Testar conexao com o banco, sem mensagem de erro.
Ola, gostaria de saber como faço para testar a conexao com o banco de dados postgresql
com o firedac sem que ocorra "erro de conexao"
Por exemplo, configurei as informaçoes necessárias para o login no componente TFDConnection
lá na tela "Component Editor", nessa tela tem um botao "TEST" que efetua essa verificaçao
Gostaria de fazer o mesmo procedimento na minha aplicaçao.
Se com as informaçoes passadas a conexao for bem sucedida eu continuo o fluxo da aplicacao
caso contrario eu exibo uma mensagem e encerro a aplicacao, ou qualquer outra coisa
o importante é eu saber se será possivel conectar no banco sem que de erro na linha
FDConnection1.Connected := TRUE;
com o firedac sem que ocorra "erro de conexao"
Por exemplo, configurei as informaçoes necessárias para o login no componente TFDConnection
lá na tela "Component Editor", nessa tela tem um botao "TEST" que efetua essa verificaçao
Gostaria de fazer o mesmo procedimento na minha aplicaçao.
Se com as informaçoes passadas a conexao for bem sucedida eu continuo o fluxo da aplicacao
caso contrario eu exibo uma mensagem e encerro a aplicacao, ou qualquer outra coisa
o importante é eu saber se será possivel conectar no banco sem que de erro na linha
FDConnection1.Connected := TRUE;
Alberto
Curtidas 0
Melhor post
João Filho
06/08/2018
Olá Beto boa tarde,
Beto você precisa apenas tratar a excessão, segue exemplo
Espero ter ajudado.
try FDConnection1.Connected := TRUE; except on E: Exception do begin {aqui você pode fazer várias tratativas, pode ver algumas especificas aqui http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Tokyo/en/Handling_Errors_(FireDAC) } ShowMessage('Não foi possível realizar a conexão.'); Application.Terminate; end;
Espero ter ajudado.
GOSTEI 1
Mais Respostas
João Filho
06/08/2018
Olá Beto boa tarde,
Espero ter ajudado.
try FDConnection1.Connected := TRUE; except on E: Exception do begin {aqui você pode fazer várias tratativas, pode ver algumas especificas aqui http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Tokyo/en/Handling_Errors_(FireDAC) } ShowMessage('Não foi possível realizar a conexão.'); Application.Terminate; end; end;
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Alberto
06/08/2018
Valeu amigo, vou testar.
GOSTEI 0