Modelagem para o envio de mensagem
Olá pessoal,
estou tentando modelar um sistema de envio de mensagens. Mas estou, digamos, completamente perdido.
Minhas tabelas :(
Deveria ter uma tabela para armazenar as respostas?
Desculpa mas estou perdido.
estou tentando modelar um sistema de envio de mensagens. Mas estou, digamos, completamente perdido.
Minhas tabelas :(
USUSARIOS( ID_USUARIO NOME ) MENSAGEM( ID_MENSAGEM ID_USER_DE ID_USER_PARA TITULO CORPO DATA_ENVIO HORA_ENVIO )
Deveria ter uma tabela para armazenar as respostas?
Desculpa mas estou perdido.
Carlosib
Curtidas 0
Respostas
Arf
22/05/2007
Vc é q sabe se é necessário ou não armazenar as respostas...
Qual é a real necessidade deste sistema?
Somente serão enviadas mensagens sem esperar por respostas (tipo envio de alertas, warnings, etc)?
Ou é para alguma operadora?
Ou vc precisa monitorar as conversas (envio - recebimento - resposta)?
Na verdade se vc ainda não questionou estas e outras coisas para quem lhe pediu este sistema, vc deve fazê-lo o quanto antes.
Lembre q muito provavelmente vc precisará voltar até esta pessoa mais vezes, até q o sistema fique ´redondo´.
ARF.
Qual é a real necessidade deste sistema?
Somente serão enviadas mensagens sem esperar por respostas (tipo envio de alertas, warnings, etc)?
Ou é para alguma operadora?
Ou vc precisa monitorar as conversas (envio - recebimento - resposta)?
Na verdade se vc ainda não questionou estas e outras coisas para quem lhe pediu este sistema, vc deve fazê-lo o quanto antes.
Lembre q muito provavelmente vc precisará voltar até esta pessoa mais vezes, até q o sistema fique ´redondo´.
ARF.
GOSTEI 0
Carlosib
22/05/2007
Olá obrigado por me responderes.
Preciso armazenar o envio e a resposta.
Sendo que um usuário poderá enviar a mensagem para um ou mais usuários e a resposta também poderá ser para um ou mais usuários.
Preciso armazenar o envio e a resposta.
Sendo que um usuário poderá enviar a mensagem para um ou mais usuários e a resposta também poderá ser para um ou mais usuários.
GOSTEI 0
Arf
22/05/2007
Depende.
Eu imagino que você pode criar uma coluna para definir o tipo de mensagem (nova ou resposta), ou criar uma tabela específica para as respostas...
Vai depender da sua aplicação, se vão ter muitas respostas ou não (por exemplo).
E se vc vai enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa, vc pode implementar o conceito de lista ou grupo de destinatários.
Do que se trata?
Q tipo de mensagens serão enviadas e respondidas?
Detalhe mais.
ARF.
Eu imagino que você pode criar uma coluna para definir o tipo de mensagem (nova ou resposta), ou criar uma tabela específica para as respostas...
Vai depender da sua aplicação, se vão ter muitas respostas ou não (por exemplo).
E se vc vai enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa, vc pode implementar o conceito de lista ou grupo de destinatários.
Do que se trata?
Q tipo de mensagens serão enviadas e respondidas?
Detalhe mais.
ARF.
GOSTEI 0
Carlosib
22/05/2007
É um aplicativo pequeno, no máximo, digamos 40 usuários trocando mensagens.
Um usuário pode enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa. E uma resposta a uma mensagem pode ser a mais de um usuário.
O conceito do envio e recebimento da mensagem seria o mesmo do email.
Por exmplo: Pedro enviou uma mensagem a paulo, joão e tiago. Tiago ao clicar em responder pode responder a pedro, paulo e joão ou no momento da resposta eliminar algum usuário da lista de receptor da mensagem.
Um usuário pode enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa. E uma resposta a uma mensagem pode ser a mais de um usuário.
Por exmplo: Pedro enviou uma mensagem a paulo, joão e tiago. Tiago ao clicar em responder pode responder a pedro, paulo e joão ou no momento da resposta eliminar algum usuário da lista de receptor da mensagem.
GOSTEI 0
Carlosib
22/05/2007
É um aplicativo pequeno, no máximo, digamos 40 usuários trocando mensagens.
GOSTEI 0
Carlosib
22/05/2007
Pensei nisso:
Usuario(id_usuario, nome)
Mensagem(id_mensagem, titulo, texto, resposta)
O campo RESPOSTA terá por default o valor 0(zero). Esse valor padão é para quando o usuário for gerar uma NOVA MENSAGEM.
Quando o usuário for gerar uma resposta a uma mensagem esse valor será incrementando em um(1). Estou confuso a como organizar as respostas a uma determinada mensagem. Será necessário a criação de uma tabela para as respostas?
Como um usuário poderá criar uma nova memsagem por vez se fará necessário a criação da tabela FROM
FROM(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Envio)
Como um usuário pode enviar uma mesma mensagem para vários usuário faz-se necessário a criação da tabela TO
TO(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Leitura)
Usuario(id_usuario, nome)
Mensagem(id_mensagem, titulo, texto, resposta)
O campo RESPOSTA terá por default o valor 0(zero). Esse valor padão é para quando o usuário for gerar uma NOVA MENSAGEM.
Quando o usuário for gerar uma resposta a uma mensagem esse valor será incrementando em um(1). Estou confuso a como organizar as respostas a uma determinada mensagem. Será necessário a criação de uma tabela para as respostas?
Como um usuário poderá criar uma nova memsagem por vez se fará necessário a criação da tabela FROM
FROM(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Envio)
Como um usuário pode enviar uma mesma mensagem para vários usuário faz-se necessário a criação da tabela TO
TO(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Leitura)
GOSTEI 0
Arf
22/05/2007
Este último modelo também atende a sua necessidade, assim como o primeiro modelo.
Só que no primeiro modelo vc iria precisar de uma coluna para identificar o tipo de mensagem, que no segundo modelo vc usou o campo RESPOSTA.
Não tem porque fazer confusão.
Todas as respostas vão ter o mesmo id da mensagem original, a única diferença é q vão ter o campo RESPOSTA <> de 0.
Só que no primeiro modelo vc iria precisar de uma coluna para identificar o tipo de mensagem, que no segundo modelo vc usou o campo RESPOSTA.
Não tem porque fazer confusão.
Todas as respostas vão ter o mesmo id da mensagem original, a única diferença é q vão ter o campo RESPOSTA <> de 0.
GOSTEI 0
Carlosib
22/05/2007
tabela Mesagem
Desta forma teria as mensagens assim:
Mensagem Original:
1 |teste |hhh |0
Respostas dessas mensagens:
2 |tes |hh |1
4 |te |h |2
Mensagem Original:
3 |xxxx |ggg |0
5 |xxx |gg |1
6 |xx |g |2
Não sei como organizar e inserir o valor no campo Resposta. :oops:
id_mensagem |titulo |texto |resposta ------------------------------------------- 1 |teste |hhh |0 2 |tes |hh |1 3 |xxxx |ggg |0 4 |te |h |2 5 |xxx |gg |1 6 |xx |g |2 ......
Desta forma teria as mensagens assim:
Mensagem Original:
1 |teste |hhh |0
2 |tes |hh |1
4 |te |h |2
Mensagem Original:
3 |xxxx |ggg |0
5 |xxx |gg |1
6 |xx |g |2
Não sei como organizar e inserir o valor no campo Resposta. :oops: