especifica que merece atenção.
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Eu queria ter pelo menos uma base.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
08/10/2015
Você possui uma boa base em virtualização, é bom conhecer bastante.
Artigo do Fábio Hara.
[url]http://imasters.com.br/artigo/22896/redes-e-servidores/monte-seu-laboratorio-para-estudar-virtualizacao[/url]
Technet
[url]https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc512483%28v=ws.10%29.aspx[/url]
Artigo do Fábio Hara.
[url]http://imasters.com.br/artigo/22896/redes-e-servidores/monte-seu-laboratorio-para-estudar-virtualizacao[/url]
Technet
[url]https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc512483%28v=ws.10%29.aspx[/url]
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Muito atrasado Edvaldo, me desculpe por não ter retornado antes.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
08/10/2015
Sem stress Davi, entendo.
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
rapaz, acho que depende de bastante coisa.
Por exemplo a virtualizacao sera feita por vc ou por terceiro?
quais servicos vc tem intencao de ter em cada um?
particularmente eu opto pela virtualizacao, vc tem um custo constante de valor reduzido, e caso precise de ajustes na estrutura fisica eh feito rapidamente com custo baixo.
ai precisa avaliar por exemplo: eu quero ter um custo com um servidor de pequeno porte virtualizado pagando 500 reais por mes ou quero comprar um servidor de pequeno porte pagando 7 mil reais?
nao sei se os valores estao neste patamar. rsrsr
Por exemplo a virtualizacao sera feita por vc ou por terceiro?
quais servicos vc tem intencao de ter em cada um?
particularmente eu opto pela virtualizacao, vc tem um custo constante de valor reduzido, e caso precise de ajustes na estrutura fisica eh feito rapidamente com custo baixo.
ai precisa avaliar por exemplo: eu quero ter um custo com um servidor de pequeno porte virtualizado pagando 500 reais por mes ou quero comprar um servidor de pequeno porte pagando 7 mil reais?
nao sei se os valores estao neste patamar. rsrsr
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Muitas perguntas que devem ser respondidas com calma, posso ver isso amanha?
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
sem crise. rsrsr
mas as perguntas, sao so sugestoes a serem avaliadas para vc definir se quer ou nao fazer a virtualizacao. rsrsr
mas as perguntas, sao so sugestoes a serem avaliadas para vc definir se quer ou nao fazer a virtualizacao. rsrsr
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Eu mesmo queria fazer essa virtualização, utilizar uma maquina boa, apenas uma suposição.
Serviços eu não sei quais poderia ser utilizados em um servidor virtualizado, existe essa especificidade?
Serviços eu não sei quais poderia ser utilizados em um servidor virtualizado, existe essa especificidade?
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
Ok, basicamente para conhecimento vc esta querendo fazer isso ne?
bom, basicamente qqr coisa vc pode ter virtualizado.
aqui temos servidores virtualizados que fornecem para a gente o controle de dominio por exemplo.
bom, basicamente qqr coisa vc pode ter virtualizado.
aqui temos servidores virtualizados que fornecem para a gente o controle de dominio por exemplo.
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Mas a vantagem dele é existe um backup dele ok, para quando der problema já sobe o "novo", certo?
A vantagem principal se restringe a essa "facilidade" e economia de recursos de hardware?
A vantagem principal se restringe a essa "facilidade" e economia de recursos de hardware?
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
basicamente a responsabilidade de backup passa para o data center onde estiver hospedado os seus servidores, mas isso possivelmente dependera de backup.
vc tera uma SLA de atendimento e retorno do servico em caso de parada.
dependendo do seu contrato vc se isenta das licencas de software e algumas cals de acesso.
possibilidade de acesso a partir de qqr lugar.
em caso de servidores para lojas funcionando on line, cada loja passa a funcionar independente do ponto centralizados.
devem ter mais, mas no momento so consigo pensar nesses.
talvez nem sejam considerados vantagens. rsrsr
vc tera uma SLA de atendimento e retorno do servico em caso de parada.
dependendo do seu contrato vc se isenta das licencas de software e algumas cals de acesso.
possibilidade de acesso a partir de qqr lugar.
em caso de servidores para lojas funcionando on line, cada loja passa a funcionar independente do ponto centralizados.
devem ter mais, mas no momento so consigo pensar nesses.
talvez nem sejam considerados vantagens. rsrsr
GOSTEI 0
Eder Pereira
08/10/2015
Davi, defina 'máquina boa' pra mim. Uma máquina boa, pode ser um core i7, 8gb de ram. Mas pode não ser boa pra você. Sobre a virtualização, você citou que o backup 'sobe' automaticamente, este recurso chama-se live migration (migração ao vivo). A vmware tem, microsoft tem, xen server tem. São soluções muito boas, pra caso houver falha de um servidor, o outro servidor que já está em standby assume as máquinas. Pra isso, terás que ter um armazenamento em comum pra estas máquinas, normalmente se usa um storage bem cavalar pra aguentar o tranco, mas se for algo pra questões de experiência, podes usar um freenas e fazer teus testes. Outra coisa, quando se fala em virtualização, e se você for pra colocar algo em produção, deves atentar com muito critério ao hardware, veja bem, se teu servidor físico parar, não é só um serviço que vai parar, vai parar muitas máquinas virtuais, o que pode lhe trazer uma grande dor de cabeça.
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Backup é importante! Nesses casos, na nuvem e local?
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Obrigado Eder, "Uma máquina boa, pode ser um core i7, 8gb de ram" para mim é uma maquina ótima, para estudo, testar, simular ambientes. Mas para um servidor de virtualização ou um simples servidor que possui uma virtualização.
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
aqui na empresa mesmo estando em um data center(nuvem) temos os backups distribuidos pelo data center e para mais duas maquinas locais e um storage local.
Backup é importante! Nesses casos, na nuvem e local?
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Tudo isso para a empresa não parar ok? Muitas opções, são replicados como, periodicidade?
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
sim.
por software de backup, no nosso caso o cobian backup, eh gratuito. rsrsr
a ultima ponta, que eh o storagem utilizo um app interno do proprio storage.
por software de backup, no nosso caso o cobian backup, eh gratuito. rsrsr
a ultima ponta, que eh o storagem utilizo um app interno do proprio storage.
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
É gratuito mas automatizado?
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
sim.
vc define as tarefas e os horarios para execucao e tal.
vc define as tarefas e os horarios para execucao e tal.
É gratuito mas automatizado?
GOSTEI 0
Davi Rabelo
08/10/2015
Maravilhoso! Valeu.
GOSTEI 0
Alex Lekao
08/10/2015
blz!!!
Precisando de alguma coisa, eh so falar, estamos quase sempre na area. rsrsr
Precisando de alguma coisa, eh so falar, estamos quase sempre na area. rsrsr
GOSTEI 0