Modelagem contas a pagar com tipos de pagamentos

Modelagem

09/10/2012

Prezados,

Estou montando um controle de contas a pagar para extender meu sistema de controle comercial, porem estou com dificuldades para montar o relacionamento entre o pagamento e os tipos de pagamentos, ja que quando for cadastrado um pagamento este pode ser tanto por um cheque ou uma transferencia bancárica.

Entao o esquema esta mais ou menos assim:

FaturaCompra -- LotePagamento -- Pagamento --
id id id
valor idfatura valor
idItemsCompra idpagamento data
... tipoPagamento??

Cheque --- Banco
id id
nroCheque nome
dataEmicao conta
dataPag

Transferencia --- Banco
id id
nroTransf nome
dataTrabsf conta

A duvida entao é como relacionar estas últimas tabelas para registrar os debidos tipos de pagamentos, talvez este faltando adicionar uma tabela, más ja estou queimando os neuronios é nao estou achando a solucao.
Agradeco sugerencias dos colegas.
Obrigado

PD: Desculpem minhas faltas ortograficas, sou Uruguaio.
Diego Mello

Diego Mello

Curtidas 0

Respostas

Diego Mello

Diego Mello

09/10/2012

Descupem apos salvar o topico ele distorciono meu texto é nao ficou claro meu desenho, espero que possam entender, caso nao faco um desenho é subo a imagem.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

09/10/2012

bom, eu vejo duas possibilidades:
1) guardar cheques e transferências em um única tabela, adequando as colunas.
2) na tabela de pagamentos guardar o tipo e um campo para referenciar o id da tabela correta, sem haver chave estrangeira.
Boa sorte.
GOSTEI 0
Diego Mello

Diego Mello

09/10/2012

Tive uma idea, vou criar uma tabela para lotesPagamento_Transferencia e ligarla obviamente a tabela trasferecias é outra tabela lotesPagamento_Cheque é ligarla a tabela cheque, acredito seja a forma mais limpa de fazer isto.

Muito obrigado ao colega pela sua resposta. Agradeco mais comentarios sobre minha ideia ou talvez outra sujerencias.

GOSTEI 0
Eduardo Oliveira

Eduardo Oliveira

09/10/2012

Voce pode usar o botão "CODE" que existe logo abaixo pra postagem de códigos. Não consegui entender direito sua estrutura. Posta ae para que possamos lhe ajudar.
GOSTEI 0
POSTAR