Perguntas ou teste na Contratação de Desenvolvedor Junior
Principalmente em contratação pra trabalha com java.. porem diversas opiniões em qualquer ramo de ti são aceitas..
Edson Venancio
Melhor post
Jothaz
11/01/2016
Vou postar minha visão pessoal, pois normalmente seleciono os integrantes das equipes nos projetos em que trabalho, então não tomem como verdades incontestáveis nem comprovada cientificamente.
Quase todas as empresas seguem o seguinte processo: faz-se entrevista técnica, testes práticos e/ou teste escritos e entrevista/testes com psicologo. Não necessariamente nesta ordem. Em alguns casos fazem primeiro a entrevista com psicologo, depois entrevista técnica e depois os testes práticos e/ou teste escritos. Em outros os testes práticos e/ou teste escritos, entrevista técnica e entrevista com psicólogo. Então depende de cada empresa, mas via de regra você passa por este 3 processos.
Os teste práticos são baseados nos requisitos da vaga. Então normalmente com a vaga vem os requisitos: Programador Java, JSF, JEE, Hybernate e ectc. Ou Programador Java Struts, EclipseLink, CSS, HTML, conhecimentos SQL, UML e etc. Então prepare-se para fazer os teste sobre os assuntos relacionados nos requisitos das vagas. Normalmente nestes testes é dado um cenário e pedem para você criar algumas tabelas e o CRUD. Outras empresas pedem a criação de uma consulta baseado num sistema dela que já existe. Via de regra nestes testes não é exigido um lay-out top, pois estão mais interessados na funcionalidade em si. Mas dependendo da empresa e requisito vão exigir HTML, CSS e JavaScritp e o back-end. Tudo depende dos requisitos da vaga. Algumas empresas liberam o acesso a internet para consulta outras não.
No teste escrito normalmente são questão abertas, fragmentos de códigos, expressões SQL, criação de algorítimos, teste matemáticos e alguns teste de lógica. Já fiz teste escritos que eram dezenas de questão dissertativas sobre: Orientação a Objetos, Objetos, Classes, Polimorfismo, Herança e etc. Claro que para Junior pode ser menos exigente, mas podem haver este tipo de questão.
Na entrevista técnica você será entrevistado por um profissional da área, normalmente o gerente. As recomendações básicas seriam vá bem vestido (não precisa ser de terno), limpo, chegue antes da hora e alguns entrevistadores deixam você mofando um tempo esperando para ver ser você esta disposto a concorrer a vaga (neste caso espere e não demonstre impaciência). Eu quando vou entrevistar alguém, não gosto de deixá-lo esperando, acho falta de respeito, mas outros não pesam assim. Na entrevista técnica auto-confiança é bom e notável, mas deslumbramento e pretensão não, então pelo amor de Deus nada de afirmações como: "Eu já domino o Java", "Sei tudo sobre SQL" ou "Quem programa em Java programa em qualquer linguagem" seja humilde. Outro detalhe seja honesto e não minta sob nenhum aspecto. Se o entrevistador falar algum coisa que você desconhece simplesmente diga que não conhece, mas que esta disposto e tem facilidade em aprender. Alguns entrevistadores fazem pegadinha sobre um tema que não existe e se você falar que conhece de algo que não não existe é pior do que ser honesto e dizer que não conhece. É aconselhável evitar gírias e não falar demais, atenha-se a responder somente o que lhe for perguntado. E nunca pergunte sobre os salário, a nãos ser que o entrevistador dê abertura para isto, pois para alguns entrevistadores isto pega mal.
Nos testes/entrevista com psicologo você deve agir basicamente como foi dito acima na entrevista técnica. E podem ocorrer vários tipos de testes que não tem como estudar para eles, então seja você mesmo, honesto e humilde.
Cada empresa da pesos diferentes para cada tipo de testes ou entrevistas. Eu particularmente dou muito valor a entrevista técnica e ao teste prático ou escrito. Claro que levo em conta os testes psicológicos, mas só se for detectado algum desvio muito significativo para não selecionar alguém que foi bem nos outros testes. Mas algumas empresas dão muito, mas muito mesmo, valor a entrevista psicológica. Então você pode ir até bem nos outros testes, mas se na entrevistas/testes psicológicos for mal pode perder a vaga.
Concluindo é imprevisível já fiz testes em que achei que fui mal e fui contratado e já fiz testes em que achei que fui muito bem, mas meus concorrentes foram ainda melhores e não consegui a vaga. O importante é não desistir. Tomou pau parte para outro. O fato de você não passar e ser contratado não significai que você é incompetente, significa que você não tem o perfil para vaga da empresa.
Mais recomendações pergunte ao pai Google sobre "como se comportar em uma entrevista de emprego" ou coisa parecida. Existem milhares de artigos a maioria lixo, mas mesmo no lixo você pode encontrar algo de útil.
E vamos aguardar outras respostas.
Mais Respostas
Marcos Paulo
10/01/2016
Eduardo Pessoa
10/01/2016
Edson Venancio
10/01/2016
Gostei da parte que voce disse ser honesto no quesito , dizer que conhece tal tecnologia sem saber nada ..
Acho que esse é um dos maiores erros dos profissionais querer se engrandecer no que nao sabe ou sabe o basico..
Quanto ao google vou tenta recicla mas algumas coisinhas rsrs
Eduardo Pessoa
10/01/2016
Ssssssssssssssssssssssssss
10/01/2016
- Qual o link do teu github?
- Quais projetos open source já contribuiu ou pretende?
:)
Marcos P
10/01/2016
Obviamente você vai precisar atender os requisitos mínimos da vaga, mas pode compensar alguma falta de conhecimento técnico, com :
> Boa aparência
> Facilidade de comunicação
> Boa dicção
> Respostas objetivas
> Raciocínio lógico
> Interesse
> Humildade x Ambição
> Transparência
> Tranquilidade
Outra coisa : todo processo seletivo é um aprendizado !
Se, eventualmente, você não conseguir se classificar nos primeiros, tenha certeza que estará melhor preparado para os próximos.
Jothaz
10/01/2016
Dependendo da empresa e projeto são questões relevantes. Mas em 95% dos casos não se aplica.
E as empresas em sua maioria cagam para open source. Dependendo da cultura, ou falta dela, da empresa pronunciar as palavra open source é como proferir maldições ou xingar a mãe do entrevistador. kkkkkkkkkkkkkk
Eduardo Pessoa
10/01/2016
Edson Venancio
10/01/2016
Eduardo Pessoa
10/01/2016
Jothaz
10/01/2016
O que acontece é que muitas vezes quem publica e define os requisitos da vaga é o RH e muitas vezes não é revisada pela área de TI assim podem ocorre diversos erros e enganos.
Para estagiário não se pode exigir experiência, no meu entendimento e no entendimento de quem tem bom sendo. Pode-se exigir conhecimento. Mas já vi vários candidatos a estagio reclamar desta situação. Então é uma situação difícil, mas quem defini os critérios é o recrutador e fica-se a mercê dele, então ´é algo imprevisível.
Eu normalmente gosto de ouvir sobre as experiências e projetos acadêmicos e sobre a experiência e gostos do entrevistados de modo geral. Agora quando você recruta alguém você deve a preocupação é se o perfil do canditado se adapta a vaga em questão. Pois se você contratar mal a responsabilidade é sua e pode causar-lhe muitos transtornos.
Agora alguns recrutadores gostam de se ater aos requisitos da vaga e se você começar a falar muito o camarada pode não gostar, por isso é melhor responder somente o que lhe foi perguntado. Por exemplo ficar falando de C# em entrevista de Java ou vice-versa não da certo. Ficar pregando sobre software livre para vagas para trabalhar com software proprietário também não produtivo. Se o requisito da vaga diz conhecimentos em Oracle não cabe defender o uso do MySQL. É preciso ter foco. E olha que isto acontece muitas vezes o camarada viaja. E nem sempre o recrutador esta com saco para ficar ouvindo.
O Edson Rodrigo falou algo muito assertivo você deve ser mostrar disposto a se adaptar as ferramentas, metodologias e processos da empresa. Depois que você faz parte da equipe você pode até criticar e sugerir melhoria, como candidato não é algo aconselhável.
Edson Venancio
10/01/2016
estou estagiando em casa mesmo aprendendo com o google , youtube, devmedia, alura e etc. kk
Eduardo Pessoa
10/01/2016
Edson Venancio
10/01/2016
Ronaldo Filho
10/01/2016
Sem contar que um segundo idioma lhe garante produtividade mais acentuada, lembrando-se que a maior parte do material relacionado ao desenvolvimento (que muitas vezes é o mais completo) está em inglês ou espanhol.
Aqui destaquei apenas mais um ponto para que um profissional da área de desenvolvimento seja bem sucedido em suas conquistas.
Edson Venancio
10/01/2016
Edson Venancio
10/01/2016
Porem o Ingles conta muito no quesito contratação..
Ronaldo Filho
10/01/2016
Edson Venancio
10/01/2016
Jothaz
10/01/2016
Tudo conta pontos: projetos na faculdade, o domínio de outro idioma (muito bem lembrado pelo Ronaldo Filho ), contribuições para comunidade open source, serviços como voluntário, conhecimento de vários sistemas operacionais e etc.
Porém o uso da tecnologia varia de região para região. Na região em que eu moro poucas empresas usam o Linux, então as vagas são restritas. Então pode ser sim um diferencial ter conhecimento sobre o Linux e vão ser abrir mais oportunidades, mas de modo geral o que é usado é windows mesmo.
Eu já trabalhei em diversas softhouse em Brasilia, São Paulo e Minas Gerais e via de regra é windows, Java, .Net, Oracle e MS SQL. Trabelhei em um projeto na Caixa para migrar ASP clássico para Java e implantar o Linux. O projeto de migração foi um sucesso a implantação do Linux não saiu do papel.
Quanto mais você souber melhor e mais oportunidades vão surgir, agora só não seja chato, pois alguns entusiastas do software livre acabam pesando a mão na evangelização.
No caso é acho que tem maior peso dominar o Inglês que o Linus, pois hoje muitas empresas tem contratos la fora. Nada contra o Linux.
E ressalto novamente se atenha a destacar seus pontos fortes de acordo com os requisitos da vaga do contrário você perde o foco e pode ser complicar.
Edson Venancio
10/01/2016
Eduardo Pessoa
10/01/2016
Jothaz
10/01/2016
Acho que o Inglês e o Português são fundamentais. Por mais que se trate de tecnologia você acaba tendo de escrever muito dependendo da metodologia e processo da empresa. Além de ter de se relacionar/comunicar com os usuários. Então escrever corretamente é fundamental. Falar errado é passável, mas escrever errado pega mal. Claro que no fundo o que interessa e o conhecimento tecnico, mas se o cara não sabe nem escrever fica esquisito.
Tem pessoas que odeiam o Windows e querem trabalhar com Linux então se este o seu desejo esta no caminho certo Linux e Java. Mas isto certamente irá limitar a quantidade de vagas disponíveis. Como eu disse estas vagas variam de região para região e talvez na sua o Linux seja mais forte.
Eu no seu lugar primeiro conseguiria uma colocação para Windows e Java e posteriormente se dedicava a Linux.
E caia para dentro do mercado faça as entrevistas e veja como se sai. As vezes pode ser que na primeira você já consiga a vaga. Agora se não conseguir não desanime e continue tentando.
Edson Venancio
10/01/2016
Ssssssssssssssssssssssssss
10/01/2016
Dependendo da empresa e projeto são questões relevantes. Mas em 95% dos casos não se aplica.
E as empresas em sua maioria cagam para open source. Dependendo da cultura, ou falta dela, da empresa pronunciar as palavra open source é como proferir maldições ou xingar a mãe do entrevistador. kkkkkkkkkkkkkk
Infelizmente a maioria sim, mas cabe ao programador procurar e selecionar. Depende mais da falta da cultura mesmo rsrs
Abrç.
Jothaz
10/01/2016
Mas infelizmente no final a necessidade subjuga o idealismo e temos de nos ater a questões mais mundanas e prática para obtermos o sustento.
Eu gostaria muito de participar de um projeto baseado em open source, mas infelizmente são raras as oportunidades. Como normalmente presto serviços para grande empresas invariavelmente é windows, Java/.Net e Oracle/SQL Server. Do meu lado tento entregar projetos de qualidade e que atendam aos clientes e garantir o pagamento das contas no final do mês.
Brincadeiras a parte, para quem pode escolher ou consegui trabalhar com open source e retirar seu sustento, ótimo, para quem não consegue e tem de usar outra tecnologia ótimo também.
Realmente gostaria de ter uma estabilidade financeira para poder escolher no que trabalhar, mas como não é possível ainda, vou tocando como da.
Só para ilustrar como funciona as coisas fui designado para um projeto em um grande empresa e um dos maiores clientes da empresa em que trabalho. Era um projeto de escopo fechado onde tinha um orçamento, um prazo determinado e uma equipe (eu, um analista desenvolvedor sênior e um desenvolvedor sênior). Fui na primeira reunião e era o projeto era desenvolver um fórum de discussão. Voltei para minha empresa e conversei com o pessoal do comercial alegando que desenvolver um fórum era absurdo pois temos várias soluções prontas e grátis tipo o PHPBB. O comercial não queria perder o projeto e disse que fomos contactados para desenvolver o projeto e não para prestar consultoria. então marquei uma reunião a minha gerência, a gerência de conta do cliente e o comercial e expus o problema. O cliente era importante para nossa empresa, era um dos maiores. Eu já tinha trabalhado em vários projetos neste cliente e tinha um ótimo relacionamento com todos e ficaria ruim para mim e para a empresa se o cliente descobrisse que estava pagando para desenvolver algo que existe de graça e funciona muito. Depois de discutirmos chegou-se ao consenso de que era melhor esclarecer o fato ao cliente. então me reuni com o cliente e expus a situação: de que o PHPBB era maduro e testado, além de diminuir o tempo para customizar e implantar e a resposta do cliente foi "quero que você desenvolva o projeto". Parece absurdo pagar por algo que pose-se obter de graça, mas se o cliente se dispõe a pagar e fui e desenvolvi.
No final entreguei um produto da melhor qualidade que pude, melhor que o PHPBB acho que não, mas o cliente foi atendido e ficou contentíssimo e ainda gostou da atitude de ser transparente sobre a questão.
Infelizmente a maioria sim, mas cabe ao programador procurar e selecionar. Depende mais da falta da cultura mesmo rsrs
Abrç.
Ronaldo Filho
10/01/2016
"eu pago tanto pra você fazer, não me importa como você vai fazer, só quero que você me entregue em tantos dias",
se por acaso a quantidade de dias for pequena para construir aquilo, e você tentar argumentar com o cliente, ele vem com uma história mais ou menos assim,
"cara não entendo nada do que você tá falando, mas se não quiser, posso procurar outro".
O pior é quando ele diz "meu sobrinho criou um site pra mim, e eu queria que fosse adicionado um botão curtir nas minhas postagens", ai você explica a ele como vai ter que ser feito, fala da análise que você vai fazer, se já existe banco de dados, se ele já tem algo do tipo implementado, sobre a estrutura do que já existe, fala sobre valores, ai ele olha pra você e diz
"eu só quero que você adicione um botão pra curtir as publicações, só isso".
O ruim é que já passei por todas essas situações e nessa última o cara que era pra ser o cliente era """""DESENVOLVEDOR""""", e me falou,
"é só clicar e arrastar pra tela o botão".
(Coloquei muitas aspas por que um cara que se diz desenvolvedor nunca viria com uma frase como essa nessa situação), sério mesmo, deu vontade de voar no pescoço do cara e esganar, velho, eu simplesmente, quando ele falou isso, eu sabendo que ele conhecia sobre desenvolvimento, virei as costas e saí, fiquei sabendo depois que ele me xingou pra valer, kkkkkkkkk. Até hoje ele espera uma pessoa pra fazer o projeto.
Mas como eu estava falando se você se depara com situações parecidas, você é obrigado a agir rápido, e assim, acaba tendo que enveredar por caminhos que você, tendo tempo, não arriscaria, caminhos que não são errados, mas que feitos de outra maneira sairiam melhores.
Edson Venancio
10/01/2016
Por exemplo aqui na faculdade eu mais alguns colegas estávamos pegando uma matéria de calculo com uma turma de nutrição, dai uma das meninas que fazem nutrição olhou pra gente e disse , é quando voces termina a graduação vão formata muito computador e fica rico .. puts ri de mais kkkk
Essa é a realidade de situações que nos deparamos no dia a dia , principalmente quando lhe damos com usuários leigos.
Eduardo Pessoa
10/01/2016
Formatar PC e ficar rico foi f***!!!!
Ronaldo Filho
10/01/2016
Mas isso depende muito da cultura da região onde você está, moro no interior do estado do Ceará, e aqui o pessoal sempre olhava pra mim, quando terminei o curso, e falava, monta uma "oficina" de computadores que tu ganha muito dinheiro.
Cultura é uma coisa que ainda interfere muito no desenvolvimento da área que escolhemos como profissão, as pessoas ainda não sabem o que passamos no trabalho, o que enfrentamos em entrevistas de emprego, eu já tenho um bom conhecimento em inglês e conheço algumas pessoas que também conhecem o idioma, as vezes estou falando com alguns amigos e atendo ao telefone para falar com o pessoal do curso de inglês, conversando em inglês, quando termino o cara olha pra mim e diz
"cara que legal tu sabe falar inglês, mas tu aprendeu porque, tua área num é só formatar computador", detalhe que isso aconteceu semana passada e o cara que conversou comigo me perguntou no fim do ano passado como ele faria para transferir do curso de Gestão Comercial para Análise de Sistemas, ou seja, a pessoa quer entrar na área, mas não se preocupa nem um pouco em saber como ela está e o que vai ter que aprender.
Essa é a realidade da região onde moro, lógico que nem todos são assim, inclusive, essa ideia já mudou muito, mas ainda é muito recorrente aqui.
Marcos Paulo
10/01/2016
Edson Venancio
10/01/2016
Der uma Lida nesse noticiario Marcos.
http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/setor-de-tecnologia-da-informacao-e-comunicacao-enxerga-oportunidades-na-crise/107440/
Edson Venancio
10/01/2016
Mas isso depende muito da cultura da região onde você está, moro no interior do estado do Ceará, e aqui o pessoal sempre olhava pra mim, quando terminei o curso, e falava, monta uma "oficina" de computadores que tu ganha muito dinheiro.
Cultura é uma coisa que ainda interfere muito no desenvolvimento da área que escolhemos como profissão, as pessoas ainda não sabem o que passamos no trabalho, o que enfrentamos em entrevistas de emprego, eu já tenho um bom conhecimento em inglês e conheço algumas pessoas que também conhecem o idioma, as vezes estou falando com alguns amigos e atendo ao telefone para falar com o pessoal do curso de inglês, conversando em inglês, quando termino o cara olha pra mim e diz
"cara que legal tu sabe falar inglês, mas tu aprendeu porque, tua área num é só formatar computador", detalhe que isso aconteceu semana passada e o cara que conversou comigo me perguntou no fim do ano passado como ele faria para transferir do curso de Gestão Comercial para Análise de Sistemas, ou seja, a pessoa quer entrar na área, mas não se preocupa nem um pouco em saber como ela está e o que vai ter que aprender.
Essa é a realidade da região onde moro, lógico que nem todos são assim, inclusive, essa ideia já mudou muito, mas ainda é muito recorrente aqui.
È foda, minha turma começou com 33 discentes, no momento so tem eu e mais uns 7 olha que estamos no 5° semestre.. Quero sai logo da faculdade , e me especializa , agora as aula vão começa vou pega sete matérias , vai fica meio complicado estuda algo a mais ..Isso deixa vc meio que defasado..
Ronaldo Filho
10/01/2016
Marcos Paulo
10/01/2016
Maykel Cordero
10/01/2016