Usabilidade dos atributos - Modelagem de dados
Pessoal boa tarde,
gostaria de pedir-lhes uma pequena ajuda. Para alguns é simples, mas não estou conseguindo formular sozinha a resposta.
Por favor me digam, é uma pergunta de trabalho que tenho que entregar hoje ainda.
=> Qual a relevância da boa classificação de usabilidade dos atributos e métodos, para manter o conceito de encapsulamento efetivo e possibilitar a herança e polimorfismo de forma adequada?
Agradeço antecipadamente a todos aqueles que se dispuserem em ajudar.
Abraço,
Carla
gostaria de pedir-lhes uma pequena ajuda. Para alguns é simples, mas não estou conseguindo formular sozinha a resposta.
Por favor me digam, é uma pergunta de trabalho que tenho que entregar hoje ainda.
=> Qual a relevância da boa classificação de usabilidade dos atributos e métodos, para manter o conceito de encapsulamento efetivo e possibilitar a herança e polimorfismo de forma adequada?
Agradeço antecipadamente a todos aqueles que se dispuserem em ajudar.
Abraço,
Carla
Kah Rodrigues
Curtidas 0
Respostas
Mariana Carvalho
20/05/2014
boa tarde Kah Rodrigues, me desculpe, mas nunca tinha escutado esse termo de usabilidade dos atributos, tem algo parecido com outro nome?
GOSTEI 0
Kah Rodrigues
20/05/2014
Ola Mariana boa tarde,
vc não imagina o quanto fico feliz em encontrar uma pessoa educada nesses fóruns de modelagens, que ao menos se prontificam em perguntar e tentar auxiliar. Homens... Me deparei com uns senhores de atitudes lastimáveis, mas enfim não vem ao caso. So estou realmente muito feliz. Não estou aqui procurando respostas prontas, mas quero aprender e entender também. Essa pergunta veio do meu professor. Estou no 3 periodo de estudo a distância e em 3 semestres é a primeira vez que recorro a esse tipo de auxilio.
Não sei se poderá me ajudar, mas a pergunta dele na integra foi assim:
"a usabilidade de atributos e métodos dentro das classes, atividade de extrema relevância para a criação de classes coesas e indepdendentes. Discorra sobre a relevância da boa classificação de usabilidade dos atributos e métodos, para
1. Manter o conceito de encapsulamento efetivo
2. Possibilitar a herança e polimorfismo de forma adequada."
Novamente agradeço e se foi inoportuno peço desculpas.
vc não imagina o quanto fico feliz em encontrar uma pessoa educada nesses fóruns de modelagens, que ao menos se prontificam em perguntar e tentar auxiliar. Homens... Me deparei com uns senhores de atitudes lastimáveis, mas enfim não vem ao caso. So estou realmente muito feliz. Não estou aqui procurando respostas prontas, mas quero aprender e entender também. Essa pergunta veio do meu professor. Estou no 3 periodo de estudo a distância e em 3 semestres é a primeira vez que recorro a esse tipo de auxilio.
Não sei se poderá me ajudar, mas a pergunta dele na integra foi assim:
"a usabilidade de atributos e métodos dentro das classes, atividade de extrema relevância para a criação de classes coesas e indepdendentes. Discorra sobre a relevância da boa classificação de usabilidade dos atributos e métodos, para
1. Manter o conceito de encapsulamento efetivo
2. Possibilitar a herança e polimorfismo de forma adequada."
Novamente agradeço e se foi inoportuno peço desculpas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
20/05/2014
Boa tarde!
O que você está estudando entra nesse contexto? [url:descricao=Técnicas de recolha de requisitos de usabilidade]http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnicas_de_recolha_de_requisitos_de_usabilidade[/url]
O que você está estudando entra nesse contexto? [url:descricao=Técnicas de recolha de requisitos de usabilidade]http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnicas_de_recolha_de_requisitos_de_usabilidade[/url]
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
20/05/2014
Kah Rodrigues, fico feliz que tenha gostado a primeira vista do forum, aqui o pessoal é bem tranquilo e tenta ao maximo ajudar os outros. sobre a questão, vi que a Marisiana passou um link, talvez seja uma possivel solução.
fique a vontade para postar quantas duvidas quiser...
fique a vontade para postar quantas duvidas quiser...
GOSTEI 0
Roniere Almeida
20/05/2014
Kah Rodrigues, seja bem vinda ao forum, antes de mais nada uma pergunta, nessa disciplina que está estudando, o professor passou algum material?
GOSTEI 0
Leandro Chiodini
20/05/2014
Boa tarde,
Seja bem vinda Kah, que bom que entrou no fórum,
Esta pergunta é muito interessante,
Existe uma coisa que repasso para os meus alunos, mais nunca tinha abordado o tema desta forma usando nomenclaturas como usabilidade.
Antes de responder temos que entender o contexto,
Usuabilidade quer dizer algo que seja intuitivo, fácil de usar, certo?
Bom sabendo disso a usuabilidade dos atributos tem haver com criar atributos que possam sofrer como a pergunta diz o poliformismo a herança sem problemas:
nada melhor que o exemplo para verificarmos.
Se tivermos uma classe chamada
Autonomovel
aonde exista um atributo chamado COR
O mesmo pode ser herdado pela Classe CARRO sem problemas.
Porem se eu tivesse colocado o nome dele de COR_DO_CARRO
E fosse herdar desta classe dentro de uma classe CAMINHAO por exemplo, o atributo não ficaria usual. e intuitivo.
Então acredito que o seu professor gostaria de saber a importância de criar atributos usual para serem herdados por outras classes e que fique de forma facil de interpretar.
Lembrando que sempre os códigos podem ser revisados, e prestado manutenção por outras pessoas.
Bom acredito que seja nesta linha.
Att
Chiodini
Seja bem vinda Kah, que bom que entrou no fórum,
Esta pergunta é muito interessante,
Existe uma coisa que repasso para os meus alunos, mais nunca tinha abordado o tema desta forma usando nomenclaturas como usabilidade.
Antes de responder temos que entender o contexto,
Usuabilidade quer dizer algo que seja intuitivo, fácil de usar, certo?
Bom sabendo disso a usuabilidade dos atributos tem haver com criar atributos que possam sofrer como a pergunta diz o poliformismo a herança sem problemas:
nada melhor que o exemplo para verificarmos.
Se tivermos uma classe chamada
Autonomovel
aonde exista um atributo chamado COR
O mesmo pode ser herdado pela Classe CARRO sem problemas.
Porem se eu tivesse colocado o nome dele de COR_DO_CARRO
E fosse herdar desta classe dentro de uma classe CAMINHAO por exemplo, o atributo não ficaria usual. e intuitivo.
Então acredito que o seu professor gostaria de saber a importância de criar atributos usual para serem herdados por outras classes e que fique de forma facil de interpretar.
Lembrando que sempre os códigos podem ser revisados, e prestado manutenção por outras pessoas.
Bom acredito que seja nesta linha.
Att
Chiodini
GOSTEI 0
Kah Rodrigues
20/05/2014
Mariana, Marisiana, Roniere e Leandro, sinceramente me senti extremamente feliz por ter uma receptividade tão maravilhosa quanto a de vocês nesse fórum. São em pessoas como vocês que dá gosto de nos espelhar e é o que ainda dá esperança em prosseguir em cursos como o que estou fazendo. Não é nada fácil, mas é necessário!
Marisiana, o segmento é o que o professor Leandro mencionou mesmo, estou tentando agora me sintonizar na maneira extremamente didática que ele se posicionou para elaborar uma resposta.
A todos meu muito obrigada e satisfação em ter achado o lugar certo para compartilhar conhecimentos! Contem comigo para o que precisarem, se eu puder ajudar serei totalmente disponível e receptiva.
Abraços,
Kah Rodrigues
Marisiana, o segmento é o que o professor Leandro mencionou mesmo, estou tentando agora me sintonizar na maneira extremamente didática que ele se posicionou para elaborar uma resposta.
A todos meu muito obrigada e satisfação em ter achado o lugar certo para compartilhar conhecimentos! Contem comigo para o que precisarem, se eu puder ajudar serei totalmente disponível e receptiva.
Abraços,
Kah Rodrigues
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
20/05/2014
Que bom que gostou do fórum! =)
Sempre que precisar tirar dúvidas pode recorrer ao Fórum Devmedia!
Além de nós, que te respondemos, sempre tem um pessoal que acessa com frequência tanto para pedir ajuda como para tirar suas próprias dúvidas.
Aprende mais quem ensina do que quem é ensinado! Já aprendi muitas coisas novas na tentativa de ajudar colegas que estavam procurando soluções pra seus problemas.
Sempre que precisar tirar dúvidas pode recorrer ao Fórum Devmedia!
Além de nós, que te respondemos, sempre tem um pessoal que acessa com frequência tanto para pedir ajuda como para tirar suas próprias dúvidas.
Aprende mais quem ensina do que quem é ensinado! Já aprendi muitas coisas novas na tentativa de ajudar colegas que estavam procurando soluções pra seus problemas.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
20/05/2014
pra nós já gratificante receber um "obrigado", "me ajudou bastante"...espero que se torne um participante ativo do forum, independente se é para tirar duvidas ou resolve-las.
abraço.
abraço.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
20/05/2014
fico feliz com suas palavras.
GOSTEI 0
Kah Rodrigues
20/05/2014
Com certeza será um prazer ser uma participante ativa desse fórum. Sou iniciante, tenho muitas dificuldades ainda, mas todos começamos de um inicio, contribuirei com o que tenho no momento e espero alcançar o nível pedagógico de vocês para compartilhar sempre.
Um grade abraço e ate muito em breve!!!
=D
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
20/05/2014
Não esqueça de falar bem do fórum para os colegas! =D
GOSTEI 0
Kah Rodrigues
20/05/2014
Não esqueça de falar bem do fórum para os colegas! =D
Sem dúvidas Marisiana!!! Ja estou divulgando com o pessoal da sala! ;)
Vcs são mto fofos =D
GOSTEI 0
Leandro Chiodini
20/05/2014
Legal pessoa,
isso é muito importante o networking, sempre bato nessa tecla.
quem quiser verificar o que é falado sobre isso.
e para refletirem sempre.
http://coordenarti.blogspot.com.br/2014/05/networking.html
isso é muito importante o networking, sempre bato nessa tecla.
quem quiser verificar o que é falado sobre isso.
e para refletirem sempre.
http://coordenarti.blogspot.com.br/2014/05/networking.html
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
20/05/2014
Bem interessante essa leitura!
Hoje ter quem indica é uma grande ajuda e pode abrir portas pra oportunidades muito boas.
Hoje ter quem indica é uma grande ajuda e pode abrir portas pra oportunidades muito boas.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
20/05/2014
Com certeza será um prazer ser uma participante ativa desse fórum. Sou iniciante, tenho muitas dificuldades ainda, mas todos começamos de um inicio, contribuirei com o que tenho no momento e espero alcançar o nível pedagógico de vocês para compartilhar sempre.
Um grade abraço e ate muito em breve!!!
=D
isso mesmo, obrigado
uma outra coisa, ja obteve mais esclarecimentos sobre o seu problema?
GOSTEI 0
Kah Rodrigues
20/05/2014
Hei pessoal!!...
Adorei a leitura Leandro!
Roni, estou esperando o retorno do tutor diante a minha exposição. Ele é um bom professor, mas complica um pouco na hora de fazer os questionamentos.
Vamos la ne?!!... Espero obter sucesso! Grande abraço e ate logo meus amigos!
Adorei a leitura Leandro!
Roni, estou esperando o retorno do tutor diante a minha exposição. Ele é um bom professor, mas complica um pouco na hora de fazer os questionamentos.
Vamos la ne?!!... Espero obter sucesso! Grande abraço e ate logo meus amigos!
GOSTEI 0