Modelagem multidimensional
Bom dia a todos,
Eu tenho 2 tabelas com os seguintes colunas {usuário, matricula, departamento, produto, descrição, data inicio, data fim, status,causa, solução, escalado, analista responsável}
Quero jogar essas informações em uma tabela multidimensional.
Tabela FATO: incidente
Tabelas Dimensão: Usuário, Tempo, Departamento, Produto
Eu tenho uma dúvida em relação aonde os dados vãos, se os dados das tabelas vão na tabela fato ou na tabela dimensão.
Por exemplo uma das tabelas tem 30 mil linhas as informações de todos os usuários vão em todas as dimensões e na fato vão as informações referentes a essas 30 mil linhas onde um usuário se repete?
Obrigado desde já pela ajuda
Eu tenho 2 tabelas com os seguintes colunas {usuário, matricula, departamento, produto, descrição, data inicio, data fim, status,causa, solução, escalado, analista responsável}
Quero jogar essas informações em uma tabela multidimensional.
Eu tenho uma dúvida em relação aonde os dados vãos, se os dados das tabelas vão na tabela fato ou na tabela dimensão.
Por exemplo uma das tabelas tem 30 mil linhas as informações de todos os usuários vão em todas as dimensões e na fato vão as informações referentes a essas 30 mil linhas onde um usuário se repete?
Obrigado desde já pela ajuda
Jônatas Oliveira
Curtidas 0
Respostas
Eduardo Gonçalves
04/08/2012
Você vai fazer a chamada modelagem estrela. Nas tabelas dimensão, você terá uma chave numérica e apenas as informações sobre cada dimensão. Tomando por exemplo a dimensão Produto, você poderia ter a seguinte estrutura:
DIMENSAO PRODUTO
================
ID_PRODUTO (chave de um produto)
NOME_PRODUTO
TIPO_PRODUTO
SUBTIPO_PRODUTO
TIPO_EMBALAGEM
...
Na tabela fato você vai ter apenas os IDs de cada dimensão e a variável numérica para medir o valor de incidente. Eu não sei como você mede esse valor, mas voce tem que fazer de um jeito que case com as chaves de suas dimensoes. Ex:
FATO
====
ID_PRODUTO
ID_USUARIO
ID_TEMPO
ID_DEPARTAMENTO
VALOR_INCIDENTE
A partir dessa modelagem as ferramentas OLAP conseguem te apresentar resultados em vários níveis de agregação.
GOSTEI 0