tabelas, pedido e produtos.
Tenho a tabela de Pedido, onde vou guardar o valor total do pedido.
Como tenho a tabela com os itens do Pedido, onde tem uma chave estrangeira para o ID do pedido, e uma para o cadastro de Produtos.
Na tabela com os itens do pedido, vocês acham necessário ter o valor total do produto ?
No caso, eu tenho a quantidade de itens, ID do Pedido, e ID do Produto.
Com a quantidade, eu consegueria recalcular tudo, e jogar no grid.
Mas posso colocar esse campo VALORTOTAL, na tabela de itens do produto.
Só não sei se é correto isso.
Fico no Aguardo.
Obrigado
Como tenho a tabela com os itens do Pedido, onde tem uma chave estrangeira para o ID do pedido, e uma para o cadastro de Produtos.
Na tabela com os itens do pedido, vocês acham necessário ter o valor total do produto ?
No caso, eu tenho a quantidade de itens, ID do Pedido, e ID do Produto.
Com a quantidade, eu consegueria recalcular tudo, e jogar no grid.
Mas posso colocar esse campo VALORTOTAL, na tabela de itens do produto.
Só não sei se é correto isso.
Fico no Aguardo.
Obrigado
Lynx
Curtidas 0
Respostas
Lynx
02/08/2005
para mostrar novamente no GRID, fiz os calculos novamente.
Deu um pouco de trabalho a mais, mas não repeti o campo.
:lol:
valeu
Deu um pouco de trabalho a mais, mas não repeti o campo.
:lol:
valeu
GOSTEI 0
Mordred
02/08/2005
Saudações, amigo Lynx
Deixa ver se eu entendi... vc tem uma tabela mestre ´Pedido´ e uma tabela detalhe ´Itens do Pedido´ e você quer que em algum lugar fique gravado o campo ´ValorTotal´ que é a soma dos valores de todos os itens associado ao pedido, certo?
Neste caso o correto seria manter o valor total do pedido na tabela do ´Pedido´ e o total do item (subtotal) na tabela do Itens. Feito isso, basta vc criar uma trigger na tabela de itens que atualize o total do Pedido na tabela de Pedido.
Espero poder ter ajudado XD
Deixa ver se eu entendi... vc tem uma tabela mestre ´Pedido´ e uma tabela detalhe ´Itens do Pedido´ e você quer que em algum lugar fique gravado o campo ´ValorTotal´ que é a soma dos valores de todos os itens associado ao pedido, certo?
Neste caso o correto seria manter o valor total do pedido na tabela do ´Pedido´ e o total do item (subtotal) na tabela do Itens. Feito isso, basta vc criar uma trigger na tabela de itens que atualize o total do Pedido na tabela de Pedido.
Espero poder ter ajudado XD
GOSTEI 0
Lynx
02/08/2005
Eu tenho uma tabela para cadastrar os produtos.
Nessa tabela eu tenho o campo (valorunitario).
E a tabela Pedidos, que tem o campo valortotal.
Na tabela de itens do pedido eu tenho a quantidade, e com ela eu consigo saber o valor total do produto.
Ou seja, eu faço quantidade * valorunitario e mostro no item o campo valor unitário e valor total, (Um do lado do outro) sem precisar criar outro campo.
E o valortotal eu deixo na tabela pai, Pedidos.
Muito Obrigado.
Nessa tabela eu tenho o campo (valorunitario).
E a tabela Pedidos, que tem o campo valortotal.
Na tabela de itens do pedido eu tenho a quantidade, e com ela eu consigo saber o valor total do produto.
Ou seja, eu faço quantidade * valorunitario e mostro no item o campo valor unitário e valor total, (Um do lado do outro) sem precisar criar outro campo.
E o valortotal eu deixo na tabela pai, Pedidos.
Muito Obrigado.
GOSTEI 0
Mordred
02/08/2005
Inclua triggers na tabela de Itens para aumentar o ValorTotal do Pedido quando um Item for adicionado, e diminuir quando um Item for excluído. Quando um item for editado, retire o valor antigo do Item do Total do Pedido e some o valor novo.
Comigo funcionou :D
Comigo funcionou :D
GOSTEI 0
Lynx
02/08/2005
é que eu coloco os itens em um stringgrid...
Na hora de salvar eu salvo eles na tabela dos itens
Enquanto eu adiciona itens e excluo, faço os calculos no stringgrid...
Só adiciono os itens na tabela de pedidos quando salva mesmo.
Valeu
Na hora de salvar eu salvo eles na tabela dos itens
Enquanto eu adiciona itens e excluo, faço os calculos no stringgrid...
Só adiciono os itens na tabela de pedidos quando salva mesmo.
Valeu
GOSTEI 0
Robertolucio
02/08/2005
Bom dia.
Por curiosidade, e quando um produto sofre um aumento, como ficariam os itens dos pedidos que possuam este produto?
Por curiosidade, e quando um produto sofre um aumento, como ficariam os itens dos pedidos que possuam este produto?
GOSTEI 0
Mmoreira
02/08/2005
robertolucio,
Analisando sua observação voce esta totalmente certo. Imagine um pedido que foi tirado e logo depois o valor de algum produto foi alterado .. a matematica ai nao iria dar certo.
Imagino que o correto era ter na tabela Itens Pedido um campo para o valor unitario do produto.
Me corrijam se eu estiver errado.
Analisando sua observação voce esta totalmente certo. Imagine um pedido que foi tirado e logo depois o valor de algum produto foi alterado .. a matematica ai nao iria dar certo.
Imagino que o correto era ter na tabela Itens Pedido um campo para o valor unitario do produto.
Me corrijam se eu estiver errado.
GOSTEI 0