Modelagem - empresa de produtos de limpeza
Uma firma vende produtos de limpeza e deseja melhor controlar seus produtos que vende, seus clientes e os pedidos. cada produto é caracterizado por uma código, nome do produtos, categoria(ex: detergente, sabão em pó, sabonete e etc), e seu preço, a categoria é uma classificação criada pela propria firma. A firma possui informações sobre todos seus clientes. Cada cliente é identificado por um codigo, nome, endereço e telefone, status("bom", "medio", "ruim"), e seu limite de credito. Guarda-se igualmente as informação dos pedidos feitos pelos clientes. Cada pedido possui um numero e guarda-se a data de elaboração do pedido. Cada pedido pode envolver de um a varios produtos e cada produto, indica-se a quantidade deste pedido.
Entidades que identifiquei:
Clientes
Pedidos ou Vendas
Classif_Prod
Cliente_Status
dicas!?!
Marilia Silva
Respostas
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
Marilia Silva
20/12/2014
sobre a tabela de clientes, a qualidade deles, fica nessa tabela ou em outra?
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
sobre a tabela de clientes, a qualidade deles, fica nessa tabela ou em outra?
Geralmente se temos o pedido temos que ter seus itens. Você poderia também colocar o status do cliente apenas como um char (b,m,r) simplificaria a modelagem e a codificação.
Marilia Silva
20/12/2014
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
Quando algum pedido é feito você cria um item de pedido e gera uma baixa de estoque que pode sim ser associada à este item.
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
Quando algum pedido é feito você cria um item de pedido e gera uma baixa de estoque que pode sim ser associada à este item.
Marilia Silva
20/12/2014
Em Clientes, "qualidade" é um campo mesmo?
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
Em Clientes, "qualidade" é um campo mesmo?
Pode ser um campo char Como havia lhe falado. Faz um check para verificar se é b,m ou r
Marilia Silva
20/12/2014
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
Disponha.
Marilia Silva
20/12/2014
me diz o que acha.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/392972-20141221-145929.jpg[/img]
Ronaldo Lanhellas
20/12/2014
me diz o que acha.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/392972-20141221-145929.jpg[/img]
Acho mais complicado e desnecessário. Crie uma coluna char chamada status na tabela cliente. Essa coluna pode receber B,M ou R. Simples.
Marilia Silva
20/12/2014
Jairo Mendes
20/12/2014
Nesta situação você deve se fazer algumas perguntas.
1- O cliente pode ter mais de uma situação?
2- Vários clientes podem ter varias situações?
No caso que você criou uma nova tabela, está dizendo que vários clientes podem ter aquele conjunto de situações. E que dentro do mesmo registro, ele pode ser medio e ruim.
Entendeu?
Marilia Silva
20/12/2014
Marilia Silva
20/12/2014
Jairo?
Alex Lekao
20/12/2014
Particularmente Acredito que Uma tabela de Status talvez possa ser interessante, assim vc pode criar novos tipos de status e acaba dando uma boa normalizada na tabela.
Com relacao ao cadastro de clientes, sugiro igualmente sugeria em outro post seu, no lugar de usar endereco etc, tenha uma tabela com os enderecos e associe no cadastro de cliente o cep e o numero da casa, sendo assim vc normaliza bem a tabela tambem.
Com relacao as vendas dos itens, vc pode ter as tabelas de cabecalho ou pedidos, como queira chamar, itens do pedido, e ainda pode ter uma tabela de parcelas do pedido, que pode funcionar como uma previa do financeiro, caso queira algo diferenciado, ou grave direto em uma tabela de titulos do financeiro.
Com relacao a produtos, faco a mesma sugestao que fiz no outro post, vc pode ter a tabela com os dados gerais do produto e uma tabela com os dados fisicos do produto, ou seja, a localizacao fisica do mesmo na loja, as caracteristicas de estoques minimos e maximos, tempo de reposicao, precos de venda e custo e medio, entre outros, esses dados se fazem necessario serem diferentes pelo fato de vc pode ter mais de uma loja e com isso o controle eh diferente em cada uma quando se refere a precos e quantidades, etc.
Espero te ajudado.
Abraco.
Marilia Silva
20/12/2014
Uma tabela de endereços e uma tabela de ceps? pode ser feito tambem com estados e cidades?
Alex Lekao
20/12/2014
Uma coisa importante que vc precisa levar em conta, que normalmente, qto maior a normalizacao, vc tera que utilizar mais juncoes, joins, e com isso vc acaba perdendo em desempenho, ai deve ser avaliado o que eh mais importante, a normalizacao ou o desempenho? particularmente prefiro a normalizacao.
Com relacao aos enderecos e ceps, trabalhei em uma software house que eles usavam um banco separado chamado cep, e ele era estruturado com as tabelas de cidades estados e enderecos.
Abraco.
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
Nao entendi. rsrsrsr
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
sem crise, eu so fiquei batendo cabeca um pouco para tentar enteder e ver se conseguia ajudar... kkkkk
mas sem problemas.
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
eu ja fui ler posts que tinha acabado de escrever e tive que editar e sair corrigindo um monte de coisa que ficou faltando, os dedos nao acompanham o raciocinio. rsrsr
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
ontem foi um dia destes.. e nao foi pq era segunda..
e hj parece que sera longo... nao durmi muito bem a noite... nao descansei direito... rsrsr
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
ta virando epidemia. kkkk
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
no inicio eu tbm me divertia, nao tinha rotina... rssr
hj depois de quae 20 anos nessa vida nao vejo a hora de trocar de ares e parar com a correria. rsrsr
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014
eu particularmente estou tentar dar o ponta pe inicial em uma empresa. rsrsr
Marilia Silva
20/12/2014
Alex Lekao
20/12/2014