relacionando tabelas em access

Modelagem

24/07/2015

Bom dia aos colegas

A dúvida é a seguinte:

1. tenho três tabelas que envolvem fornecedores conforme abaixo:
fornecedores (cadastro de fornecedores), pagamento (vencimentos contas a pagar) e caixa ( pagamentos - chave estrangeira da tabela pagamento)
2. tenho outras três tabelas que envolvem clientes conforme abaixo:
clientes (cadastro de clientes), recebimento (vencimentos contas a receber) e caixa ( recebimentos - chave estrangeira da tabela recebimento)

Na verdade a tabela caixa tem duas chaves estrangeiras ( pagamentos e recebimentos)

Quanto tenho compras ou vendas entendo que não precisaria passar pelas tabelas pagamento e recebimento porque elas são para lançar as datas de vencimentos.
Se raciocinar assim teria que ter uma outra situação que ligasse fornecedores e clientes diretamente na tabela caixa.
Desta forma teria então na tabela caixa ( 4 chaves estrangeiras - fornecedores, clientes, pagamento e recebimento)
Caso eu quisesse ter uma caixa de combinação que selecionasse ao mesmo tempo essas quatro chaves como eu faria isso ?

Quase esse raciocínio esteja errado por favor me digam como fazer

Agradeço as dicas
Carlos Neves

Carlos Neves

Curtidas 0

Respostas

Jothaz

Jothaz

24/07/2015

Posta a imagem do seu model de dados.
GOSTEI 0
Carlos Neves

Carlos Neves

24/07/2015

fornecedores (cadastro fornecedores) ----------> pagamento ( contas a pagar ) ----------------->caixa ( pagamento ou saída de caixa )
clientes (cadastro clientes)--------------------------> recebimento (contas a receber )--------------->caixa ( recebimento ou entrada de caixa)

a tabela caixa tem duas chaves estrangeiras
caso eu queira uma caixa de combinação que selecione a tabela pagamento e ou recebimento como faço ?

se tem uma idéia melhor por favor eu agradeço
GOSTEI 0
Fernando C

Fernando C

24/07/2015

caso eu queira uma caixa de combinação que selecione a tabela pagamento e ou recebimento como faço ?

pesquise sobre "propriedades" ou "origem" do controle; é bem simples;
pesquise sobre o comando iif (é bem legal também, vai t ajudar bastante, eu acho).
Posta a imagem do seu model de dados.

Carlos, use a janela de relacionamentos (é bem bacana p/ gerar um MER da aplicação).
faz anos que não uso Access, mas acho que deve ter um caminho pelos menus ou abrindo uma nova consulta (por este caminho c/ certeza terá; é só ir depois adicionando as tabelas e arrastar as chaves de uma tabela à outra, "baba").
sobre modelagem relacional, recomendo esse livro:
Projeto de Banco de Dados - Carlos Alberto Heuser ed. Bookman
ótimo, também em bibliografia e em exercícios.
GOSTEI 0
Carlos Neves

Carlos Neves

24/07/2015

obrigado pela dica

sempre que for necessário é legal trocar idéias com os colegas

sucesso
GOSTEI 0
POSTAR