Modelagem Banco Veículos
Boa tarde a todos, estou com um projeto que irá rodar na Internet e nele irei usar um banco para cadastro de veículos, estou fazendo da seguinte forma as tabelas.
Tabela Montadoras
Tabela Modelos
Tabela Anos
Tabela Modelos X Anos
Tabela Veículos
A lógica neste caso está certa?
Estou filtrando as montadoras normalmente, mas quero filtrar os veículos e ao fazer isso ele já me trazer o modelo e ano do mesmo.
Tabela Montadoras
CODIGO_MON NOME_MON
Tabela Modelos
CODIGO_MOD NOME_MOD
Tabela Anos
CODIGO_ANO NOME_ANO
Tabela Modelos X Anos
CODIGO_MXA CODIGOMOD_MXA CODIGOANO_MXA
Tabela Veículos
CODIGO_VEI NOME_VEI CODIGOMXA_VEI
A lógica neste caso está certa?
Estou filtrando as montadoras normalmente, mas quero filtrar os veículos e ao fazer isso ele já me trazer o modelo e ano do mesmo.
Adilson Rumao
Curtidas 0
Respostas
Marisiana Battistella
09/05/2014
Olá!
De acordo com a idéia apresentada, eu acredito que está correta a estrutura.
Um veículo possuirá uma montadora, uma marca um modelo, porém ele pode ter um modelo por ano.
Um possível questionamento seria: Um veículo terá apenas um modelo por ano, ou em determinado momento podem ser lançados dois modelos do mesmo veículo no mesmo ano?
Se isso for possível, pode ser interessante vc incluir mais um atributo na tabela "Modelos x Anos" para poder armazenar essa diferenciação....
De acordo com a idéia apresentada, eu acredito que está correta a estrutura.
Um veículo possuirá uma montadora, uma marca um modelo, porém ele pode ter um modelo por ano.
Um possível questionamento seria: Um veículo terá apenas um modelo por ano, ou em determinado momento podem ser lançados dois modelos do mesmo veículo no mesmo ano?
Se isso for possível, pode ser interessante vc incluir mais um atributo na tabela "Modelos x Anos" para poder armazenar essa diferenciação....
GOSTEI 0
Roniere Almeida
09/05/2014
há tempo não faço uma modelagem, mas acredito que dê para diminuir o numero de tabelas.
GOSTEI 0
João Françozo
09/05/2014
Boa tarde,
Concordo com a Marisiana.
So um lembrete, tenta fazer sem chaves composta, tenta usar um ID na tabela Modelos X Anos.
Att
João Antonio
Concordo com a Marisiana.
So um lembrete, tenta fazer sem chaves composta, tenta usar um ID na tabela Modelos X Anos.
Att
João Antonio
GOSTEI 0
Roniere Almeida
09/05/2014
há tempo não faço uma modelagem, mas acredito que dê para diminuir o numero de tabelas.
não acham? podem me explicar porque não?
GOSTEI 0
Alex Lekao
09/05/2014
Ola,
No caso de modelos de veiculos podem ter mais de um Modelo para cada ano ou alguma outra variacao como motoracao etc.
um exemplo eh o Fiesta Class, Fiesta, Fiesta Class Hatch, Fiesta Hatch, New Fiesta, New Fiesta Hatch, Fiesta Trail, etc.
E ainda tem a motoracao.
Dependendo do que estiver intencionando a tabela vai aumentando consideravelmente de tamanho, eh bem complexo nesse caso.
Mas se for dar atencao e a devida importancia para a Normalizacao entao as tabelas vao se dividindo e dividindo.
Ai se a questao desempenho nao for tao importante, pode diminuir as tabelas, como sugeriu o Roniere.
Acho que eh isso. rsrsr
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
No caso de modelos de veiculos podem ter mais de um Modelo para cada ano ou alguma outra variacao como motoracao etc.
um exemplo eh o Fiesta Class, Fiesta, Fiesta Class Hatch, Fiesta Hatch, New Fiesta, New Fiesta Hatch, Fiesta Trail, etc.
E ainda tem a motoracao.
Dependendo do que estiver intencionando a tabela vai aumentando consideravelmente de tamanho, eh bem complexo nesse caso.
Mas se for dar atencao e a devida importancia para a Normalizacao entao as tabelas vao se dividindo e dividindo.
Ai se a questao desempenho nao for tao importante, pode diminuir as tabelas, como sugeriu o Roniere.
Acho que eh isso. rsrsr
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
09/05/2014
Estive analisando a estrutura apresentada e os comentários do Roniere e do Alex e pensei numa modelagem mais simples e vou deixar como sugestão para vocês opinarem.
Lembrando que o colega deverá analisar se isso atende a necessidade do negócio.
Levando em consideração que deverá ser mantido um cadastro de veículos e que um veículo possuirá uma montadora e terá um modelo...
Pode-se criar apenas as 3 tabelas a seguir:
1) MONTADORA => Código_Montadora (PK), Descrição_Montadora
2) MODELO => Código_Modelo (PK), Descrição_Modelo
3) VEICULO => Código_Veiculo (PK), Código_Montadora (FK), Código_Modelo (FK), Descrição_Veículo, Ano, Edição
Lembrando que o colega deverá analisar se isso atende a necessidade do negócio.
Levando em consideração que deverá ser mantido um cadastro de veículos e que um veículo possuirá uma montadora e terá um modelo...
Pode-se criar apenas as 3 tabelas a seguir:
1) MONTADORA => Código_Montadora (PK), Descrição_Montadora
2) MODELO => Código_Modelo (PK), Descrição_Modelo
3) VEICULO => Código_Veiculo (PK), Código_Montadora (FK), Código_Modelo (FK), Descrição_Veículo, Ano, Edição
GOSTEI 0