Normalização Importancia
quem aqui pratica os estudos relacionados a a normalização de banco de dados...confesso que ja faz um tempo que não estudo e lembro do assunto.
uma dica:
[url]http://support.microsoft.com/kb/283878/pt-br[/url]
[url]http://www.blogdati.com.br/index.php/2010/03/normalizacao-em-banco-de-dados/[/url]
uma dica:
[url]http://support.microsoft.com/kb/283878/pt-br[/url]
[url]http://www.blogdati.com.br/index.php/2010/03/normalizacao-em-banco-de-dados/[/url]
Roniere Almeida
Curtidas 0
Respostas
Alan Mario
05/11/2013
é sempre importante, qualquer vacilo pode ser problema futuro na certa, mas este é obrigatorio antes de iniciar a modelagem do banco.
obrigado pelas dicas e os links são bem explicativos.
obrigado pelas dicas e os links são bem explicativos.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia
05/11/2013
trazer o banco direitinho para o desenvolver, não tem preço.
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
legal Roniere, mais um bom topico aberto, parabens!!!!
NO Blog da TI faltou apenas a quarta forma normal e a de Boyce & Cod, acho que eh esse o nome.
estive vendo isso na faculdade, discuti bem com o professor a respeito do assunto, o cara eh muito fera.
Eu acho importantissimo a normalizacao, a 3FN ja eh um sonho, um banco assim eh muito legal, as outras que vem depois, tem que se levar em consideracao muitas outras coisas que acabam dificultando muito.
uma coisa importante que deve ser vista em momento de projeto ainda, eh ate que ponto vamos querer chegar na normalizacao do banco, pq algumas normalizacoes exigirao mais juncoes e com mais juncoes poderao haver perca de desempenho, e o que seria mais importante, um banco normalizado ou com melhor performance?
as vezes em projeto se opta por ter uma melhor performance e nao ter uma normalizacao fantastica, pq o custo da performance eh mais importante.
eh isso ai, espero ter ajudado positivamente no posto.
Abraco.
Alex - Lekao
NO Blog da TI faltou apenas a quarta forma normal e a de Boyce & Cod, acho que eh esse o nome.
estive vendo isso na faculdade, discuti bem com o professor a respeito do assunto, o cara eh muito fera.
Eu acho importantissimo a normalizacao, a 3FN ja eh um sonho, um banco assim eh muito legal, as outras que vem depois, tem que se levar em consideracao muitas outras coisas que acabam dificultando muito.
uma coisa importante que deve ser vista em momento de projeto ainda, eh ate que ponto vamos querer chegar na normalizacao do banco, pq algumas normalizacoes exigirao mais juncoes e com mais juncoes poderao haver perca de desempenho, e o que seria mais importante, um banco normalizado ou com melhor performance?
as vezes em projeto se opta por ter uma melhor performance e nao ter uma normalizacao fantastica, pq o custo da performance eh mais importante.
eh isso ai, espero ter ajudado positivamente no posto.
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alan Mario
05/11/2013
concordo contigo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/11/2013
Não conheço esse Boyce & Cod, do que se trata?
sobre o que vc escreveu, é bem isso mesmo!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
Não conheço esse Boyce & Cod, do que se trata?
Boyce & Cod, foram dois camaradas que implementaram um nivel superior de normalizacao.
Eh como se fosse a 5FN, ou 4FN, agora nao tenho certeza de qual seria, mas seria uma normalizacao a mais, bastante rigida e dificil de atingir.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/11/2013
tem alguma coisa sobre isso? aceito!!!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
05/11/2013
acho que todo projeto precisa de normalização, mas estou bastante desatualizada. sobre o o que Alex citou, tambem quero conhecer.
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
Oi... bom dia!!!
Entao vi a respeito na faculdae, e foi usado um material do projessor e foi mais explicacoes dele.
se eu conseguir algum link alguma coisa eu posto aqui.
Abraco.
Entao vi a respeito na faculdae, e foi usado um material do projessor e foi mais explicacoes dele.
Abraco.
GOSTEI 0
Jefferson Santos
05/11/2013
Nem sempre a regra de normalização com modelagem é aplicada.
O estudo de quando é necessário a aplicação, em meu ultimo projeto não necessitei de normalização em todo o banco.
O estudo de quando é necessário a aplicação, em meu ultimo projeto não necessitei de normalização em todo o banco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/11/2013
não precisou usar a normalização pq o banco não precisava dessas regras?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
05/11/2013
Oi... bom dia!!!
Abraco.
Abraco.
por favor, aguardo.
GOSTEI 0
Jefferson Santos
05/11/2013
Isso ai Roniere Almeida para o projeto em questão não foi necessário.
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
Ola Bom dia!!!
Sim de fato, o banco como um todo nao atingi um determinado tipo de normalizacao, mas pode-se usar um tipo de normalizacao em tabelas especificas, mas isso dependera do projeto como disse o Jefferson.
Durante o projeto se eh definido como sera feito ou usado a normalizacao, e qual o grau de normalizacao sera adotado, tudo isso antes do banco estar em producao.
Eh claro que em alguns casos pode-se optar em normalizar o banco depois da implantacao, dara um pouco mais de trabalho mas eh possivel.
Abraco.
Sim de fato, o banco como um todo nao atingi um determinado tipo de normalizacao, mas pode-se usar um tipo de normalizacao em tabelas especificas, mas isso dependera do projeto como disse o Jefferson.
Durante o projeto se eh definido como sera feito ou usado a normalizacao, e qual o grau de normalizacao sera adotado, tudo isso antes do banco estar em producao.
Eh claro que em alguns casos pode-se optar em normalizar o banco depois da implantacao, dara um pouco mais de trabalho mas eh possivel.
Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/11/2013
Isso ai Roniere Almeida para o projeto em questão não foi necessário.
pensei nisso, mas antecipadamento exige-se esse conhecimento, para ver se realmente ou não será usado.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
05/11/2013
Ola Bom dia!!!
Abraco.
Abraco.
quero isso nem em sonho, depois do banco está em produção...imagina o problema, kkkk
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
Ola Bom dia!!!
Abraco.
Abraco.
quero isso nem em sonho, depois do banco está em produção...imagina o problema, kkkk
Oi Mariana, bom dia!!!
Sim possivelmente dara um certo trabalho para faze-lo.
Nao sei os outros SGDB mas o SQL Server oferece algumas ferramentas interessantes de separacao de tabales e tal que podem ser interessantes.
E se parte do que for necessario na estrutura do Software(ERP), as regras de negocio, estiverem no banco, como procedures, trigguers, etc, esse impacto pode ser minimizado pq os ajustes eh feito nesta camada do desenvolvimento, e o tempo de migracao e ajustes acredito que seja menor.
Abraco.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
05/11/2013
obrigada Alex por responder, mas mesmo assim, apesar das facilidade, não é tão simples.
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
obrigada Alex por responder, mas mesmo assim, apesar das facilidade, não é tão simples.
Sim de fato nao eh tao simples.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
05/11/2013
uma perguntinha a mais...tem como saber quais tipos de projetos realmente deve-se fazer a normalização?
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/11/2013
Mariana, não to lembrando bem das normas, mas apartir delas é que se deve saber, porem deve um pouco complicado.
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
acredito que em todos... rssr
mas tudo vai depender da analise em relacao a redundancia e a performance.
Alguns desenvolvedores optam por diminuir a rigidez com relacao a redundancia para diminuir o nivel de juncoes para assim terem maior perfomance.
mas tudo vai depender da analise em relacao a redundancia e a performance.
Alguns desenvolvedores optam por diminuir a rigidez com relacao a redundancia para diminuir o nivel de juncoes para assim terem maior perfomance.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
05/11/2013
mas será que enchendo de junções é uma boa alternativa?
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/11/2013
eu acho que tudo demais não é bom.
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/11/2013
entao... tudo vai depender...
as juncoes podem ser substituidas por views por exemplo(algumas delas pelo menos) e todo o trabalho passa a ser feito na view.
tera as criacoes dos indices que melhorao a perfomance, mesmo usando juncoes, recursos existirao... rssr
e como o Roniere falou, tudo em excesso nao eh bom, por isso eh interessante se montar estruturas que substituam algumas coisas, como as views, funcoes, sp, etc... rsrsr
as juncoes podem ser substituidas por views por exemplo(algumas delas pelo menos) e todo o trabalho passa a ser feito na view.
tera as criacoes dos indices que melhorao a perfomance, mesmo usando juncoes, recursos existirao... rssr
e como o Roniere falou, tudo em excesso nao eh bom, por isso eh interessante se montar estruturas que substituam algumas coisas, como as views, funcoes, sp, etc... rsrsr
GOSTEI 0