Postgresql: por que não consigo conectar com wi-fi, só com cabo?
Prezados,
instalei um programa que acessa banco de dados num servidor Postgresql 9.4 numa rede local com wi-fi num Windows Server 2012. Quando conecto usando cabo, tudo bem, mas quando conecto nos computadores que usam wi-fi, a conexão não se dá e acusa erro. Alguém pode me dar uma luz do que posso fazer para superar este problema?
instalei um programa que acessa banco de dados num servidor Postgresql 9.4 numa rede local com wi-fi num Windows Server 2012. Quando conecto usando cabo, tudo bem, mas quando conecto nos computadores que usam wi-fi, a conexão não se dá e acusa erro. Alguém pode me dar uma luz do que posso fazer para superar este problema?
Danilo Silva
Curtidas 0
Respostas
Rodrigo Nogueira
25/02/2016
OI Danilo,
Pode me dizer qual é o erro que acusa? Server not listening?
Pode me dizer qual é o erro que acusa? Server not listening?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
25/02/2016
Qual erro, o wifi é usando o servidor?
GOSTEI 0
Danilo Silva
25/02/2016
Olá, Nogueira!
A mensagem de erro é "Failed to establish a connection to 'ARQUIVOS' , que é o nome do micro servidor.
Andei lendo que em redes sem fio devemos também fazer uma configuração relativa ao IPV6 e acrescentar uma entrada do tipo: "host all all fe80::/10 md5" no arquivo pg_hba.conf, mas ainda não tive tempo de ir ao cliente fazer este teste.
Obrigado pela atenção.
Danilo
A mensagem de erro é "Failed to establish a connection to 'ARQUIVOS' , que é o nome do micro servidor.
Andei lendo que em redes sem fio devemos também fazer uma configuração relativa ao IPV6 e acrescentar uma entrada do tipo: "host all all fe80::/10 md5" no arquivo pg_hba.conf, mas ainda não tive tempo de ir ao cliente fazer este teste.
Obrigado pela atenção.
Danilo
GOSTEI 0
Danilo Silva
25/02/2016
Olá, Edvaldo!
A mensagem de erro é "Failed to establish a connection to 'ARQUIVOS' , que é o nome do micro servidor. A rede local comunica os micros com o servidor via wi-fi e minha máquina está com problemas com o driver de wi-fi e tive que usar cabo. Quando uso minha máquina, tudo bem, mas quando uso as máquinas da rede wi-fi , dá este problema.
Como disse na resposta ao Nogueira, andei lendo que em redes sem fio devemos também fazer uma configuração relativa ao IPV6 e acrescentar uma entrada do tipo: "host all all fe80::/10 md5" no arquivo pg_hba.conf, mas ainda não tive tempo de ir ao cliente fazer este teste.
Obrigado,
Danilo
A mensagem de erro é "Failed to establish a connection to 'ARQUIVOS' , que é o nome do micro servidor. A rede local comunica os micros com o servidor via wi-fi e minha máquina está com problemas com o driver de wi-fi e tive que usar cabo. Quando uso minha máquina, tudo bem, mas quando uso as máquinas da rede wi-fi , dá este problema.
Como disse na resposta ao Nogueira, andei lendo que em redes sem fio devemos também fazer uma configuração relativa ao IPV6 e acrescentar uma entrada do tipo: "host all all fe80::/10 md5" no arquivo pg_hba.conf, mas ainda não tive tempo de ir ao cliente fazer este teste.
Obrigado,
Danilo
GOSTEI 0
Danilo Silva
25/02/2016
Olá, Nogueira!
Obrigado pela atenção.
Danilo
Obrigado pela atenção.
Danilo
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
25/02/2016
Desconheço essa informação a não ser que isso seja exigido em algum momento pelo SGBD em questão.
GOSTEI 0
Danilo Silva
25/02/2016
É, eu fiz e não adiantou nada. Parece que não tem a ver com a rede wi-fi, porque conectei um dos micros da rede via cabo e também não consegui o acesso. Só no meu micro tenho conseguido e na minha rede interna também consigo.
GOSTEI 0
Fabiano Carvalho
25/02/2016
O wifi e servidor consta na mesma rede de endereçamento?
Qual o ip local de cada um? Do Servidor e do cliente que tenta conectar no servidor.
Faça um ping no servidor e veja o retorno.
Qual o ip local de cada um? Do Servidor e do cliente que tenta conectar no servidor.
Faça um ping no servidor e veja o retorno.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
25/02/2016
Pessoal, me ajudem com uma questão, é certo um servidor está conectado a uma rede wifi?
GOSTEI 0
Jothaz
25/02/2016
Pessoal, me ajudem com uma questão, é certo um servidor está conectado a uma rede wifi?
Não entendi! Certo como assim?
E qualquer servidor conectado a um rede física ou não vai estar exposto.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
25/02/2016
O Wifi tecnicamente não é mais propicio a falhas e invasões?
GOSTEI 0
Danilo Silva
25/02/2016
FaabiianooC, acho que não há problemas no acesso ao servidor, porque as máquinas clientes acessam o servidor como um servidor de arquivos onde salvam e abrem arquivos normalmente nele.
GOSTEI 0
Fabiano Carvalho
25/02/2016
Você conferiu se o endereçamento e o mesmo?
Isso é bloqueio ou não está na mesma rede
Isso é bloqueio ou não está na mesma rede
GOSTEI 0
Danilo Silva
25/02/2016
Vou fazer isto quando visitar o cliente na quarta-feira. Na minha rede local já descobri um caso de Windows 7 Ultimate que também não acessa o PostGre que tenho instalado em outra máquina, mas uma outra instalação de Windows 7 Professional nesta mesma máquina consegue acessar o Postgre normalmente. Tá parecendo coisa de configuração local nas máquinas clientes.
GOSTEI 0