Super desafio de Matemática, Resolva se puder, é sério!!!!
Biscalquini
Melhor post
Joilson_gouveia
11/04/2003
Pelo problema, sabemos que 1 Tijolo (X) pesa 2Kg+ meio tijolo (X/2).
E queremos saber quanto pesa Um tijolo e meio (X+X/2).
ou Seja:
X = 2 + X/2 (Multiplicando ambos os membros por 2)
2X = 4 + X (Isolando X)
2X - X = 4 (Obtemos:)
X = 4
Substituindo em (X+X/2)
X + X/2 = 4 + 4/2 = 4 + 2 = 6
[b:42448ab996]Resposta: Um tijolo e meio pesa 6Kg![/b:42448ab996]
Mais Respostas
E_gama
11/04/2003
Se olhar do ponto de vista do garçon, aconteceu o seguinte:
Bem, me deram 30 para pagar 25. Tirei dois para mim, e devolvi 3. Portanto, [b:9ed9620982]25 + 3 + 2 = 30[/b:9ed9620982].
Se olhar pelo ponto de vista dos clientes, eles nunca saberão que deveriam ter pago 25. Para eles, o preço total foi 27. E portanto, 27 pagos + 3 recebidos = 30.
E_gama
11/04/2003
Às margem de um rio, tres amigos precisam atravessar para a outra margem.
Cada um deles pesa, respectivamente 60 Kg, 80 Kg e 100 Kg.
Eles têm um barco que suporta no máximo 140 Kg (mais que isso afunda).
Pergunta: Como fazer com que os tres cheguem a outra margem do rio ? (de barco, é claro!)
4_olho
11/04/2003
Como cada pessoa pagou 9 reais (10 menos um de troco) e a conta é de 25 (os 30 originais menos o desconto), sobraram 2 reais, que foram embolsados pelo garçom.
O erro está na formulação da quetão, afirmando que foram pagos 27 reais.
Zoom
11/04/2003
Atravessam o de 60 e o de 80, o de 60 volta com o barco e o de cem vai sozinho.
O de 80 que tinha ficado volta e busca o de 60.
Marcelo.c
11/04/2003
Um bando de Pombas voava tranquilo pelo céu. De repente, um gavião passou e disse:
- Bom dia minhas 100 Pombas.
As Pombas responderam:
- Não somos ´suas´ pombas e muito menos 100. Para sermos 100 seria necessário [b:05336f0be1]outro tanto[/b:05336f0be1] de nós, mais a [b:05336f0be1]metade[/b:05336f0be1] de nós, mais a [b:05336f0be1]quarta parte[/b:05336f0be1] de nós. Contigo Gavião, 100 pombas seríamos nós.
A questão é: Quantas pombas estavam voando ?
Demian Soares
11/04/2003
vc tambem andou lendo Malba Tahan.......
Aroldo Zanela
11/04/2003
2x + 1/2 x + 1/4 x + 1 = 100
Calculamos o MMC e efetuamos as seguintes operações, a saber:
8x + 2x + x = 396
11x = 396
x = 396/11
x = 36
Eram 36.
Raphael Oliveira
11/04/2003
Joilson_gouveia
11/04/2003
Em um quarto há duas portas, uma vai para a saida do quarto, a outra não. Cada porta tem um guarda, um que fala somente a verdade e um que fala somente mentira. Como descobrir qual a porta que dá para a saída do quarto fazendo apenas UMA pergunta, prá QUALQUER UM dos guardas??
Raphael Oliveira
11/04/2003
Joilson_gouveia
11/04/2003
Quanto pesa um tijolo e meio?
(A interpretação faz parte da solução...)
Marcelo.c
11/04/2003
Resposta: 2Kg
Raphael Oliveira
11/04/2003
Julienmurray
11/04/2003
COMO UM FALA A VERDADE..... ´AONDE É A SAÍDA MEU FILHO?´
Joilson_gouveia
11/04/2003
Vc NÃO SABE quem fala a verdade!!!
E nem quem mente...
Vc só sabe que um fala a verdade e outro mentira.
Quanto à resposta do Peso do Tijolo, Marcelo, está ERRADA!!!
Já já dou a solução de ambos desafios....
Fui!
Joilson_gouveia
11/04/2003
Como eu não sei quem mente e nem quem fala a verdade, a minha pergunta deve confrontar os dois, cuja interpretação leve à certeza (Verdade) de qual porta dá para a saída do quarto.
A solução abaixo é apenas um modelo:
Falando para um dos guardas: [b:6dc567eb65]´Se eu perguntar ao outro guarda qual a porta que dá para a saída, o que ele me responderia?´[/b:6dc567eb65]
Ora, tanto o guarda que fala mentira como que fala verdade me responderia: [b:6dc567eb65]´A porta X!´[/b:6dc567eb65]
E a conclusão nossa seria [b:6dc567eb65]´Porta Y´[/b:6dc567eb65], a que sairia do quarto...
(Quem não entendeu, não fique queimando neurônios à toa... Leia outra hora, uma, duas... até entender. Aí será capaz de fazer sua própria pergunta ao guarda!)
Demian Soares
11/04/2003
Pode-se perceber que desde o início não foi feito nenhum equívoco pela parte do garçom (a não ser o valor da conta final). O que estava realmente equivocado foi o cálculo feito pelo rapaz.
Até o momento em que ele analisou que cada um havia pago de fato R$9 ele acertou. No entanto, ele errou no momento de somar aos R$27, que eles pagaram, o valor de R$2 da gorjeta do garçom, isto porque os R$2 dele já estão inclusos nos R$27 pagos. Teríamos que somar a estes R$27 os três reais devolvidos pelo restaurante.
Demian Soares
11/04/2003
Tenho cinco lindas escravas, onde duas têm olhos negros e três azuis. As das de olhos negros, sempre que interrogadas, dizem a verdade, já as de olhos azuais sempre a mentira, nunca dizem a verdade. As cinco serão trazidas aqui com o rosto inteiro coberto por espesso véu. Terás que descobrir e indicar quais as de olhos negros e quais as de olhos azuais. Poderás interrogar três das escravas, não sendo permitido fazer mais de uma pergunta à mesma jovem. A solução deverá ser justificada e as perguntas devem ser feitas de modo que somente as próprias escravas sejam capazes de responder com perfeito conhecimento.
Momentos depois chegaram as cinco escravas. Chegou o momento decisivo. Qual deveria interrogar? Cmoo determinar a cor dos olhos das outras duas? A pergunta somente a escrava saberia responder. Ainda assim restaria a dúvida, ela disse a verdade ou mentira?
A primeira pergunta então foi feita à primeira escrava, que estavam em fila:
- De que cor são seus olhos?
Por Allah, ela respondeu em dialeto chinês. A partir daí então o Califa ordenou que as respostas fossem dadas em Árabe. Agora eram somente duas perguntas, pois a primeira estava praticamente perdida. Perguntou então para a segunda:
- Qual foi a resposta que sua companheira acobou de proferir?
- As palavras dela foram: ´Os meus olhos são azuis´!
Essa resposta nada esclarecia, ela estaria mentindo ou dizendo a verdade? E a primeira? A terceira foi assim inerpelada:
- De que cor são os olhos dessas duas jovens que acabo de interrogar?
- A primeira tem olhos negros e a segunda olhos azuis!
pronto... so falta a solucao....
Demian Soares
11/04/2003
......
Aroldo Zanela
11/04/2003
Demian Soares
11/04/2003
Imagine 3 lâmpadas incandescentes em uma sala fechada e também 3 interruptores em uma outra sala, afastada da primeira. Não é possível observar uma sala da outra e nada pode ser instalado a mais nesta configuração. Cada interruptor é referente a uma lâmpada. Elas estão em fileira e inicialmente apagadas. Os interruptores também estão em fileira.
Como é possível determinar qual interruptor pertence a qual lâmpada, sendo que somente se pode entrar na sala das lâmpadas uma única vez?
Raphael Oliveira
11/04/2003
no stresse da programação, e dar uma distraida.
Raphael Oliveira
11/04/2003
Aroldo Zanela
11/04/2003
Imagine 3 lâmpadas incandescentes em uma sala fechada e também 3 interruptores em uma outra sala, afastada da primeira. Não é possível observar uma sala da outra e nada pode ser instalado a mais nesta configuração. Cada interruptor é referente a uma lâmpada. Elas estão em fileira e inicialmente apagadas. Os interruptores também estão em fileira.
Como é possível determinar qual interruptor pertence a qual lâmpada, sendo que somente se pode entrar na sala das lâmpadas uma única vez?[/quote:44b5e564f9]
1. Ligo o primeiro interruptor por alguns minutos. Desligo o primeiro.
2. Ligo o segundo interruptor e deixo ligado e vou para a sala das lâmpadas;
A lâmpada apagada e quente se refere ao primeiro interruptor;
A lâmpada acesa se refere ao segundo interruptor;
A lâmpada apagada e fria se refere ao último interruptor que não foi ligado.
Tales
11/04/2003
num lago existe uma planta, e todo dia esta planta dobra seu tamanho. Em 20 dias a planta já ocupa a metado do lago. Quantos dias a planta precisa para cobrir o lago inteiro ?
Tales
11/04/2003
vc tem R$100,00 e deve gastar todo seu dinheiro comprando 100 animais, sendo que a Vaca custa R$10,00, a Cabra custa R$3,00 e a galinha custa R$0,50. Quantos animais de cada espécie vc deve comprar?
Marcelo Saviski
11/04/2003
Marcelo Saviski
11/04/2003
Tales
11/04/2003
Falei que era fácil, agora resolve a outra...
Aroldo Zanela
11/04/2003
- Num poste de 10 m, uma lesma sobre 2 m durante o dia e desce 1 m à noite. Em quantos dias ela vai atingir o topo?
Marcelo.c
11/04/2003
- Num poste de 10 m, uma lesma sobre 2 m durante o dia e desce 1 m à noite. Em quantos dias ela vai atingir o topo?[/quote:47ffadc8df]
10 dias ?
Aroldo Zanela
11/04/2003
10 dias ?[/quote:525c2c50df]
Não. Pensa mais um pouco!!!
Afischer
11/04/2003
Na verdade para se obter a resposta deve-se fazer o seguinte:
1) Supor que um deles diga a verdade, pois não sabemos qual; e
2) Perguntar: ´Se eu perguntasse para o outro cara qual é a saída, o que ele me diria?´
Independente da resposta que for dada, sempre deve-se escolher a porta contrária.
André Fischer
Marcelo.c
11/04/2003
10 dias ?[/quote:8d44f1319a]
Não. Pensa mais um pouco!!![/quote:8d44f1319a]
É. Tava muito óbvio, tinha que ter alguma coisa. Ainda estou tentanto descobrir o quê.
Demian Soares
11/04/2003
- Num poste de 10 m, uma lesma sobre 2 m durante o dia e desce 1 m à noite. Em quantos dias ela vai atingir o topo?[/quote:ba41f557c4]
9..... ja que no nono dia faltarao 2 metros apenas.. e nesse dia ela alcanca a borda e nao desce mais...
Marcelo.c
11/04/2003
- Num poste de 10 m, uma lesma sobre 2 m durante o dia e desce 1 m à noite. Em quantos dias ela vai atingir o topo?[/quote:2ff6eb5933]
9..... ja que no nono dia faltarao 2 metros apenas.. e nesse dia ela alcanca a borda e nao desce mais...[/quote:2ff6eb5933]
É, eu sabia que tinha um detalhe, mas ia demorar pra cair a ficha.
A24
11/04/2003
Resposta: 1 dia.
A24
11/04/2003
9 Vacas
2 Cabras
8 Galinhas
Vacas = 9x10,00 = 90,00
Crabras = 2 x3,00 = 6,00
Galinhas = 8x0,50 = 4,00
Total = 90+6+4 = R$100,00
A24
11/04/2003
- Num poste de 10 m, uma lesma sobre 2 m durante o dia e desce 1 m à noite. Em quantos dias ela vai atingir o topo?[/quote:d8c54548b5]
Resposta: 10 dias
Se ela sobe 2m no dia e desce 1m na noite, é porque ela sobe um metro por dia. São 10 metros! Portanto 10 dias.
Tales
11/04/2003
9 Vacas
2 Cabras
8 Galinhas
Vacas = 9x10,00 = 90,00
Crabras = 2 x3,00 = 6,00
Galinhas = 8x0,50 = 4,00
Amigo, me desculpa mas esta errado, vc tem que comprar 100 animais esqueceu...
Total = 90+6+4 = R$100,00[/quote:330ddfb970]
Joilson_gouveia
11/04/2003
Tenho 8 Pérolas, todas idênticas quanto à cor e ao tamanho, de modo que parecem ser iguais a olho nu. Porém uma é mais pesada que as demais.
usando uma balança de pratos, a s próprias pérolas como peso e contra-peso, descobrir [b:22f4d9de0e]qual a pérola mais pesada usando apenas DUAS pesagens[/b:22f4d9de0e].
É fácil...
Moonlight
11/04/2003
Resposta: 2Kg[/quote:0bc5c60b40]
Não.. acho q são 5 Kg
Moonlight
11/04/2003
Tales
11/04/2003
Esta é fácil... coloque 3 pérolas de cada lado e deixe duas de fora se a balança equilibrar, coloque as outras duas na balança e veja qual é a mais pesada, se no primeiro caso (3X3) ela pender para um lado, pegue as 3 mais pesadas, coloque uma de cada lado e deixe uma de fora, se desta vez equilibrar a que ficou de fora é a mais pesada, se não, a que abaixar é a mais pesada... Pronto, vc só usou a balança duas vezes e descobriu a mais pesada
Tales
11/04/2003
29 dias !!!!!!
Moonlight
11/04/2003
Delphor
11/04/2003
- Num poste de 10 m, uma lesma sobre 2 m durante o dia e desce 1 m à noite. Em quantos dias ela vai atingir o topo?[/quote:154d7fe1f3]
9..... ja que no nono dia faltarao 2 metros apenas.. e nesse dia ela alcanca a borda e nao desce mais...[/quote:154d7fe1f3]
intaum acho q o certo seria OITO DIAS E MEIO pq a noite nao conta :lol:
Delphor
11/04/2003
bom, supondo q comecou com 1 ficaria:
1o dia = 1
2o dia = 2
3o dia = 4
...
resposta: 10o dia=512
11o dia=1024 e nao cabe mais nada no lago pq ficou cheio
A24
11/04/2003
Fácil....
Primeiro você pesa 4 num prato e as outras 4 em outro.
O que pesar mais, você separa de 2 em 2.
Pesa de novo. as duas que mais pesarem uma delas é a mais pesada. para saber qual delas é mais simples.
Como todas tem o mesmo peso, menos uma única diferente. Você retira uma pérola de cada balança. Se as duas que sobrarem ficarem equilibradas, a mais pesada é a outra que sobrou da pesagem anterior. Se ocorrer o contrário, a que pesar mais é a mais pesada.
Ex:
1ª Pesagem:
B1)4 - B2)4
Digamos que a B2 pesou mais. Então a peróla mais pesada está nesta balança.
Separa-se a B2).
2ª Pesagem:
B1)2 - B2)2
Digamos que a a mais pesada seja a B1), então retiramos uma pérola de cada balança.
B1)1 - B2)1
Se elas ficarem equilibradas a pérola mais pesada foi a retirada da B1.
Se ficarem desiquilibradas, a mais pesada é a pérola da B1 que restou.
A24
11/04/2003
2 patos andavam de patins numa estrada, quando encontraram mais 2 patos andando de patins iguais e de mesmo peso. No meio do caminho encontraram outras duplas de patos até que alcaçaram o seu destino com 33 patos no total. Quantos vezes eles encontraram patos neste percurso???
Toshio
11/04/2003
a) passar por todas as casas do diagrama apenas uma vez, partindo de qualquer casa e voltando para o ponto inicial?
b) descobrir um método genérico que permita fazer o percurso, independentemente do ponto de partida?
Robotizar
11/04/2003
vc ta num barco num rio e de um lado tem um porco um repolho e uma onça vc tem q levar os tres pro outro lado ...lembrando q vc so pode carregar um de cada vez e que o porco come o repolho e a onça o porco e vc naum pode deixar eles se comerem
intendeu?
A24
11/04/2003
- Onça come Porco
- Porco come Repolho
- Repolho não come ninguém
- Onça não come Repolho.
Resposta) Eu faço uma viagem só. E trago a onça!!!
Se os 3 estão numa ponta, Há essa altura o Porco já comeu o Repolho. E a Onça já comeu o Porco... Então eu vou lá e trago numa viagem só a Onça!!! Dentro da Onça vem o Porco e dentro do Porco vem o Repolho...
Certo???
Valeu!!!
A24
11/04/2003
A = 2
B = 2
C = 4
A+B=C
B+A=C
C-A=B
C-B=A
Se 2+2=4, então C=4.
Mas... Se 2+2=5, Qual o valor de C???
A24
11/04/2003
Afischer
11/04/2003
Certa vez existiam 3 presos, cada um mais inteligente que o outro. Um deles era [b:f75c316cd9]cego[/b:f75c316cd9], o outro [b:f75c316cd9]caolho[/b:f75c316cd9] e o último tinha a visão [b:f75c316cd9]normal[/b:f75c316cd9].
Então um dia o carcereiro resolveu aplicar um desafio para os três. Chegou até os 3 presos e disse:
- Tenho comigo 5 bonés, [color=green:f75c316cd9]3 verdes[/color:f75c316cd9] e [color=red:f75c316cd9]2 vermelhos[/color:f75c316cd9]. Vou colocar um boné na cabeça de cada um e este não saberá de que cor é este boné. Vocês somente irão ver a cor do boné dos outros 2 presos e não irão ver as cores dos 2 bonés que ficarão comigo.
Dito isso, começou a colocar um boné na cabeça de cada um dos 3 presos. Logo em seguida disse:
- Agora, aquele que me disser qual a cor do boné que está usando e porque, terá a liberdade. Outra coisa, a única coisa que poderão dizer é [b:f75c316cd9]´baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné.[/b:f75c316cd9]
Feito isso, perguntou para o preso que tinha os olhos normais:
- Qual é a cor do teu boné? e o preso disse:
- Baseado no que estou vendo, não sei qual a cor do meu boné.
Então perguntou para o caolho:
- Qual é a cor do teu boné? e o caolho respondeu:
- Baseado no que estou vendo, não sei qual é a cor do meu boné.
Nisso o carcereiro começou a ir embora quando o cego disse:
- Poxa, não vais perguntar para min? e o carcereiro:
- Os outros 2 que enchergam não souberam a resposta, imagina tu que nem enchergar consegue?
Foi então que o cego disse:
- Baseado no que eles disseram eu sei qual é a cor do meu boné e sei por quê?
Depois disso o cego ganhou a liberdade.
E agora, qual é a cor do boné do cego e por quê? Dica: os 3 eram muito inteligentes :wink:
André Fischer
Toshio
11/04/2003
A cor do boné do cego era verde, porque o primeiro que tinha a visão normal disse que não sabia que cor pois ao vir o caolho e o cego com o boné verde pensou o meu pode ser o 3º verde ou o 1º vermelho, o mesmo aconteceu ao caolho, então o cego percebeu que os dois tinham essa mesma dúvida deduziu que muito provavelmente o seu era da mesma cor dos outros dois e então o seu seria o 3º verde.
Eu acho que essa é a resposta se eu tiver errado alguém me corrija.
Fbsouza
11/04/2003
Solução:
a) Partindo da casa 13 você passará pelas seguintes casas, nesta ordem:
13 - 5 - 11 - 4 - 6 - 14 - 8 - 2 - 9 - 7 - 1 - 10 - 3 - 12 - 13
b) Não encontrei a solução ainda.
Fbsouza
11/04/2003
C=4, pq 2+2=4 e não 5, a não ser que isto seja mais um misterio da matematica onde a operação com resultado mais obvio não retorna este resultado. Eu vi um exemplo de uma operação como essa uma vez em um livro de matematica mas não me lembro mais como era.
Tales
11/04/2003
A cor do boné do cego era verde, porque o primeiro que tinha a visão normal disse que não sabia que cor pois ao vir o caolho e o cego com o boné verde pensou o meu pode ser o 3º verde ou o 1º vermelho, o mesmo aconteceu ao caolho, então o cego percebeu que os dois tinham essa mesma dúvida deduziu que muito provavelmente o seu era da mesma cor dos outros dois e então o seu seria o 3º verde.
Eu acho que essa é a resposta se eu tiver errado alguém me corrija.[/quote:d0f1f870e5]
O CEGO USAVA UM BONÉ VERDE, O CAOLHO UM VERMELHO E O QUE TEM A VISÃO OUTRO VERDE... O PRIMEIRO A RESPONDER FOI QUEM TEM A VISÃO OU ELE VIU DOI VERDES, OU UM VERMELHO E UM VERDE E NÃO SOUBE RESPONDER, O SEGUNDO DE POSSE DESTAS INFORMAÇÕES VERIA OU UM VERDE NA CABEÇA DO CEGO E UM VERMELHO NA CABEÇA NO NORMAL, OU DOIS VERDES (POIS SE O CEGOU ESTIVESSE USANDO UM VERMELHO E CAOLHO SABERIA QUE PELA DÚVIDA DO 1º ELE ESTARIA USANDO UM VERDE), O CEGO ENTÃO PENSOU OU EU ESTOU USANDO UM VERDE O O DE VISÃO NORMAL ESTA USANDO UM VERMELHO, OU NÓS DOIS ESTAMOS USANDO BONÉS VERDES, MAS QUE SE FODA ELES, EU ESTOU COM UM BONÉ VERDE NA CABEÇA...
CERTO AGORA????
Tales
11/04/2003
CARA, TA NA CARA QUE É 6 E NEM PRECISA DE TODAS ESTA CONTAS POIS SE UM TIJOLO PESA 2KG + 1/2 TIJOLO ESTÁ MAIS QUE ESPLICITO QUE 1/2 TIJOLO PESA 2KG ... E UM TIJOLO E 1/2 PESA 3 1/2 TIJOLOS NÉ...
Tales
11/04/2003
Tenho cinco lindas escravas, onde duas têm olhos negros e três azuis. As das de olhos negros, sempre que interrogadas, dizem a verdade, já as de olhos azuais sempre a mentira, nunca dizem a verdade. As cinco serão trazidas aqui com o rosto inteiro coberto por espesso véu. Terás que descobrir e indicar quais as de olhos negros e quais as de olhos azuais. Poderás interrogar três das escravas, não sendo permitido fazer mais de uma pergunta à mesma jovem. A solução deverá ser justificada e as perguntas devem ser feitas de modo que somente as próprias escravas sejam capazes de responder com perfeito conhecimento.
Momentos depois chegaram as cinco escravas. Chegou o momento decisivo. Qual deveria interrogar? Cmoo determinar a cor dos olhos das outras duas? A pergunta somente a escrava saberia responder. Ainda assim restaria a dúvida, ela disse a verdade ou mentira?
Por Allah, ela respondeu em dialeto chinês. A partir daí então o Califa ordenou que as respostas fossem dadas em Árabe. Agora eram somente duas perguntas, pois a primeira estava praticamente perdida. Perguntou então para a segunda:
Essa resposta nada esclarecia, ela estaria mentindo ou dizendo a verdade? E a primeira? A terceira foi assim inerpelada:
pronto... so falta a solucao....[/quote:343a4381b8]
A PRIMEIRA TEM OLHOS PRETOS, POIS AO INTERROGAR A SEGUNDA SOBRE A RESPOSTA DA 1º A RESPOSTA FOI ´OS MEUS OLHOS SÃO AZUIS´ ESTA RESPOSTA NUNCA PODERIA SER DITA POIS AS QUE TEM OLHOS AZUIS MENTEM, ESTÃO JÁ SABEMOS QUE A 1º TEM OLHOS PRETOS E A SEGUNDA OLHOS AZUIS, E COMO A TERCEIRA RESPONDEU AZATAMENTE NESTA ORDEM ELA SÓ PODE TER OLHOS NEGROS TBM, ENTÃO COMO JÁ SABEMOS AS DUAS QUE TEM OLHOS NEGROS (A 1º E A 3º) AS OUTRAS SÓ PODEM TER OLHOS AZUIS... CERTO ?
Tales
11/04/2003
TENHO R$100,00 E DEVO GASTAR TODO O DINHEIRO E COMPRAR 100 ANIMAIS, SABENDO QUE A GALINHA CUSTA R$0,50, A VACA CUSTA R$10,00 E A CABRA CUSTA R$3,00..
QUANTOS ANIMAIS DE CADA ESPÉCIE DEVO COMPRAR PARA TER 100 ANIMAIS E TER GASTO EXATOS R$100,00 ???
Fbsouza
11/04/2003
5 vacas=R$50,00
1 cabra=R$3,00
94 galinhas=R$47,00
Nebrio
11/04/2003
Existem 4 soldados, eles devem atravessar uma ponte na escuridão, mas eles só tem um farolete e a ponte suporta apenas duas pessoas de cada vez.
O soldado A leva 10 minutos para atravessar.
O soldado B leva 5 minutos para atravessar.
O soldado C leva 2 minutos para atravessar.
O soldado D leva 1 minutos para atravessar.
Qual o menor tempo possível para que todos atravessem a ponte ?
Obs: Eu consegui em 17 minutos.
Só pra brincar um pouquinho
Rafaela
11/04/2003
Khelphi Wanstear
11/04/2003
na verdade se for dividir
25 por 3 = 8,3333333333333333333333333333333
esse seria o certo da divisão entre amigos se eles ganharam um desconto de 5 deve-se dividir o valor da divida em 3
que daria
8,3333333333333333333333333333333
x 3 = 25 + 5 = 30 logo então o garçon dará 1 para cada um = 3 e 2 que restaram total 30
então vai dar quebrado, se somar com o que o garçon tinha na mão que era 5 então = 30
passei essa questão há uns 5 anos atras para um professor meu só que era com pizzas e ele achou muito interessante, na verdade é a form que falamos a interpretação confunde...
um abraço à todos
Nebrio
11/04/2003
Rogeriobarfer
11/04/2003
Faça a seguinte pergunta a qualquer um dos guardas:
´Se eu perguntar para ele (o outro guarda) qual porta é a saída, o que ele me responderá?´
É só voce inverter a resposta, pois se voce fez a pergunta aoguarda que só fala a verdade ele sabendo que o outro só fala mentira dirá a resposta do mentiroso. E se voce fez a pergunta ao guarda mentiroso, ele falará a a porta errada.
Rogério
Marcelo Saviski
11/04/2003
A24
11/04/2003
O Soldado D carregou o A nas costas e atravessou em 1 minuto.
O Soltado C carregou o B nas costas e atravessou em 2 mnutos.
Total = 1+2 = 3 minutos.
Senhorbizarro
11/04/2003
Senhorbizarro
11/04/2003
Senhorbizarro
11/04/2003
Prove que não há valores NATURAIS para K e N que safisfaça a equação. (ou seja, a equação acima é um absurdo! Prove!!)
A24
11/04/2003
(n+1+2+3)=4
Sendo que ´n´ não pode ser negativo!
Divirtam-se!!!
Esta questão caiu numa prova da 5ª série do Santo Inácio!!!
Valeu!
Jfbispo
11/04/2003
Abraços!!
Senhorbizarro
11/04/2003
e () significa raiz quadrada .... :lol: daí dá certo ;-)
...
pô cara... não sei não... só consegui pensar naquilo que disse aí em cima.. :shock:
ou tb
n+1+2+3 =/= 4 :roll:
A24
11/04/2003
Tá certo!!! É isso aí!!!
Senhorbizarro
11/04/2003
Agora até fiquei feliz... pensei que o pessoal iria me xingar!
mas é isso aí mesmo... não tá brincando não?
Tá certo!!! É isso aí!!![/quote:df77c486ea]
Rafaela
11/04/2003
Existem 4 soldados, eles devem atravessar uma ponte na escuridão, mas eles só tem um farolete e a ponte suporta apenas duas pessoas de cada vez.
O soldado A leva 10 minutos para atravessar.
O soldado B leva 5 minutos para atravessar.
O soldado C leva 2 minutos para atravessar.
O soldado D leva 1 minutos para atravessar.
Qual o menor tempo possível para que todos atravessem a ponte ?
OLHA NEBRIO CONSIDERANDO QUE SÓ PODEM PASSAR DUAS PESSOAS DE CADA VEZ,.. ACHO QUE VÃO ATRAVESSAR EM 5 MINUTOS.. O SOLDADO D COLOCA O A NAS COSTAS E LEVA. (1 MINUTO).. CONSIDERANDO QUE O SOLDADO D PRECISA VOLTAR (+1 MINUTO).
PEGA O SOLDADO B E LEVA NAS COSTAS TAMBÉM (+ 1 MINUTO). VOLTA PARA O OUTRO LADO (+ 1 MINUTO) E PEGA O SOLDADO C.. (+ 1 MINUTO)... SEI LÁ AS VEZES PODE TER UM JEITO MAIS FÁCIL.. COITADO DO SOLDADO D VAI FICAR COM DORES NAS COSTAS!!! :D
E AÍ NEBRIO QUAL A RESPOSTA????
RAFAELA :D
Nebrio
11/04/2003
Desconsidere a hipótese de carregar outro soldado nas costas, se pensar assim um soldado poderia levar todos nas costas que se tornaria uma só massa.
Considere que eles tem que atravessar de 2 em 2, e um tem que voltar trazer a lanterna para os outros.
A resposta exata eu não sei, mas o menor tempo que eu consegui fazer foi 17 minutos.
Obs: Os dois juntos, mas cada um caminhando por si.
Dor_poa
11/04/2003
Dilp
11/04/2003
Uma de Lógica:
Em um quarto há duas portas, uma vai para a saida do quarto, a outra não. Cada porta tem um guarda, um que fala somente a verdade e um que fala somente mentira. Como descobrir qual a porta que dá para a saída do quarto fazendo apenas UMA pergunta, prá QUALQUER UM dos guardas??
é só vc perguntar para qualquer um deles:
´Se eu perguntasse para o outro guarda, qual é a porta da saída, qual ele me responderia?´
ele vai me indicar a porta errada, seja ele quem for
Renatoricci
11/04/2003
O pai de Maria tinha 5 filhas: Lalá, Lelé, Lili, Loló e quem era a quinta?
Renato
Marcelo.c
11/04/2003
Maria.
Marcelo.c
11/04/2003
Colocaram metade do vazilhame de João(correspondente a 4lts) no vasilhame de 5 lts. que pertencia a José.
A24
11/04/2003
- Shanalishka é irmã mais velha que Shanaleshka e Shanalashka.
- Shanalishka é mais nova que Shanalushka.
- Shanalishka é tão nova quanto Margareth.
- Shanalishka não é irmã de Joana.
- Shanalashka e Shanaleshka são irmãs adotivas.
- Shanalashka e Margareth são mais velhas que Joana.
- Shanalushka é muito feia.
- Shanalushka ficou em posição melhor que Joana no concurso.
- Joana não pôde competir como modelo.
Se tratando de que Joana não precise fazer o teste do sofá para virar modelo, por que Joana não passou no teste para desfile???
Wc
11/04/2003
Pq ela era menor de idade? :roll:
A24
11/04/2003
Pq ela era menor de idade? :roll:[/quote:a0ad29905f]
Errou!!! É uma questão ded interpretação!!! Leia o texto novamente!!!
Wc
11/04/2003
Pq ela num eh Sueca? :roll:
Ou pq vc disse q ela nao pode competir como modelo?
Nebrio
11/04/2003
Considerando que ela se encontrou uma amiga de escola que ganhou(passado) muitos prêmios, então Joana é muito velha para ser modelo.
Eu Acho !
Prosystem
11/04/2003
O garcon contuinuou ganhando porque partindo do ponto de que o desconto foi em cima dos 30 diminuiu o percentual de desconto, reduzindo assim o troco, ficando os incautos sem saber do que ocorreu realmente
A24
11/04/2003
Ainda está aerrado!!!
Leiam o texto novamente com atenção!!!!
Fbsouza
11/04/2003
Joana é um traveco
Marcelo Saviski
11/04/2003
[list:a8b4eef087][*:a8b4eef087]Vão os soldados D e C
[*:a8b4eef087]O soldado D chega e O C está no meio do caminho | 1min
[*:a8b4eef087]O soldado D espera o C chegar|2 min
[*:a8b4eef087]O soldado D volta | 3 min
[*:a8b4eef087]Saem os soldados D e B
[*:a8b4eef087]e o soldado B chega e o D volta buscar o outro que ficou |8 min
[*:a8b4eef087]o soldado D chega de volta |9 min
[*:a8b4eef087]o soldado A e D chegam | 19 min[/list:u:a8b4eef087]
Bom, eu fui considerando que os soldados foram indo juntos, que o soldado D só voltava quando o outro tinha chegado.
E ai, OK?
Marcelo Saviski
11/04/2003
E aí?
Alguma idéia?
Pablo_s
11/04/2003
1 Tijolo = 2 + 1/2 Tijolo
1 Tijolo - 1/2 Tijolo = 2
1/2 Tijolo = 2
1 Tijolo = 4
Resposta: O Tijolo tem 4Kg...
Dinov
11/04/2003
O rei gostou da história e disse ao primeiro ministro ´Ótima maneira para Julgar meus prisioneiro, a diferença é que não vou deixar isso por conta do acaso, eu escreverei sinais nas portas das salas, e em cada julgamento, eu direi fatos sobre os sinais. Se o prisioneiro for esperto salvará sua vida e ganhará uma bela noiva para se casar´.
´Excelente idéia´ _Disse o primeiro ministro!
[b:74c0118b78]Os Julgamentos do Primeiro Dia
[/b:74c0118b78]
No primeiro dia houve três julgamentos. Em todos os três julgamentos o rei explicou para o prisioneiro que cada uma das duas salas continham ou uma moça ou um tigre, mas que podia conter tigres em ambas as salas, ou moças em ambas as salas.
[b:74c0118b78]1o. Julgameno do 1o. dia (Nível Fácil)[/b:74c0118b78]
O rei apontou para os sinais pendurados nas portas das 2 salas. E disse: ´Escolha uma porta prisioneiro´
Este perguntou: ´Antes de escolher: É verdade o que dizem os sinais?´
O rei respondeu: ´Um deles é verdadeiro´, respondeu o rei ´mas o outro é falso´
Se você fosse o prisioneiro que porta abriria se visse os seguintes sinais (presumindo que você prefira a moça do que o tigre)
Porta 1 - ´Nesta Sala há uma moça, e na outra sala há um tigre´
Porta 2 - ´Em uma destas salas há uma moça, e em uma destas salas há um tigre´
Resolvam esse julgamento primeiro pessoal, tenho mais de 10 aqui...vamos um por vez...esse é o mais fácil de todos!!
Abraços
Bruno
Fbsouza
11/04/2003
A porta 2.
Porque se a primeira porta você a certa a o sinal que esta na segunda seria falso pois haveria uma moça em cada porta.
Se a segunda você a certa em uma porta iria haver um tigre na outra uma moça. e conseguentemente o sinal da porta 1 seria falso pois o sinal porta 2 é o verdadeiro, então haveria um tigre e não uma moça na porta 1.
Ezdala
11/04/2003
Fvc
11/04/2003
O Soldado D carregou o A nas costas e atravessou em 1 minuto.
O Soltado C carregou o B nas costas e atravessou em 2 mnutos.
Total = 1+2 = 3 minutos.[/quote:887d29cf8c]
Se os dois primeiros soldados atravessaram usando a lanterna entao os outros dois nao poderao atravessar...
Soldado D Carrega A nas costas e leva 1 minuto
Soldado D volta com a lanterna e veva 1 minunto
Soldado D Carrega B nas costas e leva 1 minuto
Soldado D volta com a lanterna e leva 1 minuto
Solado D Carrega C nas costas e leva 1 minuto
Total = 5 minutos ;)
Marcelo.c
11/04/2003
E aí?
Alguma idéia?[/quote:c098ec8fcf]
1. Polo Azul
2. Parati Verde
3. Golf Vermelho
4. Passat Creme
5. Santana Cinza
6. Gol Amarelo
7. Beetle Preto
8. Saveiro Marrom
Fbsouza
11/04/2003
O que é uma chave estrangeira?
Marcelo Saviski
11/04/2003
Dinov
11/04/2003
Vamos para o próximo!
[b:75b4583258]2o. Julgamento do 1o. dia[/b:75b4583258]
E então o primeiro prisioneiro salvou sua vida e saiu com a moça. Os sinais nas portas foram trocados e novos ocupantes para as salas foram devidamente selecionados.
Desta vez os sinias eram:
Porta I - Pelo menos uma das salas contém uma moça
Porta II - Um tigre está na outra sala
´As sentenças das placas são verdadeiras??´_Perguntou o segundo prisioneiro.
O rei respondeu: ´Ou elas são ambas verdadeiras ou ambas falsas´
Qual o prisioneiro deve escolher???
*Leiam também o 1o. Julgamento do 1o. Dia colocado neste forum no dia 16/04 (para quem perdeu o começo da históriia)
Rebel_inside
11/04/2003
6=4-n
-n=6-4
-n=2
Se [b:0886a5bddd]n[/b:0886a5bddd] não pode ser negativo então não há resolução CORRETA para este problema.. Ou pelo menos não há uma resposta exata.
O que poderia ser feito seria: -n=2
Ele não é um número negativo: a apresentação negativa dele corresponde a um numero positivo.
Para resolver teria que inverter o resto da expressão
(n+1+2+3)=4
(n-1-2-3)=-4
2-6=-4
2=-4+6
2=2
;)
Rebel_inside
11/04/2003
Tá certo!!! É isso aí!!![/quote:0615b2cd22]
Bom, então deveria informar que () significavam raiz quadrada.. a gente não aprende isso na escola nem em lugar nenhum =P
Rebel_inside
11/04/2003
salario=(((367,58*1,1)*1,3)*1,2)
salario=630,76728 (segundo a calculadora do windows =P)
Rebel_inside
11/04/2003
Hmmm.. não caiu a ficha ainda.. o que eu acho:
[b:5b46d0ddbc]Ambas verdadeiras[/b:5b46d0ddbc]: A porta II contém uma moça
até aqui tudo bem, porém...
[b:5b46d0ddbc]Ambas falsas[/b:5b46d0ddbc]: Porta I diz que nenhuma das salas contém uma moça, então não há saída para o prisioneiro. E de acordo com a porta II, uma moça estaria na outra sala e\ou um tigre estaria nesta porta (II).
ou a pergunta está mal formulada ou eu sou burrinho mesmo :lol:
Aroldo Zanela
11/04/2003
Kroki
11/04/2003
Dinov
11/04/2003
[list=]
Hmmm.. não caiu a ficha ainda.. o que eu acho:
Ambas verdadeiras: A porta II contém uma moça
até aqui tudo bem, porém...
Ambas falsas: Porta I diz que nenhuma das salas contém uma moça, então não há saída para o prisioneiro. E de acordo com a porta II, uma moça estaria na outra sala e\ou um tigre estaria nesta porta (II).
ou a pergunta está mal formulada ou eu sou burrinho mesmo [/list]
A pergunta não está mal formulada não!
Vocês verão que dependendo do que assumirmos (ambas são falsas ou ambas verdadeiras) acontecerá uma incoerência lógica, anulando então uma das possiblidades!
Fbsouza
11/04/2003
Pessima Piada, hein...
Fbsouza
11/04/2003
Manda mais ai....
Jck
11/04/2003
Marcelo Saviski
11/04/2003
[color=blue:0c93abfd1d]´Uma garrafa e sua rolha custam R$ 1,10, a garrafa custa mais R$ 1,00 do que a rolha. Quanta custa a rolha? Quanto custa a garrafa ?´ [/color:0c93abfd1d]
Okama
11/04/2003
Garrafa R$ 1,05
Marcelo Saviski
11/04/2003
Marcelo Saviski
11/04/2003
Marcelo Saviski
11/04/2003
[color=#999955:1d3e654c9f]Você vai caminhar na área de um quadrado perfeito. No 1° lado você leva 80min para percorrê-lo. No 2° lado, mais 80min, no 3° mais 80min, mas no 4° você leva uma hora e vinte. Por que, se você não parou, não andou mais devagar e o percurso era o mesmo?[/color:1d3e654c9f]
Fbsouza
11/04/2003
Vai o de 50 e o de 75 para a outra margem o de 75 fica e o de 50 volta.
O de 120 vai sozinho para a outra margem e o de 75 volta para buscar o de 50.
Raphael Oliveira
11/04/2003
1h 20min = 80 min
1h = 60 min + 20 min = 80 min
Marcelo Saviski
11/04/2003
Missayres
11/04/2003
É tão fácil q dá até vergonha de enviar.... :oops:
Cristiane
11/04/2003
Esta notícia é do jornal The New York Times... Para aqueles que
são cautelosos... A Microsoft sabe quem você é.
O sistema Microsoft descobre quem é você e o que você é! O
programa está muito bem escondido, mas foi denunciado por um ex-funcionário da empresa.
Siga as instruções e fique pasmo com o que vc vai ver.
1.. Vá ao Menu Iniciar/Programas/Acessórios/Calculadora.
2.. Clique no Menu da Calculadora na opção Exibir.
3.. Após, mude para opção Científica.
4.. Agora digite 12237514.
5.. Agora clique na opção Hexadecimal, que fica no canto superior
esquerdo da calculadora - Hex - e veja sua identificação.
AVISE SEUS AMIGOS!
Não levem a mal......é uma simples brincadeirinha...ehehehe
Marconi
11/04/2003
Dois olhos vêem, cinco dedos pegam e trinta e dois dentes mordem.. (se o cara não for banguela).
Marconi
Okama
11/04/2003
O Pai, o filho e o neto
Marconi
11/04/2003
Considerando o numero total de degraus n e o tempo total da subida, sem subir nenhum com as próprias pernas x, teriamos que:
x = 28/(n-31) e x= 35/(n-22) então 28/(n-31) = 35/(n-22) => n=67.
A escada tem 67 degraus expostos na hora da subida e levaria 52,11 segundos cada um se não subisse nenhum com as próprias pernas.
Marconi
Marconi
11/04/2003
Somente os padres e um dos indios sabe remar ( o cacique).
Todos os indios são canibais e se ficarem em número superior ao dos padres em qualquer uma das margens, comem os mesmos.
Na canoa só cabem dois.
Bom divertimento.
Marconi
Marconi
11/04/2003
Tá certo!!! É isso aí!!![/quote:f58e8b50a1]
Bom, então deveria informar que () significavam raiz quadrada.. a gente não aprende isso na escola nem em lugar nenhum =P[/quote:f58e8b50a1]
É a primeira vez que vi () representarem raiz quadrada. Isto não existe.
Naquele exemplo, não importa a explicação filosófica da coisa. n vale -2 e fim de caso, se n for real é claro.
Marcelo Saviski
11/04/2003
uma planta que podem comer. Mas para comê-la deverá ferve-la 30 segundos
exato senão os matara. Mas para marcar o tempo eles só tem 2 ampulhetas
um que marca 22 e outra de 14 como que conseguirão marcar o tempo?[/color:f821e57214][/b:f821e57214]
Marconi
11/04/2003
uma planta que podem comer. Mas para comê-la deverá ferve-la 30 segundos
exato senão os matara. Mas para marcar o tempo eles só tem 2 ampulhetas
um que marca 22 e outra de 14 como que conseguirão marcar o tempo?[/color:25c62a7d3e][/b:25c62a7d3e][/quote:25c62a7d3e]
Eles viram as duas. Quando a de 14 terminar ele vira ela e espera a outra que vai terminar 8 minutos depois, isto é, aos 22 minutos, então ele vira novamente a de 14 que só terá 8 minutos de areia. Então quando esta terminar teremos 30 minutos.
Marconi
Crash
11/04/2003
Filho, Pai, Pai do Pai (Avo)
flws
Crash
11/04/2003
Um cachorro é amarrado na coleira por seu dono no inicio da floresta.
Sua coleira só estica até o meio da floresta.
O rio onde o cachorro deve ir beber água fica no fim da floresta.
E o cachorro vai até o rio beber água.
Como isso é possível?
flws
Henry
11/04/2003
Beppe
11/04/2003
Hiko Seijuro
11/04/2003
É claro que é a segunda que tem a mulher porque as duas são verdadeiras.
Se fossem falsas a inscrição da segunda iria na verdade dizer que não há um tigre na outra sala lógicamente, em pelo menos uma delas haveria uma moça e não poderia, já que inscrição da primeira teria que ser falsa também.
Já a do cachorro:
A floresta é numa ilha de forma circular no meio do rio. Logo o cachorro foi amarrado em uma das bordas e só pode chegar ao centro, nunca numa borda oposta, mas ele pode muito bem ir até onde passa o rio (como é circular podemos considerar que ínicio e fim são no mesmo ponto).
Carlos Bernardo
11/04/2003
A resposta é 36 pombas.
ou seja , a equação fica assim: 2x+1/2x+1/4x+1=100
8x + 2x + x = 400 - 4
11x= 396
x= 396 / 11
x= 36
Será q tá certo ????
:lol:
Fava
11/04/2003
Essa é fácil.
O dono amarra o cachorro na coleira e vai com o mesmo até o rio beber água. Em momento nenhum foi dito que a coleira está amarrada à uma árvore por exemplo.
Carlos Bernardo
11/04/2003
pronto... so falta a solucao....
Bom a 1ª tem olhos azuis e mentiu q a segunda é q tinha...
a 2ª tem olhos negros... pois disse a verdade sabendo q a 1ª mentiu sua cor dos olhos...
a 3ª tem olhos azuis, pois mentiu nas duas respostas anteriores...
Bom sobraram as outras duas q tem olhos negros,,,
Aroldo Zanela
11/04/2003
Resolvi desenterrar este tópico e ver se surgem novos desafios.
Otto
11/04/2003
ja sei a resposta.. respondi de 2ª....
Tnaires
11/04/2003
a24, qual a resposta?
Rodrigo Lima
11/04/2003
Você tem 30 porcos e precisa matar todos em 5 dias. Todos os dias você tem que matar um número ÍMPAR de porcos.
Quais as possibilidades possíveis?
Quero ver....
OBS: Até hoje não consegui resolver.
Tnaires
11/04/2003
Mas eu quero saber a resposta do enigma das prostitutas, foi um dos únicos lançados aqui q não tem resposta...
a24, pelamordedeus, rasga aí q num aguento mais!
(olhe meu post anterior, nessa mesma página)
Rogério Carvalho
11/04/2003
O erro do raciocínio ocorre no trecho em negrito do texto destacado a seguir: “Se o garçon devolveu 1 real cada um, então os amigos desembolsaram 9 reais cada um, se vc fizer 9 vezes 3 dá 27, [b:a3c5c2ce96]mais 2 reais que o garçon embolsou dá um total de 29 reais.[/b:a3c5c2ce96]”
Observe que, após o desconto de 5 reais, o valor da conta passou a ser 25 (30 - 5) reais. Os amigos realmente desembolsaram 9 reais cada para pagar a conta, totalizando 27 (3 x 9) reais. Porém, uma vez que o garçom embolsou 2 reais, você deve subtrair, e não adicionar, este valor dos 27 reais para ter o total da conta que é de 25 reais (27 - 2).
Segue a correção do trecho em negrito do texto destacado acima: “Se o garçon devolveu 1 real cada um, então os amigos desembolsaram 9 reais cada um, se vc fizer 9 vezes 3 dá 27, [b:a3c5c2ce96]menos 2 reais que o garçon embolsou dá um total de 25 reais.[/b:a3c5c2ce96]”
Rogério Carvalho
11/04/2003
pronto... so falta a solucao....[/quote:cfb55bdbb8]
Para resolver este problema é muito importante levar em consideração o seguinte dado: ´As das de olhos negros, sempre que interrogadas, dizem a verdade, já as de olhos azuais sempre a mentira, nunca dizem a verdade´.
Partindo da afirmação da terceira escrava, temos apenas duas hipóteses: ela mentiu (olhos azuis) ou disse a verdade (olhos negros).
[b:cfb55bdbb8]Análise da primeira hipótese:[/b:cfb55bdbb8] A terceira escrava mentiu.
Neste caso, a negação da afirmação da terceira escrava é verdadeira, ou seja, podemos concluir que:
- [i:cfb55bdbb8]A primeira escrava tem olhos azuis (diz mentiras)[/i:cfb55bdbb8]
- [i:cfb55bdbb8]A segunda escrava tem olhos negros (diz a verdade)[/i:cfb55bdbb8]
Nesta hipótese, ao serem questionadas, a primeira escrava mentiria dizendo ´Os meus olhos são negros´ e a segunda escrava diria a verdade, ou seja, diria que a primeira escrava tinha dito ´Os meus olhos são negros´, o que não satisfaz os dados do problema. Logo, esta hipótese é absurda. O que nos leva a concluir que a [b:cfb55bdbb8]terceira escrava disse a verdade (olhos negros)[/b:cfb55bdbb8].
[b:cfb55bdbb8]Análise da segunda hipótese:[/b:cfb55bdbb8] A terceira escrava disse a verdade ([i:cfb55bdbb8]hipótese correta[/i:cfb55bdbb8]).
Neste caso, a afirmação da terceira escrava é verdadeira, ou seja, podemos concluir que:
- [i:cfb55bdbb8]A primeira escrava tem olhos negros (diz a verdade)[/i:cfb55bdbb8]
- [i:cfb55bdbb8]A segunda escrava tem olhos azuis (diz mentiras)[/i:cfb55bdbb8]
Nesta hipótese, ao serem questionadas, a primeira escrava diria a verdade ´Os meus olhos são negros´ e a segunda escrava mentiria, ou seja, diria que a primeira escrava tinha dito ´Os meus olhos são azuis´, o que satisfaz os dados do problema. Portanto, esta é a hipótese verdadeira. O que confirma a nossa conclusão de que [b:cfb55bdbb8]a terceira escrava realmente disse a verdade (olhos negros)[/b:cfb55bdbb8].
De acordo com as deduções anteriores, concluímos que:
- [i:cfb55bdbb8]A primeira escrava tem olhos negros (diz a verdade).[/i:cfb55bdbb8]
- [i:cfb55bdbb8]A segunda escrava tem olhos azuis (diz mentiras).[/i:cfb55bdbb8]
- [i:cfb55bdbb8]A terceira escrava disse a verdade, portanto tem olhos negros.[/i:cfb55bdbb8]
Como, das cinco escravas, duas têm olhos negros e três têm olhos azuis e já descobrimos as duas que têm olhos negros, deduzimos que:
[b:cfb55bdbb8]- Primeira escrava: Olhos negros
- Segunda escrava: Olhos azuis
- Terceira escrava: Olhos negros
- Quarta escrava: Olhos azuis
- Quinta escrava: Olhos azuis[/b:cfb55bdbb8]
Rogério Carvalho
11/04/2003
Sejam [i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83], [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] e [i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] as incógnitas que representam as quantidades de vacas, cabras e galinhas, respectivamente. O problema não afirma que é necessário comprar pelo menos um animal de cada espécie, então podemos considerar que [i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83], [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] e [i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] são inteiros não negativos.
De acordo com os dados, devemos ter:
[b:543b0c0b83][i:543b0c0b83]v + c + g[/i:543b0c0b83] = 100 (i)[/b:543b0c0b83]
[b:543b0c0b83]10[i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] + 3[i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] + 0,5[i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] = 100 (ii)[/b:543b0c0b83]
Multiplicando ambos os membros da equação (ii) por 2, teremos:
[b:543b0c0b83]20[i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] + 6[i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] + [i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] = 200 (iii)[/b:543b0c0b83]
Observe que caímos em um sistema com 2 equações e 3 incógnitas, portanto este pode ser possível e indeterminado (infinitas soluções) ou impossível no campo dos números reais. Uma vez que as soluções devem ser inteiras não negativas, podem-se encontrar um número limitado de soluções.
Subtraindo, membro a membro, as igualdades (iii) e (i), teremos:
19[i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] + 5[i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] = 100
19[i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] = 100 - 5[i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83]
[b:543b0c0b83]19[i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] = 5(20 - [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83]) (iv)[/b:543b0c0b83]
Pela igualdade (iv), podemos concluir que 5(20 - [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83]) é divisível por 19. Como 19 é primo e não divide o fator 5, então: 19 divide (20 - c).
Portanto, existe um [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] inteiro tal que:
[b:543b0c0b83]20 - [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] = 19[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] (v)[/b:543b0c0b83]
A seguir, todas as soluções serão apresentadas em função de [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] (inteiro).
Substituindo a igualdade (v) na igualdade (iv):
19[i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] = 5.19[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83]
[b:543b0c0b83]v = 5[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] (vi)[/b:543b0c0b83]
Isolando [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] na igualdade (v), teremos:
[b:543b0c0b83][i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] = 20 - 19[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] (vii)[/b:543b0c0b83]
Substituindo as igualdades (vi) e (vii) na igualdade (i):
5[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] + (20 - 19[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83]) + [i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] = 100
[b:543b0c0b83][i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] = 80 + 14[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] (viii)[/b:543b0c0b83]
Uma vez que [i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83], [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] e [i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] são inteiros não negativos, pode-se calcular o intervalo de valores possíveis para [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] como segue.
[i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] >= 0. Pela igualdade (vi): 5[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] >= 0, logo [b:543b0c0b83][i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] >= 0 (ix)[/b:543b0c0b83]
[i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] >= 0. Pela igualdade (vii): 20 - 19[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] >= 0, logo [b:543b0c0b83][i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] <= 20/19 (x)[/b:543b0c0b83]
[i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] >= 0. Pela igualdade (viii): 80 + 14[i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] >= 0, logo [b:543b0c0b83][i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] >= -80/14 (xi)[/b:543b0c0b83]
Fazendo a intersecção das restrições aos valores de [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] nas desigualdades (ix), (x) e (xi), conclui-se que: 0 <= [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] <= 20/19. Como [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] é inteiro, encontram-se duas soluções possíveis: [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] = 0 ou [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] = 1.
Substituindo os valores possíveis de [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] nas igualdades (vi), (vii) e (viii), respectivamente, encontram-se as seguintes soluções.
[b:543b0c0b83]Para [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] = 0:[/b:543b0c0b83] [i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] = 0, [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] = 20 e [i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] = 80
[b:543b0c0b83]Para [i:543b0c0b83]k[/i:543b0c0b83] = 1:[/b:543b0c0b83] [i:543b0c0b83]v[/i:543b0c0b83] = 5, [i:543b0c0b83]c[/i:543b0c0b83] = 1 e [i:543b0c0b83]g[/i:543b0c0b83] = 94
[b:543b0c0b83]Resposta:[/b:543b0c0b83] Devem-se comprar [b:543b0c0b83]nenhuma vaca, 20 cabras e 80 galinhas[/b:543b0c0b83] ou [b:543b0c0b83]5 vacas, 1 cabra e 94 galinhas[/b:543b0c0b83].
Rogério Carvalho
11/04/2003
Segue uma possível solução para este problema.
A fim de facilitar as descrições dos processos de transferência da pinga de um vazilhame para o outro, os vazilhames de 8 litros, 5 litros e 3 litros foram nomeados [b:8014e619f6]A[/b:8014e619f6], [b:8014e619f6]B[/b:8014e619f6] e [b:8014e619f6]C[/b:8014e619f6], respectivamente.
Inicialmente:
[b:8014e619f6]Vazilhame A (8 litros):[/b:8014e619f6] 8 litros
[b:8014e619f6]Vazilhame B (5 litros):[/b:8014e619f6] 0
[b:8014e619f6]Vazilhame C (3 litros):[/b:8014e619f6] 0
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 1:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se pinga do vazilhame [b:8014e619f6]A[/b:8014e619f6] até encher o vazilhame [b:8014e619f6]B[/b:8014e619f6]:
[b:8014e619f6]Vazilhame A (8 litros):[/b:8014e619f6] 3 litros
[b:8014e619f6]Vazilhame B (5 litros):[/b:8014e619f6] 5 litros
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 2:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se pinga do vazilhame [b:8014e619f6]B[/b:8014e619f6] até encher o vazilhame [b:8014e619f6]C[/b:8014e619f6]:
[b:8014e619f6]Vazilhame A (8 litros):[/b:8014e619f6] 3 litros
[b:8014e619f6]Vazilhame B (5 litros):[/b:8014e619f6] 2 litros
[b:8014e619f6]Vazilhame C (3 litros):[/b:8014e619f6] 3 litros
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 3:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se toda a pinga do vazilhame [b:8014e619f6]C[/b:8014e619f6] para o vazilhame [b:8014e619f6]A[/b:8014e619f6]:
[b:8014e619f6]Vazilhame A (8 litros):[/b:8014e619f6] 6 litros
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 4:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se toda a pinga do vazilhame [b:8014e619f6]C[/b:8014e619f6] para o vazilhame [b:8014e619f6]A[/b:8014e619f6]:
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 5:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se toda a pinga do vazilhame [b:8014e619f6]B[/b:8014e619f6] para o vazilhame [b:8014e619f6]C[/b:8014e619f6]:
[b:8014e619f6]Vazilhame B (5 litros):[/b:8014e619f6] 0
[b:8014e619f6]Vazilhame C (3 litros):[/b:8014e619f6] 2 litros
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 6:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se pinga do vazilhame [b:8014e619f6]A[/b:8014e619f6] até encher o vazilhame [b:8014e619f6]B[/b:8014e619f6]:
[b:8014e619f6]Vazilhame A (8 litros):[/b:8014e619f6] 1 litro
[b:8014e619f6]Vazilhame B (5 litros):[/b:8014e619f6] 5 litros
[b:8014e619f6]Vazilhame C (3 litros):[/b:8014e619f6] 2 litros
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 7:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se pinga do vazilhame [b:8014e619f6]B[/b:8014e619f6] até encher o vazilhame [b:8014e619f6]C[/b:8014e619f6]:
[b:8014e619f6]Vazilhame A (8 litros): [/b:8014e619f6]1 litro
[b:8014e619f6]Vazilhame B (5 litros):[/b:8014e619f6] 4 litros
[b:8014e619f6]Vazilhame C (3 litros):[/b:8014e619f6] 3 litros
[u:8014e619f6][b:8014e619f6]Passo 8:[/b:8014e619f6][/u:8014e619f6] Transfere-se toda a pinga do vazilhame [b:8014e619f6]C[/b:8014e619f6] para o vazilhame [b:8014e619f6]A[/b:8014e619f6]:
[b:8014e619f6]Vazilhame A (8 litros):[/b:8014e619f6] 4 litros
[b:8014e619f6]Vazilhame B (5 litros):[/b:8014e619f6] 4 litros
Ao final, João fica com 4 litros (metade), em seu vazilhame de 8 litros, e o seu compadre fica com 4 litros (metade), em seu vazilhame de 5 litros, sendo que o vazilhame de 3 litros do compadre de João fica vazio.
Rogério Carvalho
11/04/2003
Seja [b:e3be529b96]x[/b:e3be529b96] o valor do salário.
Após o gasto de 20¬ do salário com despesas escolares, sobram 80¬ ([b:e3be529b96]80¬.x[/b:e3be529b96]).
Após o gasto de 30¬ do restante do salário com o aluguel, sobram 70¬ do restante anterior ([b:e3be529b96]70¬.80¬.x[/b:e3be529b96])
Após o gasto de 10¬ do restante com alimentação, sobram 90¬ do restante anterior ([b:e3be529b96]90¬.70¬.80¬.x[/b:e3be529b96]), que é igual a R$ 367,58.
Portanto, tem-se:
90¬.70¬.80¬.x = 367,58
(9/10).(7/10).(8/10).x = 367,58
(63/125).x = 367,58
x = (125.367,58)/63
[b:e3be529b96]x = 729,33[/b:e3be529b96] (aproximadamente)
[b:e3be529b96]Resposta:[/b:e3be529b96] O salário é de, aproximadamente, R$ 729,33.
Rogério Carvalho
11/04/2003
Você tem 30 porcos e precisa matar todos em 5 dias. Todos os dias você tem que matar um número ÍMPAR de porcos.
Quais as possibilidades possíveis?
Quero ver....
OBS: Até hoje não consegui resolver.[/quote:3fa5842b27]
É simples provar Matematicamente que este problema não tem solução.
Para isto basta usar representações genéricas para números ímpares e pares. Todo número [b:3fa5842b27]par[/b:3fa5842b27] pode ser representado na forma [b:3fa5842b27]2K[/b:3fa5842b27], com [b:3fa5842b27]K[/b:3fa5842b27] inteiro e todo número [b:3fa5842b27]ímpar[/b:3fa5842b27] pode ser representado na forma [b:3fa5842b27]2K + 1[/b:3fa5842b27], com [b:3fa5842b27]K[/b:3fa5842b27] inteiro. É importante ressaltar que o conceito de paridade de um número inteiro independe do fato dele ser positivo, negativo ou nulo. Tantos os números inteiros positivos, quanto os números inteiros negativos, quanto o zero (0) podem ser classificados quanto à paridade. É certo que, no contexto do problema, não tem sentido se considerar um número inteiro negativo para representar o número de porcos sacrificados em um dia qualquer. Porém, o problema não tem solução mesmo que se considere um número negativo de porcos em um ou mais dias.
Como a quantidade de porcos sacrificados a cada dia deve ser ímpar e o total de porcos é igual a 30, teremos:
[b:3fa5842b27](2a + 1) + (2b + 1) + (2c + 1) + (2d + 1) + (2e + 1) = 30[/b:3fa5842b27], com [b:3fa5842b27]a[/b:3fa5842b27], [b:3fa5842b27]b[/b:3fa5842b27], [b:3fa5842b27]c[/b:3fa5842b27], [b:3fa5842b27]d[/b:3fa5842b27] e [b:3fa5842b27]e[/b:3fa5842b27] inteiros
[b:3fa5842b27]2(a + b + c + d + e) + 5 = 30
2(a + b + c + d + e) = 25[/b:3fa5842b27]
Fazendo [b:3fa5842b27]K = a + b + c + d + e[/b:3fa5842b27], teremos que [b:3fa5842b27]K[/b:3fa5842b27] será inteiro, uma vez que [b:3fa5842b27]a[/b:3fa5842b27], [b:3fa5842b27]b[/b:3fa5842b27], [b:3fa5842b27]c[/b:3fa5842b27], [b:3fa5842b27]d[/b:3fa5842b27] e [b:3fa5842b27]e[/b:3fa5842b27] são inteiros ([b:3fa5842b27]Postulado de fechamento da adição[/b:3fa5842b27] no conjunto de números inteiros).
Sendo assim, podemos escrever:
[b:3fa5842b27]2K = 25[/b:3fa5842b27], com [b:3fa5842b27]K[/b:3fa5842b27] inteiro (Impossível!)
Chegamos a um absurdo, pois um número par ([b:3fa5842b27]2K[/b:3fa5842b27]) não pode ser igual a um número ímpar ([b:3fa5842b27]25[/b:3fa5842b27]). Ou seja, [b:3fa5842b27]o problema não tem solução inteira[/b:3fa5842b27].
Savio Dias
11/04/2003
Aminadab Junior
11/04/2003
Assis Ferreira
11/04/2003
Quanto pesa um tijolo e meio?
(A interpretação faz parte da solução...)
Pesa um tijolo + meio tijolo kkkkkkk
1 tijolo(2kg) + meio tijolo(1 kg) = 3 kg
Cláudio Júnior
11/04/2003
Se foi dado um desconto de 5, então, o valor da conta jamais foi 27.
Com o desconto de 5, o valor da conta, cobrado pelo dono do restaurante, foi de 25.
Foram dados 30 para pagar uma conta de 25.
O garçom ficou com 2 e devolveu 3 para os clientes.
Ora, 25 + 2 + 3 = 30.
Portanto, nenhum valor ficou sobrando ou faltando, nem houve qualquer “bug” na matemática (que é linda, diga-se de passagem).
O que houve foi uma pegadinha do enunciado, que afirmou que se pagou 27 + 2. É aí que está a pulha.
Porque, se o dono do restaurante deu desconto de 5, então, ele só recebeu 25.
Os 27 já são os 25 do dono do restaurante com os 2 do bolso do garçom.
E os outros 3, o garçom devolveu, fechando, assim, com os 30 pagos.
Assis Ferreira
11/04/2003
num lago existe uma planta, e todo dia esta planta dobra seu tamanho. Em 20 dias a planta já ocupa a metado do lago. Quantos dias a planta precisa para cobrir o lago inteiro ?
21