Questões/perguntas bem elaboradas em engenharia de software
Pessoal, pensei em criar este tópico para compartilharmos questões de provas, testes, exames, concursos que fizemos em engenharia de software. Afim de termos um banco de questões interessantes/legais/fáceis/difíceis/etc. O que acham? Quem quiser responder a do outro, sem problemas.
Igor Pereira
Curtidas 0
Melhor post
Roniere Almeida
28/05/2014
O que é um Modelo de Capacitação em Processo de Software. Porque ele é utilizado pelas empresas desenvolvedoras de software.
obs: não sei a resposta.
obs: não sei a resposta.
GOSTEI 1
Mais Respostas
Igor Pereira
07/04/2014
NÃO PRECISAM RESPONDER O QUE ACHAM!rs
Quem concordar poste sua(s) questão(ões)...valeu!
Quem concordar poste sua(s) questão(ões)...valeu!
GOSTEI 0
Alex Oliveira
07/04/2014
Parrera, não tenho muito a contribuir com relação a engenharia mas apoio sua ideia.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
eu tenho aqui algumas questões, mas de nivel basico, da epoca da faculdade, mais conceitos, pode ser?
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
eu tenho aqui algumas questões, mas de nivel basico, da epoca da faculdade, mais conceitos, pode ser?
serve???
GOSTEI 0
Igor Pereira
07/04/2014
Boa Roniere!
Acho que posso responder:
O termo capacitação em processo de software deve ser compreendido como a capacidade de se repetir uma série de resultados de uma maneira previsível.
O dia-a-dia no desenvolvimento de software é caracterizado por uma grande pressão no que se refere a prazos de entrega, custos e qualidade dos produtos/artefatos que estão sendo produzidos. Independente do tamanho das equipes voltadas a tarefas deste tipo, as empresas possuem dificuldades em gerenciar tais atividades, sendo comum a ocorrência de atrasos, estouros no orçamento e sistemas que ficam abaixo do nível esperado. Levando em consideração esses fatos, alguns modelos de capacitação foram desenvolvidos de forma a auxiliar a condução de atividades que envolvam projetos de software. Exemplo de modelos de capacitação: CMMI e MPS-BR.
Obs: Se alguém quiser melhorar esta resposta, ou até mesmo corrigir, sinta-se livre.
Acho que posso responder:
O termo capacitação em processo de software deve ser compreendido como a capacidade de se repetir uma série de resultados de uma maneira previsível.
O dia-a-dia no desenvolvimento de software é caracterizado por uma grande pressão no que se refere a prazos de entrega, custos e qualidade dos produtos/artefatos que estão sendo produzidos. Independente do tamanho das equipes voltadas a tarefas deste tipo, as empresas possuem dificuldades em gerenciar tais atividades, sendo comum a ocorrência de atrasos, estouros no orçamento e sistemas que ficam abaixo do nível esperado. Levando em consideração esses fatos, alguns modelos de capacitação foram desenvolvidos de forma a auxiliar a condução de atividades que envolvam projetos de software. Exemplo de modelos de capacitação: CMMI e MPS-BR.
Obs: Se alguém quiser melhorar esta resposta, ou até mesmo corrigir, sinta-se livre.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
legal que gostou da pergunta, estarei tentando fazer mais amanha.
sobre a resposta, OK!
sobre a resposta, OK!
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
Descreva as 6 melhores práticas do desenvolvimento de software moderno.
vou esperar respostas, depois respondo.
vou esperar respostas, depois respondo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
1- Desenvolver software iterativamente
2- Gerenciar requisitos
3- Usar arquiteturas baseada em componentes
4- Modelar software visualmente (diagramas)
5- Verificar a qualidade do software.
alguem discorda ou quer adicionar?
2- Gerenciar requisitos
GOSTEI 0
Andre Santos..
07/04/2014
ola roniere ..
tem questoes de pmbok, itil , cobit???
tem questoes de pmbok, itil , cobit???
GOSTEI 0
Igor Pereira
07/04/2014
Poderia ser, quais as características principais e diferenças entre PMBOK, ITIL e COBIT?
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
opa, vai a primeira:
Com relação a conceitos, estrutura e orientações do COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology), assinale a opção correta.
a) O COBIT é embasado nos domínios de planejamento e aquisição, de controle e implementação, de entrega e suporte, e de monitoração. Esses domínios englobam 34 objetivos de controle de alto nível e 318 processos ou objetivos.
b) Controle é definido como políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais planejadas para aumentar a probabilidade de que as premissas de negócio sejam alcançadas e que seja evitada a criação de estruturas indesejáveis ou que se desenvolvam inadequadamente.
c) O domínio do COBIT denominado monitoração define as questões de auditoria e acompanhamento dos serviços de TI, sob o ponto de vista de validação da eficiência e evolução dos processos em termos de desempenho e automação.
d) A execução da proposta de valor (value proposition) é feita por meio de uma análise detalhada de benefícios e custos, garantindo que a TI entregue os benefícios prometidos pela alta administração, concentrando-se na otimização de benefícios e provendo valor intrínseco de TI.
e) O processo que garante a segurança de sistemas é definido pela política de segurança da informação, responsável por traçar o plano tático de informática da empresa, denominado plano diretor de informática.
Com relação a conceitos, estrutura e orientações do COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology), assinale a opção correta.
a) O COBIT é embasado nos domínios de planejamento e aquisição, de controle e implementação, de entrega e suporte, e de monitoração. Esses domínios englobam 34 objetivos de controle de alto nível e 318 processos ou objetivos.
b) Controle é definido como políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais planejadas para aumentar a probabilidade de que as premissas de negócio sejam alcançadas e que seja evitada a criação de estruturas indesejáveis ou que se desenvolvam inadequadamente.
c) O domínio do COBIT denominado monitoração define as questões de auditoria e acompanhamento dos serviços de TI, sob o ponto de vista de validação da eficiência e evolução dos processos em termos de desempenho e automação.
d) A execução da proposta de valor (value proposition) é feita por meio de uma análise detalhada de benefícios e custos, garantindo que a TI entregue os benefícios prometidos pela alta administração, concentrando-se na otimização de benefícios e provendo valor intrínseco de TI.
e) O processo que garante a segurança de sistemas é definido pela política de segurança da informação, responsável por traçar o plano tático de informática da empresa, denominado plano diretor de informática.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
ninguem quer chutar?
GOSTEI 0
Fernanda Acacia
07/04/2014
seria a D???
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
resposta:
GOSTEI 0
Raphael Souza
07/04/2014
1- Desenvolver software iterativamente
2- Gerenciar requisitos
2- Gerenciar requisitos
Elevar o nível de abstração, quebra do paradigma de que a mudança é algo ruim,
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
boa resposta tambem. adicionar a lista.
GOSTEI 0
Raphael Souza
07/04/2014
P: Descreva as diferenças entre processo de desenvolvimento em cascata e processo de desenvolvimento iterativo.
=D
=D
GOSTEI 0
Andre Santos..
07/04/2014
vc sabe onde tem material de pmbok ,cobit e itil em pdf ??
com questoes assim??
com questoes assim??
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
para fins de estudo para certificação?
GOSTEI 0
Andre Santos..
07/04/2014
isso.. ou entao para concursos??
GOSTEI 0
Raphael Souza
07/04/2014
P: Descreva as diferenças entre processo de desenvolvimento em cascata e processo de desenvolvimento iterativo.
=D
=D
O processo em cascata é uma forma de desenvolvimento em cadeia, onde o início de uma etapa depende do término da etapa anterior. Esse modelo dificulta a avaliação da qualidade e eficiência do produto gerado, uma vez que todos os requisitos são levantados no início do projeto, ocasionando mudanças não planejadas de requisitos e arquitetura durante o processo de desenvolvimento do sistema, elevando os critérios de custo, tempo e qualidade do projeto.
O processo iterativo divide o projeto em pequenos pacotes contendo requisitos e funcionalidades específicos aos quais são entregues em menor espaço de tempo, possibilitando que os requisitos do projeto sejam constantemente avaliados de acordo com as expectativas do cliente, aumentando a confiabilidade do sistema, uma vez que se pode ter um feedback constante dos stakeholders, mitigando riscos e proporcionando mais controle de qualidade, gasto e tempo no produto de software desenvolvido.
Seriam as minhas respostas.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
07/04/2014
isso.. ou entao para concursos??
eu tenho apenas algumas perguntas, mas um pouco antigas...são poucas.
a) Release de Produto é o marco final da Fase de Construção.
b) Arquitetura do Ciclo de Vida é o marco final da Fase de Elaboração.
c) Documentação de Instalação do Produto é o marco final da Fase de Transição.
d) Capacidade Operacional Inicial é o marco final da fase de Iniciação.
GOSTEI 0