Quanto cobrar em um software?

Engenharia de Software

10/02/2014

Salve galera!
Estou a desenvolver um software que é basicamente um Sistema de Pedidos para Restaurante.
Resumo: O garçom irá atender um cliente em posse de um smartphone ou tablet, a partir deste ele irá criar e alimentar um pedido, para posteriormente ser enviado para uma impressora direto na cozinha.

Requisitos: O sistema deverá ser alimentado por uma aplicação desktop (cadastros e alterações), e deverá também ter clientes em iOS e Android (criar pedidos).

Minha dúvida: Quanto cobrar em um sistema desses, levando em conta Implantação + Mensalidade?

Obs: Sou do interior de minas, mas se puderem dar também opinião de preços em capitais e também no interior eu agradeço.

Desde já fico grato a todos os colaboradores!
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

Curtidas 0

Melhor post

Tone Costa.

Tone Costa.

15/10/2016

Depende muito.
Um conta basica que você pode fazer é a seguinte.

Salario mensal que gostaria de receber ou que acha que vale o seu serviço, divide esse valor pela horas de um mes, calcule mais ou menos o tempo do projeto e acrescente um over sobre ele.
Por exemplo:

Salario Mensal : R$ 5.000,00 + 8% (FGTS) + (1/12 13Terceiro) + (1/3 Salario Ferias)
=> 5000 + 400 + 416 + 137,50 => 5.953,50 / 160 (Qtde de horas de um mes) => 37,50 (Valor da hora/trabalho) + 75% = 65,11

Agora faça um calculo mais ou menos de horas que vai gastar e faça as contas.
Num projeto desse no minimo
Analise : 40 horas
Desenvolvimento: 240 horas
Testes: 80 horas
Total de Horas: 360 horas
Preço a cobrar: 360 * 65,11 => 23.439,60

Essa é uma forma que faço para calcular o preço de algum serviço para meus clientes.
GOSTEI 8

Mais Respostas

Igor Pereira

Igor Pereira

10/02/2014

Eu começaria pesquisando o preço de empresas que já atuam neste mercado e desenvolvem software semelhante.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Oi Bom dia!!!

Rapaz eu acho meio complicado mensurar.

Acho que a sugestao dada eh interessante para vc se basear, mas eh muito subjetivo.

Normalmente o custo do software vc tera que pensar em lucro a longo tempo, pq se for muito alto nao adotarao seu sistema, entao fica complicado mesmo.

Desculpe nao ajudar mais ou nada. rsrr
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Bom dia amigos,

Bom novamente vou passar um site de um cara que acompanho e escreve muiot bom
falando sobre isso..

segue

http://www.macoratti.net/eng_qvs.htm

att,
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

muito interessante a materia, sobre essa questão do preço, horas trabalhadas, linhas de codigo, acho que vi isso em uma disciplina na faculdade.

[url]http://www.macoratti.net/eng_qvs.htm[/url]
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

Eu começaria pesquisando o preço de empresas que já atuam neste mercado e desenvolvem software semelhante.

mas será que as empresas mostram os valores assim?
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

10/02/2014

As matérias são interessantes em comentar sobre o assunto.
Mas pelo que vejo, esta é uma pergunta sem resposta. Concordam?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

10/02/2014

Bom dia!
Não sei muito (quase nada) sobre isso, mas concordo com a colocação do Alex.
Acho que essa questão é relativa, porque cada projeto é diferente do outro, cada cliente é único tem suas próprias idéias e necessidades.
Mas também achei bem interessante a matéria, penso que ela pode servir para dar uma "luz", mas não que tenha que ser seguida com exatidão.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Oi Bom dia a todos!!!

Eu trabalhei em uma empresa que o seu software, na epoca... rsrsr custava em media 50 mil reais, a licenca de uso e mais mensalidades e custos de implantacao, que o total poderia varias em 60 a 65 mil reais, custo total eh claro... rsrsr

Era em ERP, muito bom, mas para eles chegarem a esse preco acredito que foi despois de muito tempo e passar a ser conhecido e referenciado no mercado.

Mas ate chegar a poder se cobrar esse valor muito provavelmente teve que se ter o software implantado sem custo em alguem que teve a coragem de permitir ser a "cobaia", e sei que foi bem assim mesmo que aconteceu.

Com os anos os valores foram maturando e chegou a esse valor, custeando estrutura entre outras coisas.

Tenho um amigo que esta tentando startar um projeto de desenvolvimento, e ele fara a mesma coisa, nao estou dizendo que esse seja o caminho, mas eh um que eh bastante seguido.

Acredito que um caminho tbm seja fazer uma projecao de custos e o que seria necessario para custear isso e a partir dar ir escalonando para se compor esse valor, nao sei, essa nao eh bem a minha praia... rssr

espero ter contribuido.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

10/02/2014

mas será que as empresas mostram os valores assim?

Fernanda, para conhecer o preço seria necessário uma pesquisa de mercado. E isso é apenas uma frente para se ter noção e planejar seu diferencial (preço, oferta). A questão de examinar por ponto de função é uma prática bastante utilizada no mercado. Fazer uma comparação de ambos para basear-se e montar um diferencial, parece interessante. Mas várias outras variáveis precisam ser analisadas também, como o tamanho da sua equipe por exemplo, o tempo que o cliente deseja o produto e o quanto ele pretende gastar.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

ah sim, pensei que fosse uma pesquisa na propria empresa. desculpe-me.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Alex, um ERP geralmente é esse valor ou mais. depende da popularidade, qualidade.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Sim...

os valores que citei era de um ERP nao "conhecido" de uma empresa nao "conhecida" e esse valor era praticado a uns 10 ou 12 anos atraz...

Hj sei que tem valores sendo praticados na casa de 350 a 500 mil reais, isso para empresas de porte medio se nao me engano.
GOSTEI 2
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

10/02/2014

Achei bem legal tua contribuição Alex!
Eu acho que isso é bem real, porque todo começo é díficil.
Ninguém ingressa no mercado de trabalho ganhando tanto quanto gostaria, é preciso muito esforço e dedicação continua pra ter reconhecimento.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Com certeza... rsrsr

eu particularmente... como "profissional de TI"... qdo comeci ganhava metade de um salario e ainda o transporte e a refeicao por minha conta... rsrr

acredito que os comecoes sao bem parecidos para quase tudo... rsrsr
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Sim...

os valores que citei era de um ERP nao "conhecido" de uma empresa nao "conhecida" e esse valor era praticado a uns 10 ou 12 anos atraz...

Hj sei que tem valores sendo praticados na casa de 350 a 500 mil reais, isso para empresas de porte medio se nao me engano.

rapaz, é quase uma galinha dos ovos de outro, gera muita renda.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

eh cara...

mas eh complicado... ate chegar o ponto de cobrar um valor consideravel... leva muito tempo...

acho que pelo menos uns 10 anos. rsrsr
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

10/02/2014

Vou ser realista!
Aqui na região, softwares de medio porte (não erp) o pessoal cobra em media um salário minimo a mensalidade...
E aí?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

é muito dinheiro.

existem grandes empresas desenvolvedores que dominam essa parte, ERP?
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

Alex, os preços atuais são esses mesmos?
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Boa tarde galera,
Os preços são esses que o Alex passou, conheço caso como atuo em Blumenau Polo do Software, aqui tem empresas que são ai bastante grandes, os valores podem passar e muito de 500 mil, afinal um ERP não é um software que se desenvolve em um mês nem em meio ano, e sim leva muito tempo para desenvolver um ERP grande.. com todos os conceitos de um software que se propõe a abranger toda a empresa, pois é isso que um ERP é, um sistema integrado.

Enfim sei de casos que passam da casa de milhão para implantação, mais claro que não somente a licença, mais toda a consultoria de negócio e de implantação.
Porem pra um começo eu acho que deveria ser meio que um acordo mesmo como foi citado a cima, ninguém pode começar praticando um preço de uma empresa TOP da sua cidade, vai cair obviamente por tudo que foi dito acima, confiabilidade, visibilidade da empresa, etc.

Uma boa prática, é determinar o valor da hora do desenvolvedor, e se basear nisso, a usei 3 mil horas pra desenvolver, então o valor vai ser a hora do desenvolvimento, mais uma gordurinha de analise.. e pode se aplicar um fator comercial ai pra dar um up e não sair também somente com o valor da hora.

Eu acho interessante no começo, fazer acordos com empresas, pois é muito difícil desenvolver um software de mercado, somente com conhecimento de programação, então acho interessante além de buscar o valor do software, buscar agregar valor também comercial, ou seja, fazer um acordo com um futuro cliente, aonde o mesmo pode entrar com a parte de negócio, e você com a parte da programação, desenvolvimento.

Assim o software fica voltado a área especifica e fica mais fácil sair um desenvolvimento de qualidade.

Bom é isso.
Espero ter contribuído com a discussão
[]s
Chiodini
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Vou ser realista!
Aqui na região, softwares de medio porte (não erp) o pessoal cobra em media um salário minimo a mensalidade...
E aí?

Cara... nao se como esta para te falar a verdade...

mas as experiencias que tinha em Software houses que trabalhei era isso mesmo.

acho que nao deve fugir muito nao...

mas era ERP... rssr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

é muito dinheiro.

Sim... alguns exemplos sao TOTVS e SAP... rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Esses valores de 350 a 500 fiquei "sabendo" ontem em conversa com um colega que trabalha do mesmo que eu, e ele comentou o custo.

mas nao peguei orcamentos e tal...

pq nem adianta.. meu diretor nao aprovaria... kkkkkkk
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Maravilha Leandro,

Contribuiu e muito, ao meu ver.

Como sempre com bons comentarios e bem coerentes.

Parabens!!!

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

Esses valores de 350 a 500 fiquei "sabendo" ontem em conversa com um colega que trabalha do mesmo que eu, e ele comentou o custo.

mas nao peguei orcamentos e tal...

pq nem adianta.. meu diretor nao aprovaria... kkkkkkk

compreendo, rsrsrs, mas são valores altos mesmo. vc acha que com quanto tempo da pra fazer um ERP? rsrsrs
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

Vou ser realista!
E aí?

Cara... nao se como esta para te falar a verdade...

mas as experiencias que tinha em Software houses que trabalhei era isso mesmo.

acho que nao deve fugir muito nao...

mas era ERP... rssr

acredito nisso tambem, mas geralmente essas empresas ja tem varios clientes, então acho que o impacto financeiro não é tão grande.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

é muito dinheiro.

esse TOTVS conheço de vista, ja trabalhei em empresas que usavam, mas nunca mexi. me disseram que é um dos melhores.
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

10/02/2014

Certo que é bem interessante estudar erp's já conceituados no mercado.
Mas levando o assunto para aqueles que estão começando agora, na intenção de abrir o próprio negócio, creio que calcular com base nas horas trabalhadas (horas de analise + desenvolvimento do software) é bem interessante. Porém, quando falamos de softwares que se cobra por Implantação + mensalidade, fica difícil calcular o valor da mensalidade com base neste conceito.
Continuo pensando que é uma questão sem resposta precisa...
O que vocês acham?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Oi Fernanda, bom dia!!!

Para se fazer um ERP eh muito relativo o tempo para se entregar.

Pode ser que consiga em um ano a dois, mas mesmo assim vc tera o periodo de ajustes depois disso, que tbm pode levar bastante tempo.

SE nao me engano foi o Leandro quem indicou as parcerias para desenvolvimento do ERP voltado para o Ramo especifico que fica mais facil, vc agrega o conhecimento do negocio ao desenvolvimento.

Uma das software houses que trabalhei trabalhava com ERP de ramo especifico e eles fizeram isso, nao sei dizer qto tempo levou para entrega-los, na epoca o software ja existia a mais de 10 anos.

Uma outra o software deles era para outro nicho de mercado e estavam entrando em outro, auxiliei eles na entrega do software para o aquele mercado na epoca, tivemos que redesenhar se nao me falha a memoria 3 modulos inteiros praticamente e fazer ajustes grandes outros 2 e ajustes pequenos em alguns outros. rsrsr

e hoje vivencio com um ERP que ao era especifico para o nicho de mercado que atuamos e tem algumas coisas que nao atendem espeficicamente mas conseguimos adeguar entre outras coisas que foram acrescidas a ela para ser usado/ adequado a esse nicho de mercado.

Com relacao a sua segunda colocacao, sim elas sao grandes, eu acredito que aconteca um fenomeno diferente do mercado geral, a medida que aumenta o pessoal usando alguma coisa ela cai de preco, no caso do software a medida que aumenta o pessoal usando ele aumenta de preco, isso para as Software houses, acredito, nada embalado, como o Caso de Windows e Tal, isso pq como vc vai aumentando seu volume de trabalho agregando valor a empresa e vc tem que custear isso e com isso os valores terao que aumentar naturalmente, chegara um ponto que se estabilize num valor "alto" mas estavel.

Conheco um caso onde o software qdo foi instalado na empresa era se nao me engano, 50 mil a matriz e 25 mil por filial mais os custos de implantacao, hoje os valores estao maiores, aproximadamente 3 anos depois, nesse caso um exemplo classico do que mencionei. rsrsr

Acho que eh isso.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

é muito dinheiro.

esse TOTVS conheço de vista, ja trabalhei em empresas que usavam, mas nunca mexi. me disseram que é um dos melhores.

Sim a TOTVS eh ums dos melhores, e comprou varias empresas um pouco menores nao sei dizer a origem especificamente, mas se nao me engano eles compraram empresas de software como a Microsiga e DataSul, deve ter tido mais algumas que nao sei... rsrsr

Tenho uma amiga que trabalha para eles, ou para uma consultoria que trabalha para eles, e eles sao uma daquelas empresas que tem tudo separadinho, DBA, DBD, Desenvolvedores, Analistas, etc, etc, tudo separadinho... srss pelo menos foi isso que ela me deu a entender... rsrsr

Ja ate pensei em tentar partir para um desses, mas acredito que temos que crescer muito mais ate chegar a esse ponto, porque os custos sao bem altos.

Embora tanto a TOTVS quanto a SAP, se nao me engano, estao com pacotes voltados a empresas de pequeno porte com custos bem acessiveis. rsrsr

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Certo que é bem interessante estudar erp's já conceituados no mercado.
Mas levando o assunto para aqueles que estão começando agora, na intenção de abrir o próprio negócio, creio que calcular com base nas horas trabalhadas (horas de analise + desenvolvimento do software) é bem interessante. Porém, quando falamos de softwares que se cobra por Implantação + mensalidade, fica difícil calcular o valor da mensalidade com base neste conceito.
Continuo pensando que é uma questão sem resposta precisa...
O que vocês acham?

Eu acho que sim, uma questao de resposta precisa.

Acredito que nao tenha uma resposta que va atender exatamente ao que vc precisa, a sugestao das horas que vc mencionou, se nao me engano foi o Leandro quem deu, eh muito interessante realmente.

Mas acho que o ponto de partida que sera mais interessante eh a parceria com alguem que queira ser o seu beta para dividir os custos com vc, no caso ele pagaria menos, um valor quase "simbolico" para custear um pouco do seu custo(ficou estranho mas tudo bem), e para os proximos clientes que virem vc usa esse padrao para calculo.

Uma outra coisa que vi fazendo, se nao me engano era feito assim em uma das software houses que trabalhei, eles nao cobravam licenca de uso, apenas um aluguel e a implantacao, com isso o custo para o cliente em potencial fica bem baixo ate vc se capitalizar, ai depois vc pode mudar, nao sei se eles fizeram assim, sai da empresa rsrsrsr.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Isso mesmo meu caro Alex

O que realmente acontece com desenvolvedoras de ERP, é que o software nunca tem fim o seu desenvolvimento, até porque como o ERP é um software integrado, sempre vai ter alguma modificação fiscal, ou comercial que deverá ser implementada, dai o que a maioria das empresas fazem é trabalhar com setores de CUSTOMIZAÇÃO e MELHORIA, para que o que for especifico para um cliente seja tratado como customização e cobrado para isso do cliente que esta propondo esta customização, e quando se trata de alguma alteração fiscal, que deva ser feito para todos os cliente, pode ser tratado como melhoria, e entrar dentro das horas que geralmente as empresas vendem como horas de desenvolvimento para as empresas clientes.

Ou seja, você tendo uma empresa, e conseguindo desenvolver um ERP de mercado, você pode ganhar em varias vertes, com a vida do software, com as licenças extras, com customizações específicas, com melhorias e assim por diante.

Mais eu volto a frisar se for uma desenvolver apenas, é muito difícil pegar e desenvolver um ERP, pois a demanda de trabalho é muito grande, e grandes empresas levam como o Alex mencionou de 2 a 3 anos, pra fazer um ERP de mercado, robusto e completo, isso usando de todas as ferramentas possíveis de desenvolvimento, inclusive compradas, como frameworks extremante atraentes como o Telerik ( framework para plataforma .net), então você imagine desenvolver um ERP sozinho no braço, se torna intangível a cobrança de uma mão de obra dessas.

Então respondendo ao amigo que diz que esta pergunta de cobrança é uma pergunta sem resposta, eu acho totalmente ao contrário, é uma pergunta com várias respostas, e por isso deve se ter pesos e medias em cada região de atual, além de bom senso e não começar de cara querendo competir com empresas de grande porte.

A TOTVS que é citada a cima, por exemplo, além de ter um sistema com o seu nome, o TOTVS, ela tem uma porção de micro sistemas específicos de mercado, em vários ramos de negocio, e dentro dela mesmo, o custo de uma é calculado diferentemente do custo de outro. Eles tem tanto um ERP para oferecer, como um software de caixinha, e por isso A TOVS hoje é a maior empresa de software do Brasil, veja bem, estou dizendo do Brasil, e maior nem sempre quer dizer a empresa com mais estrutura, e sim com maior faturamento, seguida da Senior e Benner gigantes de software de Gestão.

Então se dentro das empresas existem diferenças em matéria de preços, vale aos iniciantes em desenvolvimento, primeiramente construir confiança e depois pensar em lucrar.

Empresas grandes por exemplo, podem conseguir um CMMI elevando, CMMI seria um ISSO da qualidade de software ou de serviços prestados por empresas de tecnologia, nesta linha, passam confiança para os cliente.

E acho que isso deve ser feito antes mesmo de pensar em lucrar com software, não é a toa que desenvolvedores single, geralmente disponibilizam uma ver s ao Trial, para depois oferecer o produto com mais recursos.

Bom essa é minha visão deste contesto.
Forte abraço a todos.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Perfeito Leandro.

Somou e muito.

Abraco.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

10/02/2014

uma pergunta, cheguei atrasado!!!

existe uma diferença na venda do software relacionado a linguagem? ex: linguagem x é mais que caro que linguagem y? tem isso?
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

10/02/2014

existe uma diferença na venda do software relacionado a linguagem? ex: linguagem x é mais que caro que linguagem y? tem isso?

E aí Eduardo, beleza?
Não tenho muita experiência, mas quanto a isso acho que posso te responder...
O que vale é a Solução que é apresentada e a Qualidade com que ela é executada.
A linguagem nestes casos é indiferente..
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

10/02/2014

Estava aqui acompanhando... Muito boa a conversa pessoal!
Não sabia praticamente nada sobre o assunto e essa conversa agregou muito.
Obrigada pela experiência e conhecimento compartilhado!
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

10/02/2014

E aí Eduardo, beleza?
Não tenho muita experiência, mas quanto a isso acho que posso te responder...
O que vale é a Solução que é apresentada e a Qualidade com que ela é executada.
A linguagem nestes casos é indiferente..

pronto, era justamente isso que queria saber, afinal, o cliente final não se importa com esses detalhes.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

essas lendas algumas pessoas contam...da linguagem ser mais cara e barata, acho que isso tem mais com profissional em si, quem ganha mais.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

10/02/2014

Isso é a famosa propaganda enganosa... hehehehe
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Isso é a famosa propaganda enganosa... hehehehe

sem duvida.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Oi Galera, bom dia!!!

Com relacao a uma linguagem especifica aumentar o valor final do Software, nao creio.

Mas acredito que ela ate pode ser usada para apresenta para algum gerente de TI ou algum outro Profissional que conheca sobre o assunto, e ela pode vir agregar.

Nao sou programador, mas acredito que algumas linguagens possam ter caminhos maiores ou necessitarem de mais componentes para ser fazer certas funcoes ou funcionalidades e com isso o programa acaba ficando grande e, talvez, isso possa influenciar em seu desempenho em alguns equipamentos ou execucoes por rede no caso, ainda tem programas que fazer isso.

Acho que vai funcionar mais como um marketing na vdd.

Ta mais na moda os caras acham que eh melhor e cobram mais caro. rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Bom dia Galera,
Infelizmente isso não é tão “lenda” como parece, hoje alguma empresas são influenciadas sim pela linguagem na formação do seu preço final, como já tinha mencionado, alguma linguagens são mais complexas, e outras não tao. Mais o que ajuda nessa influencia é o preço que se paga para o uso da mesma.
Exemplo um java é gratuito, um Mysql também.

Agora se a empresa de desenvolvimento utiliza uma plataforma .NET, e um framework que ponta, automaticamente vai cobrar por isso dos seus cliente, pois hoje um framework de ponta não sai por menos de 10 mil a licença.

Então isso acaba influenciando no preço final mesmo que implicitamente, ou seja, a empresa pode não deixar isso claro para o cliente, mais com certeza o valor esta ali.
Afinal, posso estar usando um banco de dados, mais top exemplo um Oracle da vida, então tenho que cobrar isso do cliente, pela confiabilidade dos dados e tudo mais.

Agora que fique bem claro, que isso deve ser explicado para o cliente, e não simplesmente ser jogado como LEI, a estou usado C# porque é uma linguagem atual, você pode até enganar alguns cliente, mais o correto no meu ver, é estou usando esta linguagem porque ela faz isso, faz dessa forma, você tem um ganho nisso, naquilo... ou seja mostre o resultado final da utilização de determinada linguagem, afinal o cliente não quer saber se a linguagem é a melhor do mundo se os resultados forem os mesmo.

Ninguém troca de sistemas, para obter um que faça a mesma coisa que o outro.
Enfim
Espero novamente ter contribuído um pouco.

Att,
Chiodini
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Otimas colocações Açex e Leandro, não tinha parado para pensar assim, então nesse caso especifico devemos informar algumas informações tecnicas ao cliente.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

Leandro Chiodini, muito bem explicado, estava por fora nesse sentido.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Roniere Almeida

Sim, Hoje já existe documento específicos para isso em um projeto, ou você pode colocar junto ao documento de Analise de Requisito, mostrando ao cliente para fins informativos quais as tecnologias que serão usadas para a resolução da questão.
Fernanda obrigado pelo retorno.

Att,
Chiodini
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Ola Boa tarde!!!!

Eh isso ai. rsrs

Obrigado Leandro pelo Ponto.

Acho que esse eh o caminho, a discursao, assim conseguimos chegar ao consenco e escoher o melhor caminho.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alexssandro Lima

Alexssandro Lima

10/02/2014

Aqui onde moro.

um sistema não ERP, custa em torno de 1200,00 a 1900,00 reais. um sistema basico de pdv, e controle de estoque.

dependendo do que o cliente vai ter no projeto para seu uso. entao o preço e discutido junto com ele.

maioria dos sitema aqui usam o banco de dados firebird,

não sei se estou ajudando mais esta ai minha reposta.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

Ola Alexssandro(para mim eh dificil escreveu seu nome pq parece com o meu... kkkk), boa tarde!!!

Ache que ajuda sim.

Dara um norte para o colega que esta precisando de informacoes a respeito.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Roniere Almeida

Sim, Hoje já existe documento específicos para isso em um projeto, ou você pode colocar junto ao documento de Analise de Requisito, mostrando ao cliente para fins informativos quais as tecnologias que serão usadas para a resolução da questão.

Att,
Chiodini

coloca-se apenas em nivel informativo, ou tambem insere informações tecnicas relevantes da tecnologia?
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

Aqui onde moro.

um sistema não ERP, custa em torno de 1200,00 a 1900,00 reais. um sistema basico de pdv, e controle de estoque.

dependendo do que o cliente vai ter no projeto para seu uso. entao o preço e discutido junto com ele.

uma pergunta, esse valor é do produto ou aluguel do software.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/02/2014

Roniere Almeida

Att,
Chiodini

tudo certo!!! de nada.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Chiodini????
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Opa,

Você pode colocar os dois,
Mais se atentando ao documento feito para o cliente,
então a linguagem técnica em si seria desnecessária neste momento
apenas uma explanação do que será usado para desenvolver o requisito esperado.

att,
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

obrigado Leandro, entendido.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

10/02/2014

existe uma tabela, calculo para se ter uma ideia de como fazer o preço de um software?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Aluisio, não lembro muito bem, mas acho existe algo relacionado ao que citou, só não tenho certeza o nome do documento que auxilia nisso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

10/02/2014

Talvez este post possa ajudar [url]https://www.devmedia.com.br/forum/como-calcular-completude-do-projeto/469581[/url]
Eu não lembro muito bem, mas será que não tem alguma coisa sobre isso no guia PMBOK?
Faz tempo que estudei sobre isso e depois não fui mais atrás ....
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

10/02/2014

galera me sinto um ignorante... rsrsr

vcs estao falando de coisas que nao conheco... kkkkkkkk
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Talvez este post possa ajudar [url]https://www.devmedia.com.br/forum/como-calcular-completude-do-projeto/469581[/url]
Eu não lembro muito bem, mas será que não tem alguma coisa sobre isso no guia PMBOK?
Faz tempo que estudei sobre isso e depois não fui mais atrás ....

é no PMBOK ou é uma parte especifica da engenharia de software.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Olha galera até aonde eu sei,
No PMBOK, nao tem nada referente a Preço de projeto, justamente por tudo citado a cima,
digamos nao tem como tabelar um preço justamente porque aqui em SC, o preço da mao de obra é um,
em SP é outra e por varios outros fatores, impostos , etc..

O que exiete no PMBOK, é calculo de tempo e de custos, dai sim.
O que pode ser feito é usar as regras do PMBOK pra calculor tempo de execução,
pois op PMBOK é exatamente pra isso, Gerencia total de um projeto, (não necessariamente voltada a software), mais sim qualquer tipo de projeto.
desde um evento, ou seja ele é todo baseado em quantitade de horas x custo.
Dai sim em posse desses valores, da pra ajudar ainda mais no calculo final de um valor de software, até porque o custo é muito importante.

ninguem vai querer gastar mais do que receber certo?

bom espero ter ajudado referente ao PMBOK
se tiverem alguma dúvida postem ai.

att,
Chiodini
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

A pessoa.
Com relação a tabela que é citada,
Realmente até existe algumas tabelas,
mais nenhuma oficial, isso realmente eu acho dificil existir,
O que ocorre é tabelas que auxiliam a lembrar tudo que deve ser levado em consideração na hora de projetar o preço do teu software..
porque o começo sempre é mais dificil..

Bom pra isso eu tenho das dicas pra galera.

Caso na cidade de vocês tenham SEBRAE, eles dao acessoria total ao inicio de alguma empresa, ou projeto,
la tem pessoas especializadas em tudo que estamos tratando neste topico.

Outra dica massa, é se vocês tem uma ideia muito boa pra um software,
Vale a pena colocar tudo no papel criar um Case para o mesmo,
e tentar entrar em uma Incubadora, não sei se ai na cidade de vocês existem esse tipo de empresa,
mais aqui em SC por ser um polo de Tecnologia no Brasl, tem o instituto GENE, que é uma entidade sem fins Lucrativos, que auxiliam, e dao suporte inclusive financeiro para começar empresas. mais claro que deve ser um Projeto entrega a eles. e nao apenas ideias.

bom é isso pessoal.
Att,
Chiodini
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

10/02/2014

Olha galera até aonde eu sei,
No PMBOK, nao tem nada referente a Preço de projeto, justamente por tudo citado a cima,
digamos nao tem como tabelar um preço justamente porque aqui em SC, o preço da mao de obra é um,
em SP é outra e por varios outros fatores, impostos , etc..

O que exiete no PMBOK, é calculo de tempo e de custos, dai sim.
O que pode ser feito é usar as regras do PMBOK pra calculor tempo de execução,
pois op PMBOK é exatamente pra isso, Gerencia total de um projeto, (não necessariamente voltada a software), mais sim qualquer tipo de projeto.
desde um evento, ou seja ele é todo baseado em quantitade de horas x custo.
Dai sim em posse desses valores, da pra ajudar ainda mais no calculo final de um valor de software, até porque o custo é muito importante.

ninguem vai querer gastar mais do que receber certo?

bom espero ter ajudado referente ao PMBOK
se tiverem alguma dúvida postem ai.

att,
Chiodini

Era isso que eu tava tentando lembrar e como não tive tempo de ler nada sobre isso e também não sei como é na prática, deixei meio vago...
Eu lembro que meu professor de gerência de projetos mostrou uma ferramenta que era utilizada pra gerenciar todas as fases do projeto, e que através dela era possível calcular os custos dos projetos...

GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

10/02/2014

Isso mesmo,

As fases de um projeto server para primeiramente conseguir fazer a gerencia do começo a fim do projeto de uma forma organizada, e tentando prever ao máximo possível tudo que pode ocorrer.

Bom aqui em SC, isso é muito importante por exemplo, empresas já tem planejamento de riscos envolvendo enchentes, afinal os clientes não podem parar .

Então as fases do projeto segundo o PMBOK são.
Iniciação
Planejamento
Execução
Controle
Encerramento

Dentro destas fases ainda é dividido por áreas
Escopo
Tempo
Custo
Qualidade
Recursos Humanos
Comunicação
Riscos
Aquisições
Integração

Nem todas as áreas terão gastos ao logo das fases.

Mais resumidamente essas áreas e fases que vão calcular o tempo estimado de projeto, ajudando a dar informações ao longo do mesmo.

Att,
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

agora sim, ajudou bastante, estava em duvida.

sobre a tabela, pensei que fosse considerada "oficial", mas o importante é que ela serve para se ter uma base.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

10/02/2014

Então, temos que procurar seguir as metologias ao máximo.... =)
Obrigada por nos auxiliar Leandro!
GOSTEI 0
Alexssandro Lima

Alexssandro Lima

10/02/2014

Aqui onde moro.

uma pergunta, esse valor é do produto ou aluguel do software.

Este valor e referente a INSTALAÇÃO E TREINAMENTO. + MESALIDADE, Que VARIA APARTIR de 120,00 A MENSALIDADE.

Tem muitas empresas cobrando ja em media um salario minimo pelo que o cliente vai usar. exemplo. stand, ou full.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Alexssandrolima, uma duvida, essa questão baseado em que? algum documento, ou apenas media de mercado da cidade ou estado?
GOSTEI 0
Alexssandro Lima

Alexssandro Lima

10/02/2014

E baseade em orçamentos que peguei de alguns clientes, e pesquisa de mercado.
e nossos peços praticados para bater o valor do concorrente.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

ok, então totalmente baseado no mercado local.
GOSTEI 0
Rafael Machado

Rafael Machado

10/02/2014

Procuro programador C++ delphi ou Java . Salario muito bom + gratificacoes maiores informações olhem meu post.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/02/2014

qual o seu post?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/02/2014

Procuro programador C++ delphi ou Java . Salario muito bom + gratificacoes maiores informações olhem meu post.

posta mais informações por aqui mesmo.
GOSTEI 0
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

10/02/2014

Oi Rafael, tudo bem?
Poderia nos dar mais informações?
Ou passar algum contato para conversarmos.
Aguardo.
GOSTEI 0
Sandré Cardoso

Sandré Cardoso

10/02/2014

Então se eu criar um sistema integrado com sql ou mysql com acesso por login pra empresas dá ganhar tudo isso!!!
GOSTEI 0
Edson Venancio

Edson Venancio

10/02/2014

A pessoa.
Com relação a tabela que é citada,
Realmente até existe algumas tabelas,
mais nenhuma oficial, isso realmente eu acho dificil existir,
O que ocorre é tabelas que auxiliam a lembrar tudo que deve ser levado em consideração na hora de projetar o preço do teu software..
porque o começo sempre é mais dificil..

Bom pra isso eu tenho das dicas pra galera.

Caso na cidade de vocês tenham SEBRAE, eles dao acessoria total ao inicio de alguma empresa, ou projeto,
la tem pessoas especializadas em tudo que estamos tratando neste topico.

Outra dica massa, é se vocês tem uma ideia muito boa pra um software,
Vale a pena colocar tudo no papel criar um Case para o mesmo,
e tentar entrar em uma Incubadora, não sei se ai na cidade de vocês existem esse tipo de empresa,
mais aqui em SC por ser um polo de Tecnologia no Brasl, tem o instituto GENE, que é uma entidade sem fins Lucrativos, que auxiliam, e dao suporte inclusive financeiro para começar empresas. mais claro que deve ser um Projeto entrega a eles. e nao apenas ideias.

bom é isso pessoal.
Att,
Chiodini

Isso mesmo eu mais dois colegas estamos colocando uma ideia no papel, e vamos entrar em uma encubadora, la eles dão toda orientação para definimos metricas e planos de negocio para que possamos estipular preços corretos e ter um bom segmento no mercado de desenvolvimento de software. a instituição é o CEPEDI varios colegas ja se deram bem nessa empresa e o melhor é que voce não paga nada para entra la, basta sua ideia ser aprovada. Acho que para quem quer começar as instituição de encubadora é o melhor caminho pelo menos para da aquele norte e despertar mais o espirito empreendedor que temos dentro de nós..
GOSTEI 0
Npi Tecnologia

Npi Tecnologia

10/02/2014

Pra calcular a minha hora como freelancer eu faço assim:
(Salário que eu ganho no meu emprego fixo / Número de horas que eu trabalho no meu emprego fixo) * 2;

Exemplo:
digamos que eu trabalhe 44 horas semanais e ganhe R$ 4.000,00
(4000 / 176) * 2 = R$ 45,45

Dessa forma, eu ganharia duas vezes o que eu ganho no meu emprego fixo.

Aí quanto o tempo que vai ser gasto no projeto, você poderia fazer reuniões com o teu cliente a cada x dias. Nessa reunião o cliente escolheria as funcionalidade que deveriam ser entregues no próximo release e você cobraria o valor por essas funcionalidades. Tenho adotado esse modelo e estou gostando do resultado.
GOSTEI 1
POSTAR