O que fazer depois de uma pós graduação?

Engenharia de Software

14/08/2014

Pessoal, bom dia.

Bom, abri esse tópico no intuito de conseguir opiniões e pontos de vista sobre uma pergunta que tenho me feito muito esse ano: O que fazer depois que terminar minha pós graduação?

Estou terminando mês que vem um MBA em Gestão de Projetos, tenho superior em Sistemas para Internet e Técnico em Automação Industrial. A partir de Setembro irei trabalha na área de projetos também, como GP.

Vendo esse rápido overview, o que me recomendariam fazer agora? Cogitei uma outra pós, mas não sei se vale a pena fazer ainda, ou se é melhor esperar eu amadurecer mais no mercado. Tenho 22 anos e trabalho na área a 4.

Obrigado.
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

Curtidas 0

Respostas

Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Primeiramente te dar os parabens pelos titulos que possui, na minha opinião eu esperaria adquiri mais experiencia no trabalho, apartir desse momento descobrir o que fazer em diante, ou cursos, certificações ou até mesmo uma pós, se para ajudar na evolução é claro.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

Obrigado Eduardo!

Considerei começar um outro superior, em Administração, ou fazer uma pós em BI da IGTI a distância.
Problema é que não sei se vale a pena fazer agora. Acho que aproveitaria mais uma outra pós se conhecesse mais do mercado e do negócio...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

considero esse caminho mais coerente, depois de conhecer o mercado você estará mais ciente do mercado em si, nessa momento a escolha será mais facil. boa sorte!!!
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Eu acho que isso depende dos seus objetivos, o que pretendes alcançar?
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

14/08/2014

Primeiramente parabens!!! uma pergunta, você tem experiencia com desenvolvimento, pois notei que partiu para gerencia de projetos.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

Eu acho que isso depende dos seus objetivos, o que pretendes alcançar?

Pretendia a gerência de projetos, mas agora que entrei na área quero especializar e aprimorar.

Primeiramente parabens!!! uma pergunta, você tem experiencia com desenvolvimento, pois notei que partiu para gerencia de projetos.

Obrigado!
Bom, comecei a desenvolver em meu primeiro estágio com 17, mais ou menos. Mas era muito pouco e em ASP 3.0. Depois, quando fui para um estágio focado em desenvolvimento que aprendi pra valer.
Desenvolvi até abril desse ano, quando mudei de emprego e fui para análise. Agora, estou mudando e entrando em projetos na mesma empresa, como GP.
Mas eu era pleno na empresa que trabalhava antes, mexendo com ASP 3.0 e C#.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Então existe algo alem da especialização em gerencia de projetos tirando as certificações?
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

Então existe algo alem da especialização em gerencia de projetos tirando as certificações?

Bom, tem os outros tipos de certificação.
E outras pós em áreas adjacentes...
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

14/08/2014

pensei que você não tivesse muito contato com linguagens de programação, fiquei até curioso se fosse o caso, mas com pouco tempo conseguiu mudar, poderia nos dar dicas??? hehehe
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

pensei que você não tivesse muito contato com linguagens de programação, fiquei até curioso se fosse o caso, mas com pouco tempo conseguiu mudar, poderia nos dar dicas??? hehehe

Claro!

Bom, no meu caso foi sorte de ter entrado em uma empresa que precisava de gestão e preparo de ter feito a pós e estudado. Enquanto trabalhei com análise fiz um projeto piloto e apresentei, além de ter feito outros planos para incentivar a melhoria dos processos internos e resolução de problemas antigos que vinham acontecendo. Além disso, fui sincero e falei que seria muito mais bem aproveitado se fosse alocado para fazer algo no qual excedo. Eles viram o resultado, ficaram animados e decidiram apostar em mim.
Além disso, comecei a ajudar a aprimorar o uso de Scrum na empresa e começar os trabalhos para adequar , e certificar, a empresa ao padrão sugerido pelo MPS-BR.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

quer tudo então?!? rsrsrs...estás no caminho certo, mas é bom sempre adquirir experiencia e depois mais estudos.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

14/08/2014

Sem mais perguntas Jenevain. legal da sua parte e por parte de empresa, foi uma oportunidade que deu certo para ambos.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

quer tudo então?!? rsrsrs...estás no caminho certo, mas é bom sempre adquirir experiencia e depois mais estudos.

haha. de certo modo quero sim. É que acho desperdício "parar" de estudar. Minha dúvida maior é por onde seguir. Tentar outra pós, outro superior,trabalhar mais antes disso, tentar mestrado...
Muitas opções geram muitas dúvidas.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Pessoal, bom dia.

Bom, abri esse tópico no intuito de conseguir opiniões e pontos de vista sobre uma pergunta que tenho me feito muito esse ano: O que fazer depois que terminar minha pós graduação?

Estou terminando mês que vem um MBA em Gestão de Projetos, tenho superior em Sistemas para Internet e Técnico em Automação Industrial. A partir de Setembro irei trabalha na área de projetos também, como GP.

Vendo esse rápido overview, o que me recomendariam fazer agora? Cogitei uma outra pós, mas não sei se vale a pena fazer ainda, ou se é melhor esperar eu amadurecer mais no mercado. Tenho 22 anos e trabalho na área a 4.

Obrigado.

Eu pessoalmente tentaria partir para um Mestrado e depois um Doutorado. A apesar de ser mais voltado a acadêmia, eu não acho que seja um título a ser ignorado mesmo que você tenha foco apenas no mercado e não na acadêmia.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Ronaldo, não desconsiderando sua opinião, mestrado realmente é titulo importante, mas vejo, opinião minha, que seja para alguem que queira realmente ser professor ou algo mais no meio academico, posso está falando bobagem por não conhecer a fundo o mestrado. me corrija por favor se falei algo incoerente.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

Ronaldo.

Eu tentei um mestrado na federal de minha cidade, e fui selecionado. Contudo, dos 15 professores disponíveis apenas 1 decidiu pegar um aluno para orientar. Todos os outros foram dispensados.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Uma pergunta...
Qual é a tua pretensão profissional? Pretende continuar trabalhando como gerente de projetos?
Como o que vc pretende estar trabalhando daqui 5 anos, que cargo deseja exercer?
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Mas parar de estudar é uma particularidade não existe na area de T.I em geral, de qualquer forma acontece as atualizações, mas acredito que queira se adiantar.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

Uma pergunta...
Qual é a tua pretensão profissional? Pretende continuar trabalhando como gerente de projetos?
Como o que vc pretende estar trabalhando daqui 5 anos, que cargo deseja exercer?

Bom, pretendo manter como GP daqui pra frente e subir em cargos gerenciais, se possível. O foco agora passa de conseguir um cargo na área pra conseguir experiência na área

Mas parar de estudar é uma particularidade não existe na area de T.I em geral, de qualquer forma acontece as atualizações, mas acredito que queira se adiantar.

De fato, além do que nunca é bom ficar sem estudar nada,independente da profissão
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Mestrado não deixa de ser bom, mas é mais válido no caso de vc querer trabalhar como professor.
Se vc pretende investir como profissional, seria interessante fazer as certificações pra gerencia de projetos e investir em estudos sobre engenharia de software.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Mestrado não deixa de ser bom, mas é mais válido no caso de vc querer trabalhar como professor.
Se vc pretende investir como profissional, seria interessante fazer as certificações pra gerencia de projetos e investir em estudos sobre engenharia de software.

Marisiana, interessante o que escreveu sobre o mestrado, uma duvida, existem empresas sejam elas publico ou privada, podem exigir um mestrado, mesmo que a pessoa não tenha intenção lecionar?

De fato, além do que nunca é bom ficar sem estudar nada,independente da profissão

Eu pretendo seguir esse caminho, mas com calma.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Eu nunca vi nenhuma empresas exigir mestrado para contratações de profissionais.
Eu penso que pra trabalhar em empresas é mais relevante as especializações e as certificações, pois são 100% direcionado para a área afim.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Eu nunca vi nenhuma empresas exigir mestrado para contratações de profissionais.
Eu penso que pra trabalhar em empresas é mais relevante as especializações e as certificações, pois são 100% direcionado para a área afim.

Exigir não exige, mas creio que um profissional com Mestrado (seja no mercado ou seja na academia) é valioso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Sem dúvida Ronaldo. Mas eu acho que a questão é: Vale a pena investir $$$ em um mestrado se pretende ficar trabalhando em empresas?
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

Sem dúvida Ronaldo. Mas eu acho que a questão é: Vale a pena investir $$$ em um mestrado se pretende ficar trabalhando em empresas?

Ponto justo. Eu, particularmente, acho que não vale muito não...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Encontrei esses dois artigos que podem contribuir ao assunto, eles explicam as diferenças entre Pós-Graduação, MBA e Mestrado...
[url:descricao=Entenda a diferença entre MBA, mestrado e doutorado]http://educacao.uol.com.br/noticias/2011/04/26/entenda-a-diferenca-entre-mba-mestrado-e-doutorado.htm[/url]

[url:descricao=Qual a diferença entre Pós, MBA e Mestrado?]http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/maisestudo/diferenca-entre-pos-mba-e-mestrado.shtm[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Ponto justo. Eu, particularmente, acho que não vale muito não...

Me metendo aqui, uma pergunta, sobre o mestrado, existem empresas que reconhecem esse titulo? mas para que?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Encontrei esses dois artigos que podem contribuir ao assunto, eles explicam as diferenças entre Pós-Graduação, MBA e Mestrado...
[url:descricao=Entenda a diferença entre MBA, mestrado e doutorado]http://educacao.uol.com.br/noticias/2011/04/26/entenda-a-diferenca-entre-mba-mestrado-e-doutorado.htm[/url]

[url:descricao=Qual a diferença entre Pós, MBA e Mestrado?]http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/maisestudo/diferenca-entre-pos-mba-e-mestrado.shtm[/url]

Otimas informações. ja sei que vou passar bem longe de um possivel mestrado.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Mestrado geralmente é gratuito (Universidade Pública), então acho que vale a pena sim, o problema maior não é o $$$ e sim o TEMPO.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Mas vale a pena para empresas?
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

14/08/2014

Mestrado geralmente é gratuito (Universidade Pública), então acho que vale a pena sim, o problema maior não é o $$$ e sim o TEMPO.

E as indicações. Mestrado no Brasil é peixada. Vale muito mais você ter um amigo pra te indicar do que ter um bom curriculo.
Mas vale a pena para empresas?

Depende muito da empresa. No ambiente em que trabalho, e pelo o que vejo, vale mais a pena um cara que passou 5 anos trabalhando com o que eu preciso do que um cara que fez 5 anos de mestrado em uma matéria afim.
Mas depende muito da empresa, do ramo de trabalho, etc.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

É, se conseguir em uma instituição publica é bom, mas nesse tempo o profissional se afasta do mercado de trabalho e se ele pretende trabalhar em empresas depois, esse afastamento pode significar um recomeço.
Talvez, durante o tempo que ficou fazendo o mestrado, poderia ter realizado um MBA e ter conquistado uma remuneração e uma posição muito boa pra carreira profissional.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

É, se conseguir em uma instituição publica é bom, mas nesse tempo o profissional se afasta do mercado de trabalho e se ele pretende trabalhar em empresas depois, esse afastamento pode significar um recomeço.
Talvez, durante o tempo que ficou fazendo o mestrado, poderia ter realizado um MBA e ter conquistado uma remuneração e uma posição muito boa pra carreira profissional.

Acho que estamos sendo muito extremistas aqui, não estou falando em largar o mercado de trabalho e fazer mestrado. Tenho amigos que conseguiram (não sei como) um mestrado de noite em uma universidade pública e no expediente normal trabalham em uma empresa, esses meus amigos já tem Especialização e não querem para de estudar, então penso assim: se você tem tempo e oportunidade, porque não fazer ? Só porque é voltado para dar aula ? E se eu quiser trabalhar e dar aula de noite ? rsrs
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Eu tambem acho que seja assim e mais justo, valorizar a experiencia na empresa, no conhecimento ...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Desculpa Ronaldo, acho que não me expressei bem ou então não estou tão bem informada e acabei generalizando
Minha resposta foi assim, porque eu tenho conhecidos que ganharam bolsa para mestrado e eles tiveram que parar de trabalhar pois as aulas são integrais. No turno inverso ao turno de aulas eles tem que trabalhar na pesquisa da instituição.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Claro, se o mestrado não interfere nos horários de trabalho, tem mais é que fazer mesmo.
GOSTEI 0
POSTAR