Tabela endereço referenciando tabela clientes
Tenho uma aplicação aqui, tenho duas tabelas, uma de CLIENTES e outra de ENDEREÇO, preciso ao preencher no Delphi, ele salvasse no banco da dados os clientes e os endereços remetendo ao cliente do cadastro, porém no código do cliente(Delphi), ele não pode ser mexido, ou seja, a pessoa que estiver fazendo o cadastro não pode manipular o código do cliente. Alguém tem uma luz pra fazer isso?
OBS: Estou fazendo inserção na tabela com SQL.Add, e na minha tabela de ENDEREÇO existe um campo chamado Cliente_ID(como chave secundária) referenciando o campo ID da tabela CLIENTES
OBS: Estou fazendo inserção na tabela com SQL.Add, e na minha tabela de ENDEREÇO existe um campo chamado Cliente_ID(como chave secundária) referenciando o campo ID da tabela CLIENTES
Lucas Araújo
Curtidas 0
Melhor post
Ana Lichirgu
17/01/2019
Bom dia! Primeiro ponto...Acredito que seria o contrário não???Você teria que ter uma chave estrangeira de endereço na tabela de cliente...pois 1 cliente pode ter mais de um endereço (residencial, comercial...)
Segundo ponto...Não seria uma questão de permissão na tela???
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!
GOSTEI 1
Mais Respostas
Lucas Araújo
17/01/2019
Bom dia! Primeiro ponto...Acredito que seria o contrário não???Você teria que ter uma chave estrangeira de endereço na tabela de cliente...pois 1 cliente pode ter mais de um endereço (residencial, comercial...)
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!
Entendi, porém o campo de codigo do cliente que é preenchido no sistema deve ser travado(read only), ou seja preciso usar um generator.
Atualmente há um campo ID(PK) e um ENDERECO_ID(FK referenciando o campo ID na tabela ENDERECO) nos campos da Tabela CLIENTES, e um campo ID(PK) na tabela ENDERECO.
GOSTEI 0
Thalles Oliveira
17/01/2019
Lucas ...
Tabela Clientes (CAMPO IDEND) > Endereços (ID)
Basicamente essa seria a ligação com uma chave estrangeira na tabela clientes referenciando à tabela endereços (chave primária)..
a questão do código do cliente ficou muito vaga, por que a pessoa que está cadastrando o endereço manipularia o cód o cliente? na tela de endereço você tem algo referenciando o cód do cliente que permite editar? ....
você pode colocar após o create do formulário de endereço e antes do Show o cód do clientes referenciando a tabela endereço Exemplo:
FRMEndereco := TFRMEndereco.TCreate(Self);
endereço.FieldByName('CODCLI').Value := cliente.FieldByName('CODCLI').Value;
FRMEndereco.ShowModal;
mas pra funcionar no create do Form endereco você teria que abrir suas tabelas, se não vai dar erro (table not open).
Tabela Clientes (CAMPO IDEND) > Endereços (ID)
Basicamente essa seria a ligação com uma chave estrangeira na tabela clientes referenciando à tabela endereços (chave primária)..
a questão do código do cliente ficou muito vaga, por que a pessoa que está cadastrando o endereço manipularia o cód o cliente? na tela de endereço você tem algo referenciando o cód do cliente que permite editar? ....
você pode colocar após o create do formulário de endereço e antes do Show o cód do clientes referenciando a tabela endereço Exemplo:
FRMEndereco := TFRMEndereco.TCreate(Self);
endereço.FieldByName('CODCLI').Value := cliente.FieldByName('CODCLI').Value;
FRMEndereco.ShowModal;
mas pra funcionar no create do Form endereco você teria que abrir suas tabelas, se não vai dar erro (table not open).
GOSTEI 1