Relacionamento entre cidade, estado e região
Estou uma pequena duvida, espero que e ajudem, sobre o relacionamento de cidade, estado e região, alguem pode me dar ideia de como fazer? terei quantas chaves estrangeiras?
Marilia Silva
Curtidas 0
Respostas
Ricardo
26/03/2015
Sabemos que um região tem vários estados e os estados tem várias cidades.
Então, a chave primaria da tabela Região seria chave estrangeira da tabela estados, a chave primaria na tabela estados seria estrangeira na tabela cidades.
Então, a chave primaria da tabela Região seria chave estrangeira da tabela estados, a chave primaria na tabela estados seria estrangeira na tabela cidades.
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Perfeito Ricardo, a ideia é mais ou menos essa?
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/392972-20150327-144038.jpg[/img]
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/392972-20150327-144038.jpg[/img]
GOSTEI 0
Ricardo
26/03/2015
Perfeito Ricardo, a ideia é mais ou menos essa?
Sim.
Eu armazeno a chave da tabela de regiões na tabela de estado(chave estrangeira), para referenciar a qual região aquele estado pertence. O mesmo vale para cidade, bairro, rua etc...
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Certo, esse relacionamento está correto, 1..N?
GOSTEI 0
Ricardo
26/03/2015
Certo, esse relacionamento está correto, 1..N?
Só se em alguma situação real faça ser diferente veja:
Uma região tem vários estados, os estados tem várias cidades etc
Agora pode ser que ocorrera, apesar de eu não conhecer, vai saber né, que exista uma região com apenas um estado... ou um estado que esteja em duas regiões.
Enfim deve ser levar em consideração a situação real para ajudar na modelagem do banco.
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Analisando o que escreveu, em nivel Brasil, está correto a modelagem incompleta. obrigada.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
26/03/2015
Analisando o que escreveu, em nivel Brasil, está correto a modelagem incompleta. obrigada.
Boa noite, falta somente os campos com as chaves, mas está correto mesmo!
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Era só para ter uma ideia da minha pergunta Mariana, não é uma modelagem a ser feita, foi a melhor forma que tentei demonstrar a situação da minha pergunta.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
26/03/2015
Ah sim, perdão Marilia.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
26/03/2015
Agora pode ser que ocorrera, apesar de eu não conhecer, vai saber né, que exista uma região com apenas um estado... ou um estado que esteja em duas regiões.
No Brasil, não existe estado que pertença a mais de uma região.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/262490-20150329-151122.jpg[/img]
GOSTEI 0
Ricardo
26/03/2015
No Brasil, não existe estado que pertença a mais de uma região.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/262490-20150329-151122.jpg[/img]
Não era apenas a nível de Brasil, mas sim em um contexto global, a lógica não está restrita apenas a nível nacional, pois e se o sistema for usado em outro país...
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Ah sim, perdão Marilia.
Sem problemas...
Fiquei sem entender um pouco a sua afirmativa Marisiana.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
26/03/2015
Não era apenas a nível de Brasil, mas sim em um contexto global, a lógica não está restrita apenas a nível nacional, pois e se o sistema for usado em outro país...
Sim, claro! Esqueci de completar a ideia, peço desculpas por isso...
Apenas citei como exemplo, pois teria que realizar uma pesquisa em todos os países que possivelmente virão a utilizar o sistema para ver como é.
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Não precisa se desculpar não, sei que está tentando ajudar, por isso pra já é de bom grado a participação.
Eu quero restringir esse meu exemplo para somente o Brasil, no exemplo(pseudo modelagem) está correto?
Eu quero restringir esse meu exemplo para somente o Brasil, no exemplo(pseudo modelagem) está correto?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
26/03/2015
Sim, está correto!
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Aliviada!!!
Até a proxima Marisiana.
Até a proxima Marisiana.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
26/03/2015
Por nada!!
É sempre bom poder ajudar! =)
É sempre bom poder ajudar! =)
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Depois estarei revendo alguns conceitos e praticando mais a modelagem, certos assuntos não podem cair no esquecimento.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
26/03/2015
Faz muito bem! Tem que praticar não só pra não esquecer, mas também porque é assim que se aprende..!
GOSTEI 0
Jothaz
26/03/2015
Para variar vou me meter em um post! kkkkkkkk
Só para complementar acho que a regra de negócio deve ser mais clara e lógica possível.
Ao invés de algo tipo "a nivel Brasil" é mais claro definir que um estado pertencerá a somente a uma região.
Pois fica claro e pode ser usado de forma universal independente do pais.
O questionamento do Ricardo é perfeitamente válido e demonstra que ele vê a modelagem de forma bem ampla.
A principio um estado poderia pertence a somente uma região. Só que já trabalhei em uma empresa que em determinadas analises a Bahia era considerada tanto no Nordeste como do Sudeste. É um absurdo? Não! Era a regra de negócios deles. Por motivos estratégicos eles tinha relatórios com a Bahia no Nordeste como com a Bahia no Sudeste. A mas vai contra a tabela do IBGE e bla, bla,bla. No caso o sistema teria de atender a empresa e para ela a regra era essa. Mas eu sou uma analista de sistemas e não posso implementar isto. Olha você enquanto um profissional pode até inferir no processo de uma empresa, mas tem coisas que não dá para mudar.
Outro caso seria um estado pertencer a regiões geográficas padrões e a outras regiões que seriam analisadas. Por exemplo além das regiões comuns (sul, norte e etc), poderiam existir regiões tipo bacia do São Francisco ou bacia do Amazonas. São regiões geográficas válidas e então um estado poderia pertencer a mais de uma região.
No final tudo depende do escopo e das regra de negócio e entendi o que
O intuito deste poste não é corrigir ou desqualificar a opinião ou o que foi postado anteriormente é somente mostrar que existem várias formas de abordar as questões de modelagens.
Só para complementar acho que a regra de negócio deve ser mais clara e lógica possível.
Ao invés de algo tipo "a nivel Brasil" é mais claro definir que um estado pertencerá a somente a uma região.
Pois fica claro e pode ser usado de forma universal independente do pais.
O questionamento do Ricardo é perfeitamente válido e demonstra que ele vê a modelagem de forma bem ampla.
A principio um estado poderia pertence a somente uma região. Só que já trabalhei em uma empresa que em determinadas analises a Bahia era considerada tanto no Nordeste como do Sudeste. É um absurdo? Não! Era a regra de negócios deles. Por motivos estratégicos eles tinha relatórios com a Bahia no Nordeste como com a Bahia no Sudeste. A mas vai contra a tabela do IBGE e bla, bla,bla. No caso o sistema teria de atender a empresa e para ela a regra era essa. Mas eu sou uma analista de sistemas e não posso implementar isto. Olha você enquanto um profissional pode até inferir no processo de uma empresa, mas tem coisas que não dá para mudar.
Outro caso seria um estado pertencer a regiões geográficas padrões e a outras regiões que seriam analisadas. Por exemplo além das regiões comuns (sul, norte e etc), poderiam existir regiões tipo bacia do São Francisco ou bacia do Amazonas. São regiões geográficas válidas e então um estado poderia pertencer a mais de uma região.
No final tudo depende do escopo e das regra de negócio e entendi o que
O intuito deste poste não é corrigir ou desqualificar a opinião ou o que foi postado anteriormente é somente mostrar que existem várias formas de abordar as questões de modelagens.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
26/03/2015
Você está certo Jothaz!
Mas como a regra de negócio não foi exposta... a nível geográfico, segundo a tabela do IBGE, a modelagem estaria correta.
Mas como a regra de negócio não foi exposta... a nível geográfico, segundo a tabela do IBGE, a modelagem estaria correta.
GOSTEI 0
Marilia Silva
26/03/2015
Faz muito bem! Tem que praticar não só pra não esquecer, mas também porque é assim que se aprende..!
Sim, tem que revisar mesmo, até aprender, fixar o assunto.
GOSTEI 0